Análise das funções e contribuição do tutor presencial para o sucesso da EaD : um estudo no programa EaD Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valença, Juliana da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36359
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, 2018
id RCAP_5ddab29107117e2a7a2faef4d5ff9e14
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36359
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise das funções e contribuição do tutor presencial para o sucesso da EaD : um estudo no programa EaD PernambucoTutoresEducação à distânciaEducação profissionalTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, 2018A rápida evolução da educação a distância (EaD) no Brasil fez surgir novos profissionais para atender as exigências legais e, consequentemente, dar sustentação ao processo de ensino aprendizagem nessa modalidade. Dentre aqueles, destaca-se o tutor presencial, profissional responsável pelo atendimento dos cursistas num ambiente físico, denominado polo de apoio presencial. Contudo, o seu papel na EaD ainda gera diversas críticas, na medida em que essa modalidade é definida fundamentalmente pela distância física entre o estudante e os agentes de ensino. É dentro desta realidade que o presente estudo pretendeu conhecer as atividades desenvolvidas por esse profissional e analisar como essas contribuem para potencializar o aprendizado dos alunos. A pesquisa, de tipo qualitativa, consistiu de um questionário online respondido por 66 tutores presenciais que atuam nos Cursos Técnicos da Secretaria Executiva de Educação Profissional de Pernambuco, em convênio com o Ministério da Educação/Rede e-Tec Brasil. Os resultados apontam que o tutor presencial fornece os mais variados tipos de suporte aos estudantes: suporte afetivo, pedagógico, tecnológico, social, administrativo, motivacional e comunicacional, ou seja, o tutor presencial assessora os estudantes em todas as dificuldades relativas ao método e ao formato de estudo, assim contribuindo para tomar a EaD mais suave para o aluno proveniente do ensino tradicional, com vista a fomentar gradualmente sua autonomia e assim promover o sucesso e a permanência do cursista inserido nessa modalidade educacional.The rapid evolution of distance education (EaD) in Brazil has brought new professionals to meet the legal requirements, and consequently give support to the teaching-Iearning process in this modality. Among these professionals, there is the face-to-face tutor, a professional responsible to assist the students in a physical environment, calIed the faceto- face support pole. However, their role in EaD still raises several criticism, since this modality is defined fundamentalIy by the physical distance between the student and the education agents. It is within this reality that the present study aimed to know the activities developed by this professional and to analyze how these activities contribute to enhance the students' learning. The qualitative research consisted of an online questionnaire answered by 66 in-person tutors who work in the Technical Courses of the Executive Secretariat of Professional Education of Pernambuco, in agreement with the Ministry of Education / Network e-Tec Brazil. The results show that the face-to-face tutor provides the most varied types of support to students: affective, pedagogical, technological, social, administrative, motivational e communicational, support, i.e. the tutor assists the students in alI difficulties related to the method and to the study format, thus contributing to make the EaD smoother for the student coming from the traditional teaching, in order to gradualIy foster their autonomy, and therefore promote the success and permanence of the trainee inserted in this educational modality.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaValença, Juliana da Silva2019-01-11T14:39:41Z20182018-10-102018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36359TID:202200582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:39.044697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise das funções e contribuição do tutor presencial para o sucesso da EaD : um estudo no programa EaD Pernambuco
title Análise das funções e contribuição do tutor presencial para o sucesso da EaD : um estudo no programa EaD Pernambuco
spellingShingle Análise das funções e contribuição do tutor presencial para o sucesso da EaD : um estudo no programa EaD Pernambuco
Valença, Juliana da Silva
Tutores
Educação à distância
Educação profissional
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Análise das funções e contribuição do tutor presencial para o sucesso da EaD : um estudo no programa EaD Pernambuco
title_full Análise das funções e contribuição do tutor presencial para o sucesso da EaD : um estudo no programa EaD Pernambuco
title_fullStr Análise das funções e contribuição do tutor presencial para o sucesso da EaD : um estudo no programa EaD Pernambuco
title_full_unstemmed Análise das funções e contribuição do tutor presencial para o sucesso da EaD : um estudo no programa EaD Pernambuco
title_sort Análise das funções e contribuição do tutor presencial para o sucesso da EaD : um estudo no programa EaD Pernambuco
author Valença, Juliana da Silva
author_facet Valença, Juliana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Valença, Juliana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tutores
Educação à distância
Educação profissional
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Tutores
Educação à distância
Educação profissional
Teses de mestrado - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-10
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-11T14:39:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36359
TID:202200582
url http://hdl.handle.net/10451/36359
identifier_str_mv TID:202200582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134440985722880