Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36545 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
id |
RCAP_8b67f11d54599940fb35b944e3276627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/36545 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distânciaEducação profissionalE-learningEducação à distânciaTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O Principal objetivo desta dissertação é traçar um perfil sócio educacional / demográfico, foi realizado o estudo no banco de dados da instituição UNEPI, com dados estatísticos de alunos matriculados nas modalidades presencial e a distância do curso da educação profissional, transações imobiliárias, compreendido no entre 2012 e 2016, a amostra continha 4.561 sujeitos. Foi identificado um período de grandes oscilações nas variáveis, a partir de 2014, desencadeadas por fatores externos: - econômico: envolvendo a grande retração do PIB e do volume de negócios da construção civil. - Social com o aumento da violência. O perfil identificado na amostra foi: (i) alunos da modalidade a distância possuem uma idade média discretamente superior ao presencial; (ii) o gênero feminino, em ambas as modalidades, possui uma idade média superior; (iii) predominância da proporção do gênero masculino, em ambas modalidades, sendo menor na modalidade a distância, dados discrepantes quando comparados com Censo brasileiro e o da educação a distância (ABED); (iv) aumento da proporção do gênero feminino, em função do período de matricula a partir de 2014, na modalidade a distância; (v) maior eficiência gênero feminino, com maior índice de conclusão, em ambas as modalidades em números absolutos, com resultados mais expressivos na modalidade a distância; aumento na proporção do gênero feminino entre os concluintes quando comparada com a amostra; (vi) o gênero feminino, a partir ano de 2014, em função do período de matricula, ultrapassou o índice de conclusão do masculino, e na modalidade a distância, mostrou um grande aumento durante o ano de 2014. Deste modo este estudo demonstra que as mudanças no contexto sócio econômico do Brasil afetaram o perfil dos estudantes, ficando evidente desproporção de gênero, com menor evasão do gênero feminino.The main purpose of this dissertation is to establish the socioeconomic and demographic profile of presential and distance learning students. This study was based on data acquired between 2012 and 2016, from UNEPI, a private teaching institution in Brazil, and contains containing statistical data from 4,561 students of the Real State Transactions technical course. The analysis was able to capture the economical and social instabilities in Brazil, which started in 2014, resulting in a large PIB retraction which heavily affected the civil construction market, and therefore, affected the variables studied in this work. Considering this context, among the main conclusions of this dissertation, it can be highlighted that (i) distance learning students are marginally older than the presential students, with (ii) female students on average older in both modalities. (iii) Although male students were the majority in both modalities, more of them were enrolled in the presential course, which is in constrast to the Brazilian and ABED Census. After 2014, (iv) there was a significant increase in the proportion of female students in the distance learning course, (v) who were also able to deliver a higher completion rate, not only in distance learning, but in the presential course as well, (vi ) surpassing the male's completion rate after 2014. In this way, this study shows that the change in the Brazilian politcal and socio-economical scenario has impacted the profile of the students. In general, the gender proportion was unbalenced, with the female gender presenting a higher completion rate.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Cassio Cabral2019-01-18T14:45:42Z20182018-09-242018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36545TID:202200493porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:33:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:49.498152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância |
title |
Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância |
spellingShingle |
Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância Santos, Cassio Cabral Educação profissional E-learning Educação à distância Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância |
title_full |
Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância |
title_fullStr |
Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância |
title_sort |
Análise comparativa do perfil dos alunos da educação profissional nas diferentes modalidades : presencial e a distância |
author |
Santos, Cassio Cabral |
author_facet |
Santos, Cassio Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cassio Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional E-learning Educação à distância Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação profissional E-learning Educação à distância Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-09-24 2018-01-01T00:00:00Z 2019-01-18T14:45:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/36545 TID:202200493 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/36545 |
identifier_str_mv |
TID:202200493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134442801856512 |