Efeitos de um programa de intervenção sobre a escrita manual: uso de uma abordagem multissensorial e cognitiva em alunos do 1 ciclo de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Ana Sofia Queirós de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11604
Resumo: O presente estudo teve por intenção documentar e avaliar os efeitos de um programa de intervenção integrado, centrado no uso combinado de uma abordagem multissensorial e cognitiva (orientada para a tarefa) em sessões de intervenção direta e de consultadoria, sobre as competências de escrita de alunos do 1º ciclo de escolaridade. Para o efeito, adotou-se uma abordagem quantitativa, através de um desenho de estudo de caso único, tipo AB. A amostra foi constituída por 4 alunos - e suas professoras – cujas características funcionais se inscreviam num quadro de disgrafia, i.e., com alterações na qualidade da escrita quanto ao traçado ou grafia. O programa de intervenção foi conduzido ao longo de oito semanas. Para avaliar os efeitos do programa, recorreu-se à adaptação do “Protocolo McMaster de Avaliação da Escrita – 2ª edição” (Pollock et al., 2009), avaliando, nos momentos pré e pós, aspetos relativos à sala de aula - como por exemplo gestão dos materiais na mesa e adequação postural – e a legibilidade e fluência em 5 tarefas de escrita. A legibilidade e fluência foram, ainda, avaliadas com base em mostras de trabalho a fim de determinar e comparar uma linha de base de desempenho com o período de intervenção. Não obstante, os resultados não serem consistentes em todos os parâmetros avaliados, este estudo sugere ganhos na legibilidade e fluência da escrita reforçando a eficácia de programas que fazem uso combinado das abordagens multissensorial e cognitiva.
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