Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33383 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade Gestão e Organização da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
id |
RCAP_3b1d753f6447dbb2379b8009a271c197 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33383 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha PortuguesaAvaliação da formaçãoEnsino à distânciaFormação profissionalTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade Gestão e Organização da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018A necessidade de se promoverem iniciativas que permitam dar resposta às exigências da sociedade, fruto do seu constante desenvolvimento a vários níveis, veio colocar a formação em destaque como forma de capacitar os indivíduos com as competências necessárias para atuar perante os desafios que lhes são propostos. A formação a distância mediada por tecnologia (e-learning e b-learning) surge como uma modalidade de formação flexível permitindo que os indivíduos desenvolvam competências sem descurar na totalidade das suas obrigações para com o serviço. O presente estudo foi desenvolvido na Marinha Portuguesa, numa altura em que se observa um decréscimo dos cursos realizados em b-learning, tendo como objetivos identificar os fatores que influenciam a qualidade e a transferência de aprendizagens dos cursos presenciais e a distância, analisando a capacidade dos instrumentos de avaliação utilizados pela Marinha no âmbito da avaliação da qualidade da formação, mais concretamente dos instrumentos de avaliação externa. No prosseguimento dos objetivos do estudo foram analisadas duas edições de um curso: uma edição na modalidade b-learning e outra na modalidade presencial. Através da análise documental, da aplicação de questionários e de entrevistas foi possível recolher informações úteis à análise da problemática. Embora não nos seja possível afirmar que existem diferenças significativas entre os dois cursos, quanto à transferência de aprendizagens para o local de trabalho, verificou-se que existem alguns fatores que podem influenciar não só esta transferência como a satisfação dos formandos. Quanto aos instrumentos de avaliação, verificou-se que não permitem explorar todas as vertentes necessárias para averiguar a qualidade da formação. Assim, com este estudo foi possível refletir em torno de um conjunto de medidas que podem contribuir para o incremento da qualidade dos cursos do Sistema de Formação Profissional de Marinha.The need of promoting actions to meet societies’ demands, which result from its continuous development in different levels, has put emphasis on training as a way of giving people the necessary skills to face the challenges that arise. Technology mediated distance learning (e-learning and b-learning) appears as a type of flexible training that allows individuals to develop skills without putting their duty to second plan. This study was developed within the Portuguese Navy, in a time when the number of b-learning courses has decreased. It aims at identifying the factors which affect the quality and the transfer of learning in both classroom and distance courses, analyzing the ability of the evaluation tools used in the Navy for evaluating the training quality, more specifically the ones for external evaluation. In order to pursue the aims of this study, two editions of a course were analyzed: one edition in b-learning and another in-person. It was possible to collect relevant details for the analysis of these issues, through document analysis, questionnaires and interviews. It was found that there are factors which can affect not only the transfer of learning but also the trainees’ satisfaction. Although we can’t say there are significant differences between both courses, as for the transfer of learning to the workplace there are a few factors that can affect not only the transfer of learning but also the trainee’s satisfaction. As for the evaluation tools, it was found that they can’t explore all necessary aspects for analyzing the quality of training. Therefore, this study led to a reflection about a number of measures that may contribute to an improvement in the quality of the Navy’s Professional Training System courses.Rodrigues, Pedro, 1958-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Ana Catarina Santos Carloto 1990-2018-05-15T11:06:19Z20182018-02-222018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33383TID:201912333porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:27.846052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa |
title |
Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa |
spellingShingle |
Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa Ferreira, Ana Catarina Santos Carloto 1990- Avaliação da formação Ensino à distância Formação profissional Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa |
title_full |
Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa |
title_fullStr |
Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa |
title_sort |
Avaliação da formação à distância : o caso de um curso na Marinha Portuguesa |
author |
Ferreira, Ana Catarina Santos Carloto 1990- |
author_facet |
Ferreira, Ana Catarina Santos Carloto 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Pedro, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Catarina Santos Carloto 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da formação Ensino à distância Formação profissional Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Avaliação da formação Ensino à distância Formação profissional Teses de mestrado - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade Gestão e Organização da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-15T11:06:19Z 2018 2018-02-22 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33383 TID:201912333 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33383 |
identifier_str_mv |
TID:201912333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134414290026496 |