Planejamento da educação municipal no Tocantins: processos de construção de planos, regime de colaboração, gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lagares, Rosilene
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Adaíres Rodrigues de, Mesquita, Greice Quele, Cavalcante, Jemima G. Barreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.7235
Resumo: Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa em desenvolvimento no subgrupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT/NEPCE, que tem como objetivo desenvolver estudos, pesquisa e extensão em educação municipal, organizada em redes de ensino ou sistemas de educação, abordando as relações históricas entre Estado e Sociedade e o processo de gestão, legislação, políticas públicas curriculares e educativas, história e memória em âmbito municipal, nacional e internacional. Neste texto, são descritos aspectos desta política pública e da gestão da educação no Brasil, abordando, especificamente, processos/documentos de orientação do MEC, ações de alguns dos 139 municípios na elaboração ou adequação de seus PMEs e concepções e conceitos que os perpassam. No Tocantins, até o início do ano de 2014, um georreferenciamento demonstra que dos 139 Municípios, apenas seis elaboraram seus PMEs.
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