Redes sociais: perceções de aprendizagem em ambiente formal, não -formal e informal por parte de jovens, seus encarregados de educação e seus professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Vitor
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/9053
Resumo: As redes sociais online (RSO) são ferramentas com potencial no desenvolvimen‑to da literacia digital, focada na aquisição de competências técnicas, de análise crítica e de práticas de formação, contextualmente situada em contextos de apren‑dizagem formal e informal complementares. Apresentamos neste artigo os resulta‑dos de uma investigação que visou compreender se há condições para concretizar o potencial das RSO, pelo que inquirimos jovens portugueses (10 ‑16), seus profes‑sores e encarregados de educação (EE), a que se seguiram entrevistas de grupos focais e entrevistas semiestruturadas, seguindo o design dos métodos mistos. Os professores reconhecem potencial pedagógico às RSO, mas consideram, tal como os alunos e os EE, que a aprendizagem com recurso às RSO ocorre sobretudo no contexto informal, que veem como quase estanque em relação ao formal, não se sentindo preparados para os integrar no caso específico das RSO.
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