Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.10688 |
Resumo: | Este artigo realiza uma reflexão sobre o percurso da elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação (PME) de Curitiba construída a partir das recomendações do Plano Nacional de Educação (PNE-2014/2024), que determinou como responsabilidade dos estados e municípios elaborarem respectivamente os seus planos de forma democrática, de modo a garantir a participação efetiva da sociedade. Com o objetivo de analisar a participação dos órgãos oficiais e da sociedade civil na elaboração do PME de Curitiba realizamos um levantamento e posterior análise das atas do Fórum Municipal de Educação (FME) do município entre os anos de 2013 e 2015. Documentos estes que revelaram como ocorreu a criação do Plano Municipal de Educação de Curitiba. A opção pela análise documental e de conteúdo sustentada em Triviños (1987) e Bardin (2016), possibilitaram inferir que o processo de construção do PME de Curitiba ocorreu com participação representativa e democrática, ao dar voz às entidades do segmento da educação e do setor da sociedade civil, revelando os anseios, as demandas e os dilemas que a educação precisa enfrentar nestes tempos de ideário neoliberal. |
id |
RCAP_c973a10adfcadfe686690e83174c300c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10688 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de CuritibaArtigosEste artigo realiza uma reflexão sobre o percurso da elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação (PME) de Curitiba construída a partir das recomendações do Plano Nacional de Educação (PNE-2014/2024), que determinou como responsabilidade dos estados e municípios elaborarem respectivamente os seus planos de forma democrática, de modo a garantir a participação efetiva da sociedade. Com o objetivo de analisar a participação dos órgãos oficiais e da sociedade civil na elaboração do PME de Curitiba realizamos um levantamento e posterior análise das atas do Fórum Municipal de Educação (FME) do município entre os anos de 2013 e 2015. Documentos estes que revelaram como ocorreu a criação do Plano Municipal de Educação de Curitiba. A opção pela análise documental e de conteúdo sustentada em Triviños (1987) e Bardin (2016), possibilitaram inferir que o processo de construção do PME de Curitiba ocorreu com participação representativa e democrática, ao dar voz às entidades do segmento da educação e do setor da sociedade civil, revelando os anseios, as demandas e os dilemas que a educação precisa enfrentar nestes tempos de ideário neoliberal. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2017-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.10688por1646-2335Ens, Romilda TeodoraCosta, Célia Souza daBueno, Edina Dayane de LaraNagel, Jaqueline Salanek de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:37Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:55.359881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba |
title |
Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba |
spellingShingle |
Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba Ens, Romilda Teodora Artigos |
title_short |
Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba |
title_full |
Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba |
title_fullStr |
Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba |
title_full_unstemmed |
Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba |
title_sort |
Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba |
author |
Ens, Romilda Teodora |
author_facet |
Ens, Romilda Teodora Costa, Célia Souza da Bueno, Edina Dayane de Lara Nagel, Jaqueline Salanek de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Célia Souza da Bueno, Edina Dayane de Lara Nagel, Jaqueline Salanek de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ens, Romilda Teodora Costa, Célia Souza da Bueno, Edina Dayane de Lara Nagel, Jaqueline Salanek de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo realiza uma reflexão sobre o percurso da elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação (PME) de Curitiba construída a partir das recomendações do Plano Nacional de Educação (PNE-2014/2024), que determinou como responsabilidade dos estados e municípios elaborarem respectivamente os seus planos de forma democrática, de modo a garantir a participação efetiva da sociedade. Com o objetivo de analisar a participação dos órgãos oficiais e da sociedade civil na elaboração do PME de Curitiba realizamos um levantamento e posterior análise das atas do Fórum Municipal de Educação (FME) do município entre os anos de 2013 e 2015. Documentos estes que revelaram como ocorreu a criação do Plano Municipal de Educação de Curitiba. A opção pela análise documental e de conteúdo sustentada em Triviños (1987) e Bardin (2016), possibilitaram inferir que o processo de construção do PME de Curitiba ocorreu com participação representativa e democrática, ao dar voz às entidades do segmento da educação e do setor da sociedade civil, revelando os anseios, as demandas e os dilemas que a educação precisa enfrentar nestes tempos de ideário neoliberal. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.10688 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.10688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950119981056 |