Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Catarina Santos Carloto 1990-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33383
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade Gestão e Organização da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_3b1d753f6447dbb2379b8009a271c197
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha PortuguesaAvaliação da formaçãoEnsino à distânciaFormação profissionalTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade Gestão e Organização da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018A necessidade de se promoverem iniciativas que permitam dar resposta às exigências da sociedade, fruto do seu constante desenvolvimento a vários níveis, veio colocar a formação em destaque como forma de capacitar os indivíduos com as competências necessárias para atuar perante os desafios que lhes são propostos. A formação a distância mediada por tecnologia (e-learning e b-learning) surge como uma modalidade de formação flexível permitindo que os indivíduos desenvolvam competências sem descurar na totalidade das suas obrigações para com o serviço. O presente estudo foi desenvolvido na Marinha Portuguesa, numa altura em que se observa um decréscimo dos cursos realizados em b-learning, tendo como objetivos identificar os fatores que influenciam a qualidade e a transferência de aprendizagens dos cursos presenciais e a distância, analisando a capacidade dos instrumentos de avaliação utilizados pela Marinha no âmbito da avaliação da qualidade da formação, mais concretamente dos instrumentos de avaliação externa. No prosseguimento dos objetivos do estudo foram analisadas duas edições de um curso: uma edição na modalidade b-learning e outra na modalidade presencial. Através da análise documental, da aplicação de questionários e de entrevistas foi possível recolher informações úteis à análise da problemática. Embora não nos seja possível afirmar que existem diferenças significativas entre os dois cursos, quanto à transferência de aprendizagens para o local de trabalho, verificou-se que existem alguns fatores que podem influenciar não só esta transferência como a satisfação dos formandos. Quanto aos instrumentos de avaliação, verificou-se que não permitem explorar todas as vertentes necessárias para averiguar a qualidade da formação. Assim, com este estudo foi possível refletir em torno de um conjunto de medidas que podem contribuir para o incremento da qualidade dos cursos do Sistema de Formação Profissional de Marinha.The need of promoting actions to meet societies’ demands, which result from its continuous development in different levels, has put emphasis on training as a way of giving people the necessary skills to face the challenges that arise. Technology mediated distance learning (e-learning and b-learning) appears as a type of flexible training that allows individuals to develop skills without putting their duty to second plan. This study was developed within the Portuguese Navy, in a time when the number of b-learning courses has decreased. It aims at identifying the factors which affect the quality and the transfer of learning in both classroom and distance courses, analyzing the ability of the evaluation tools used in the Navy for evaluating the training quality, more specifically the ones for external evaluation. In order to pursue the aims of this study, two editions of a course were analyzed: one edition in b-learning and another in-person. It was possible to collect relevant details for the analysis of these issues, through document analysis, questionnaires and interviews. It was found that there are factors which can affect not only the transfer of learning but also the trainees’ satisfaction. Although we can’t say there are significant differences between both courses, as for the transfer of learning to the workplace there are a few factors that can affect not only the transfer of learning but also the trainee’s satisfaction. As for the evaluation tools, it was found that they can’t explore all necessary aspects for analyzing the quality of training. Therefore, this study led to a reflection about a number of measures that may contribute to an improvement in the quality of the Navy’s Professional Training System courses.Rodrigues, Pedro, 1958-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Ana Catarina Santos Carloto 1990-2018-05-15T11:06:19Z20182018-02-222018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33383TID:201912333porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:27.846052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa
title Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa
spellingShingle Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa
Ferreira, Ana Catarina Santos Carloto 1990-
Avaliação da formação
Ensino à distância
Formação profissional
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa
title_full Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa
title_fullStr Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa
title_full_unstemmed Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa
title_sort Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa
author Ferreira, Ana Catarina Santos Carloto 1990-
author_facet Ferreira, Ana Catarina Santos Carloto 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Pedro, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Catarina Santos Carloto 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da formação
Ensino à distância
Formação profissional
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação da formação
Ensino à distância
Formação profissional
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade Gestão e Organização da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-15T11:06:19Z
2018
2018-02-22
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33383
TID:201912333
url http://hdl.handle.net/10451/33383
identifier_str_mv TID:201912333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134414290026496