Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cassio Cabral
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36545
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_8b67f11d54599940fb35b944e3276627
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distânciaEducação profissionalE-learningEducação à distânciaTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O Principal objetivo desta dissertação é traçar um perfil sócio educacional / demográfico, foi realizado o estudo no banco de dados da instituição UNEPI, com dados estatísticos de alunos matriculados nas modalidades presencial e a distância do curso da educação profissional, transações imobiliárias, compreendido no entre 2012 e 2016, a amostra continha 4.561 sujeitos. Foi identificado um período de grandes oscilações nas variáveis, a partir de 2014, desencadeadas por fatores externos: - econômico: envolvendo a grande retração do PIB e do volume de negócios da construção civil. - Social com o aumento da violência. O perfil identificado na amostra foi: (i) alunos da modalidade a distância possuem uma idade média discretamente superior ao presencial; (ii) o gênero feminino, em ambas as modalidades, possui uma idade média superior; (iii) predominância da proporção do gênero masculino, em ambas modalidades, sendo menor na modalidade a distância, dados discrepantes quando comparados com Censo brasileiro e o da educação a distância (ABED); (iv) aumento da proporção do gênero feminino, em função do período de matricula a partir de 2014, na modalidade a distância; (v) maior eficiência gênero feminino, com maior índice de conclusão, em ambas as modalidades em números absolutos, com resultados mais expressivos na modalidade a distância; aumento na proporção do gênero feminino entre os concluintes quando comparada com a amostra; (vi) o gênero feminino, a partir ano de 2014, em função do período de matricula, ultrapassou o índice de conclusão do masculino, e na modalidade a distância, mostrou um grande aumento durante o ano de 2014. Deste modo este estudo demonstra que as mudanças no contexto sócio econômico do Brasil afetaram o perfil dos estudantes, ficando evidente desproporção de gênero, com menor evasão do gênero feminino.The main purpose of this dissertation is to establish the socioeconomic and demographic profile of presential and distance learning students. This study was based on data acquired between 2012 and 2016, from UNEPI, a private teaching institution in Brazil, and contains containing statistical data from 4,561 students of the Real State Transactions technical course. The analysis was able to capture the economical and social instabilities in Brazil, which started in 2014, resulting in a large PIB retraction which heavily affected the civil construction market, and therefore, affected the variables studied in this work. Considering this context, among the main conclusions of this dissertation, it can be highlighted that (i) distance learning students are marginally older than the presential students, with (ii) female students on average older in both modalities. (iii) Although male students were the majority in both modalities, more of them were enrolled in the presential course, which is in constrast to the Brazilian and ABED Census. After 2014, (iv) there was a significant increase in the proportion of female students in the distance learning course, (v) who were also able to deliver a higher completion rate, not only in distance learning, but in the presential course as well, (vi ) surpassing the male's completion rate after 2014. In this way, this study shows that the change in the Brazilian politcal and socio-economical scenario has impacted the profile of the students. In general, the gender proportion was unbalenced, with the female gender presenting a higher completion rate.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Cassio Cabral2019-01-18T14:45:42Z20182018-09-242018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36545TID:202200493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:49.498152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância
title Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância
spellingShingle Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância
Santos, Cassio Cabral
Educação profissional
E-learning
Educação à distância
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância
title_full Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância
title_fullStr Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância
title_full_unstemmed Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância
title_sort Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância
author Santos, Cassio Cabral
author_facet Santos, Cassio Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cassio Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
E-learning
Educação à distância
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação profissional
E-learning
Educação à distância
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-09-24
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-18T14:45:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36545
TID:202200493
url http://hdl.handle.net/10451/36545
identifier_str_mv TID:202200493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134442801856512