A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9788 |
Resumo: | A construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar as práticas dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes virtuais de aprendizagem quando assentes no trabalho colaborativo e na reflexão sobre as práticas educativas. Neste pressuposto foi desenvolvida uma oficina de formação com professores de duas escolas/agrupamentos de escolas portuguesas com funções de coordenação e liderança pedagógica. Esta ação faz parte de um projeto em desenvolvimento desde 2017 que envolve a colaboração entre escolas e duas universidades visando a promoção do desenvolvimento profissional docente. Este artigo apresenta o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem, analisa e discute os resultados obtidos através das narrativas e artefactos produzidos pelos participantes, das suas interações nos fóruns virtuais e dos relatórios reflexivos individuais realizados no final da ação. Os resultados evidenciam a construção de novos conhecimentos bem como o refazer de crenças e atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente. Argumenta-se sobre a relevância dessas comunidades como um instrumento poderoso na formação de líderes e supervisores pedagógicos pela possibilidade de desenvolvimento de competências reflexivas, colaborativas, comunicacionais e de liderança. |
id |
RCAP_8ba8617d5cf16772d5a682e33f522b8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9788 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicosCreating virtual learning communities to train supervisors and pedagogical leadersComunidade virtual de aprendizagemInteração entre paresInovação educativaFormação de professoresSupervisão e liderança pedagógicaVirtual leaning communityPeer interactionEducational innovationDistance teacher trainingPedagogical supervision and leadershipODS::04:Educação de QualidadeA construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar as práticas dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes virtuais de aprendizagem quando assentes no trabalho colaborativo e na reflexão sobre as práticas educativas. Neste pressuposto foi desenvolvida uma oficina de formação com professores de duas escolas/agrupamentos de escolas portuguesas com funções de coordenação e liderança pedagógica. Esta ação faz parte de um projeto em desenvolvimento desde 2017 que envolve a colaboração entre escolas e duas universidades visando a promoção do desenvolvimento profissional docente. Este artigo apresenta o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem, analisa e discute os resultados obtidos através das narrativas e artefactos produzidos pelos participantes, das suas interações nos fóruns virtuais e dos relatórios reflexivos individuais realizados no final da ação. Os resultados evidenciam a construção de novos conhecimentos bem como o refazer de crenças e atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente. Argumenta-se sobre a relevância dessas comunidades como um instrumento poderoso na formação de líderes e supervisores pedagógicos pela possibilidade de desenvolvimento de competências reflexivas, colaborativas, comunicacionais e de liderança.Constructing professional learning communities is an attempt to place teachers' practices at the center of training processes. The construction of these communities can be enhanced in virtual learning environments when based on collaborative work and reflection on educational practices. In this assumption a training workshop was developed with teachers from two Portuguese schools with coordinating and pedagogical leadership functions. This action is part of a project under development since 2017 that involves collaboration between schools and two universities aimed at promoting teacher professional development. This article presents the process of constructing virtual learning communities, analyzes and discusses the results obtained through the narratives and artifacts produced by the participants, their interactions in the virtual forums and the individual reflective reports made at the end of the action. The results show the construction of new knowledge as well as the redoing of beliefs and attitudes about the role of pedagogical supervision as a strategy for innovation in schools and in teacher professional development. It argues about the relevance of these communities as a powerful tool in the formation of pedagogical leaders and supervisors for the possibility of developing reflective, collaborative, evaluative and leadership competences.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoOliveira, IsolinaMiranda, BrancaBarreira, Carlos Manuel Folgado2020-06-16T11:25:37Z2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9788porOliveira, Isolina; Miranda, Branca; Barreira, Carlos - A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 19-362182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.175info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:28.099940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos Creating virtual learning communities to train supervisors and pedagogical leaders |
title |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos |
spellingShingle |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos Oliveira, Isolina Comunidade virtual de aprendizagem Interação entre pares Inovação educativa Formação de professores Supervisão e liderança pedagógica Virtual leaning community Peer interaction Educational innovation Distance teacher training Pedagogical supervision and leadership ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos |
title_full |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos |
title_fullStr |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos |
title_full_unstemmed |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos |
title_sort |
A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos |
author |
Oliveira, Isolina |
author_facet |
Oliveira, Isolina Miranda, Branca Barreira, Carlos Manuel Folgado |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Branca Barreira, Carlos Manuel Folgado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Isolina Miranda, Branca Barreira, Carlos Manuel Folgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade virtual de aprendizagem Interação entre pares Inovação educativa Formação de professores Supervisão e liderança pedagógica Virtual leaning community Peer interaction Educational innovation Distance teacher training Pedagogical supervision and leadership ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Comunidade virtual de aprendizagem Interação entre pares Inovação educativa Formação de professores Supervisão e liderança pedagógica Virtual leaning community Peer interaction Educational innovation Distance teacher training Pedagogical supervision and leadership ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
A construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar as práticas dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes virtuais de aprendizagem quando assentes no trabalho colaborativo e na reflexão sobre as práticas educativas. Neste pressuposto foi desenvolvida uma oficina de formação com professores de duas escolas/agrupamentos de escolas portuguesas com funções de coordenação e liderança pedagógica. Esta ação faz parte de um projeto em desenvolvimento desde 2017 que envolve a colaboração entre escolas e duas universidades visando a promoção do desenvolvimento profissional docente. Este artigo apresenta o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem, analisa e discute os resultados obtidos através das narrativas e artefactos produzidos pelos participantes, das suas interações nos fóruns virtuais e dos relatórios reflexivos individuais realizados no final da ação. Os resultados evidenciam a construção de novos conhecimentos bem como o refazer de crenças e atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente. Argumenta-se sobre a relevância dessas comunidades como um instrumento poderoso na formação de líderes e supervisores pedagógicos pela possibilidade de desenvolvimento de competências reflexivas, colaborativas, comunicacionais e de liderança. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-16T11:25:37Z 2020-04 2020-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9788 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Oliveira, Isolina; Miranda, Branca; Barreira, Carlos - A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 19-36 2182-4967 https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550651994931200 |