A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Isolina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miranda, Branca, Barreira, Carlos Manuel Folgado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9788
Resumo: A construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar as práticas dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes virtuais de aprendizagem quando assentes no trabalho colaborativo e na reflexão sobre as práticas educativas. Neste pressuposto foi desenvolvida uma oficina de formação com professores de duas escolas/agrupamentos de escolas portuguesas com funções de coordenação e liderança pedagógica. Esta ação faz parte de um projeto em desenvolvimento desde 2017 que envolve a colaboração entre escolas e duas universidades visando a promoção do desenvolvimento profissional docente. Este artigo apresenta o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem, analisa e discute os resultados obtidos através das narrativas e artefactos produzidos pelos participantes, das suas interações nos fóruns virtuais e dos relatórios reflexivos individuais realizados no final da ação. Os resultados evidenciam a construção de novos conhecimentos bem como o refazer de crenças e atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente. Argumenta-se sobre a relevância dessas comunidades como um instrumento poderoso na formação de líderes e supervisores pedagógicos pela possibilidade de desenvolvimento de competências reflexivas, colaborativas, comunicacionais e de liderança.
id RCAP_8ba8617d5cf16772d5a682e33f522b8f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicosCreating virtual learning communities to train supervisors and pedagogical leadersComunidade virtual de aprendizagemInteração entre paresInovação educativaFormação de professoresSupervisão e liderança pedagógicaVirtual leaning communityPeer interactionEducational innovationDistance teacher trainingPedagogical supervision and leadershipODS::04:Educação de QualidadeA construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar as práticas dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes virtuais de aprendizagem quando assentes no trabalho colaborativo e na reflexão sobre as práticas educativas. Neste pressuposto foi desenvolvida uma oficina de formação com professores de duas escolas/agrupamentos de escolas portuguesas com funções de coordenação e liderança pedagógica. Esta ação faz parte de um projeto em desenvolvimento desde 2017 que envolve a colaboração entre escolas e duas universidades visando a promoção do desenvolvimento profissional docente. Este artigo apresenta o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem, analisa e discute os resultados obtidos através das narrativas e artefactos produzidos pelos participantes, das suas interações nos fóruns virtuais e dos relatórios reflexivos individuais realizados no final da ação. Os resultados evidenciam a construção de novos conhecimentos bem como o refazer de crenças e atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente. Argumenta-se sobre a relevância dessas comunidades como um instrumento poderoso na formação de líderes e supervisores pedagógicos pela possibilidade de desenvolvimento de competências reflexivas, colaborativas, comunicacionais e de liderança.Constructing professional learning communities is an attempt to place teachers' practices at the center of training processes. The construction of these communities can be enhanced in virtual learning environments when based on collaborative work and reflection on educational practices. In this assumption a training workshop was developed with teachers from two Portuguese schools with coordinating and pedagogical leadership functions. This action is part of a project under development since 2017 that involves collaboration between schools and two universities aimed at promoting teacher professional development. This article presents the process of constructing virtual learning communities, analyzes and discusses the results obtained through the narratives and artifacts produced by the participants, their interactions in the virtual forums and the individual reflective reports made at the end of the action. The results show the construction of new knowledge as well as the redoing of beliefs and attitudes about the role of pedagogical supervision as a strategy for innovation in schools and in teacher professional development. It argues about the relevance of these communities as a powerful tool in the formation of pedagogical leaders and supervisors for the possibility of developing reflective, collaborative, evaluative and leadership competences.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoOliveira, IsolinaMiranda, BrancaBarreira, Carlos Manuel Folgado2020-06-16T11:25:37Z2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9788porOliveira, Isolina; Miranda, Branca; Barreira, Carlos - A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 19-362182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.175info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:45Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:28.099940Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos
Creating virtual learning communities to train supervisors and pedagogical leaders
title A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos
spellingShingle A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos
Oliveira, Isolina
Comunidade virtual de aprendizagem
Interação entre pares
Inovação educativa
Formação de professores
Supervisão e liderança pedagógica
Virtual leaning community
Peer interaction
Educational innovation
Distance teacher training
Pedagogical supervision and leadership
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos
title_full A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos
title_fullStr A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos
title_full_unstemmed A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos
title_sort A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos
author Oliveira, Isolina
author_facet Oliveira, Isolina
Miranda, Branca
Barreira, Carlos Manuel Folgado
author_role author
author2 Miranda, Branca
Barreira, Carlos Manuel Folgado
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Isolina
Miranda, Branca
Barreira, Carlos Manuel Folgado
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade virtual de aprendizagem
Interação entre pares
Inovação educativa
Formação de professores
Supervisão e liderança pedagógica
Virtual leaning community
Peer interaction
Educational innovation
Distance teacher training
Pedagogical supervision and leadership
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Comunidade virtual de aprendizagem
Interação entre pares
Inovação educativa
Formação de professores
Supervisão e liderança pedagógica
Virtual leaning community
Peer interaction
Educational innovation
Distance teacher training
Pedagogical supervision and leadership
ODS::04:Educação de Qualidade
description A construção de comunidades de aprendizagem profissional constitui uma tentativa de colocar as práticas dos professores no centro dos processos formativos. A formação dessas comunidades pode ser potenciada em ambientes virtuais de aprendizagem quando assentes no trabalho colaborativo e na reflexão sobre as práticas educativas. Neste pressuposto foi desenvolvida uma oficina de formação com professores de duas escolas/agrupamentos de escolas portuguesas com funções de coordenação e liderança pedagógica. Esta ação faz parte de um projeto em desenvolvimento desde 2017 que envolve a colaboração entre escolas e duas universidades visando a promoção do desenvolvimento profissional docente. Este artigo apresenta o processo de construção das comunidades virtuais de aprendizagem, analisa e discute os resultados obtidos através das narrativas e artefactos produzidos pelos participantes, das suas interações nos fóruns virtuais e dos relatórios reflexivos individuais realizados no final da ação. Os resultados evidenciam a construção de novos conhecimentos bem como o refazer de crenças e atitudes sobre o papel da supervisão pedagógica como estratégia para a inovação das escolas e no desenvolvimento profissional docente. Argumenta-se sobre a relevância dessas comunidades como um instrumento poderoso na formação de líderes e supervisores pedagógicos pela possibilidade de desenvolvimento de competências reflexivas, colaborativas, comunicacionais e de liderança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16T11:25:37Z
2020-04
2020-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9788
url http://hdl.handle.net/10400.2/9788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, Isolina; Miranda, Branca; Barreira, Carlos - A construção de comunidades virtuais de aprendizagem na formação de supervisores e líderes pedagógicos. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 19-36
2182-4967
https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135079243448320