Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ens, Romilda Teodora
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Célia Souza da, Bueno, Edina Dayane de Lara, Nagel, Jaqueline Salanek de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.10688
Resumo: Este artigo realiza uma reflexão sobre o percurso da elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação (PME) de Curitiba construída a partir das recomendações do Plano Nacional de Educação (PNE-2014/2024), que determinou como responsabilidade dos estados e municípios elaborarem respectivamente os seus planos de forma democrática, de modo a garantir a participação efetiva da sociedade. Com o objetivo de analisar a participação dos órgãos oficiais e da sociedade civil na elaboração do PME de Curitiba realizamos um levantamento e posterior análise das atas do Fórum Municipal de Educação (FME) do município entre os anos de 2013 e 2015. Documentos estes que revelaram como ocorreu a criação do Plano Municipal de Educação de Curitiba. A opção pela análise documental e de conteúdo sustentada em Triviños (1987) e Bardin (2016), possibilitaram inferir que o processo de construção do PME de Curitiba ocorreu com participação representativa e democrática, ao dar voz às entidades do segmento da educação e do setor da sociedade civil, revelando os anseios, as demandas e os dilemas que a educação precisa enfrentar nestes tempos de ideário neoliberal. 
id RCAP_c973a10adfcadfe686690e83174c300c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de CuritibaArtigosEste artigo realiza uma reflexão sobre o percurso da elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação (PME) de Curitiba construída a partir das recomendações do Plano Nacional de Educação (PNE-2014/2024), que determinou como responsabilidade dos estados e municípios elaborarem respectivamente os seus planos de forma democrática, de modo a garantir a participação efetiva da sociedade. Com o objetivo de analisar a participação dos órgãos oficiais e da sociedade civil na elaboração do PME de Curitiba realizamos um levantamento e posterior análise das atas do Fórum Municipal de Educação (FME) do município entre os anos de 2013 e 2015. Documentos estes que revelaram como ocorreu a criação do Plano Municipal de Educação de Curitiba. A opção pela análise documental e de conteúdo sustentada em Triviños (1987) e Bardin (2016), possibilitaram inferir que o processo de construção do PME de Curitiba ocorreu com participação representativa e democrática, ao dar voz às entidades do segmento da educação e do setor da sociedade civil, revelando os anseios, as demandas e os dilemas que a educação precisa enfrentar nestes tempos de ideário neoliberal. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2017-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.10688por1646-2335Ens, Romilda TeodoraCosta, Célia Souza daBueno, Edina Dayane de LaraNagel, Jaqueline Salanek de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:37Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:55.359881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba
title Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba
spellingShingle Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba
Ens, Romilda Teodora
Artigos
title_short Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba
title_full Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba
title_fullStr Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba
title_full_unstemmed Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba
title_sort Política educacional: participação democrática no plano municipal de educação de Curitiba
author Ens, Romilda Teodora
author_facet Ens, Romilda Teodora
Costa, Célia Souza da
Bueno, Edina Dayane de Lara
Nagel, Jaqueline Salanek de Oliveira
author_role author
author2 Costa, Célia Souza da
Bueno, Edina Dayane de Lara
Nagel, Jaqueline Salanek de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ens, Romilda Teodora
Costa, Célia Souza da
Bueno, Edina Dayane de Lara
Nagel, Jaqueline Salanek de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo realiza uma reflexão sobre o percurso da elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação (PME) de Curitiba construída a partir das recomendações do Plano Nacional de Educação (PNE-2014/2024), que determinou como responsabilidade dos estados e municípios elaborarem respectivamente os seus planos de forma democrática, de modo a garantir a participação efetiva da sociedade. Com o objetivo de analisar a participação dos órgãos oficiais e da sociedade civil na elaboração do PME de Curitiba realizamos um levantamento e posterior análise das atas do Fórum Municipal de Educação (FME) do município entre os anos de 2013 e 2015. Documentos estes que revelaram como ocorreu a criação do Plano Municipal de Educação de Curitiba. A opção pela análise documental e de conteúdo sustentada em Triviños (1987) e Bardin (2016), possibilitaram inferir que o processo de construção do PME de Curitiba ocorreu com participação representativa e democrática, ao dar voz às entidades do segmento da educação e do setor da sociedade civil, revelando os anseios, as demandas e os dilemas que a educação precisa enfrentar nestes tempos de ideário neoliberal. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.10688
url https://doi.org/10.25755/int.10688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950119981056