Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2742 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_8c094a57a1be8459117d94d46235f8bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2742 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativasreflexãoinvestigaçãoinclusãopapel do educador/professordiferenciação pedagógicareflectionresearchinclusionrole of educator / teacherpedagogical differentiationMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio sintetiza as experiências e aprendizagens adquiridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, centrando-se na intervenção educativa levada a cabo nos estágios realizados em contexto de Creche, Jardim-de-Infância e 1.º CEB, bem como numa das questões principais que emergiram da prática pedagógica. O tema das Necessidades Educativas emergiu naturalmente, dada à importância de um profissional da área da educação estar informado sobre este tema tão importante nos dias de hoje. A escolha para a questão de pesquisa prendeu-se com o facto de, num dos contextos de estágio, ter verificado um grande número de crianças com Necessidades Educativas (NE) e necessitarem de muito apoio por parte do professor e utilização de materiais de apoio para compreenderem melhor os conteúdos lecionados. Ao mesmo tempo, ao refletir sobre este assunto verifiquei que cada vez mais encontramos crianças com NE nas escolas. É importante que, como futura educadora/professora do 1.º CEB saiba lidar com estas crianças e com os pais para os poder ajudar da melhor forma. Para realizar a investigação apliquei questionários a educadores de infância e a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de escolas da cidade de Santarém sobre a sua opinião e o seu trabalho com crianças com NE. Como principais resultados obtivemos que os educadores de infância/professores ainda não se sentem preparados para receber crianças com NE nas suas salas e que estes ainda não têm formação adequada nesta área para conseguirem realizar um trabalho adequado com estas, desta forma, ainda necessitam muito da ajuda e do trabalho de professores de educação especial.This internship report summarizes the experiences and learnings acquired in the scope of the Master's Degree in Pre-primary and Secondary Education, focusing on the educational intervention carried out in the internship, in the context of Creche, Nursery and 1st CEB, as well as one of the main issues that emerged from the pedagogical practice. The issue of Educational Needs emerged naturally, given the importance of a professional educator in the educational area to be informed about such important matters which occur nowadays. The choice for the research was that, in one of the internship contexts, it was clear that a large number of children with Educational Needs (EN), needed a lot of support from the teacher and the use of support materials to better understand the contents that are taught. At the same time, when I reflected on this subject, I found that more and more children at schools are in need of EN. It is important that as a future educator/teacher of the 1st CEB, I can deal with these children and with their parents so that they can be best helped. In order to carry out the research, I questioned educators of infants and teachers of the 1st Cycle of Basic Education from schools in Santarém city, on their opinion and their work with children with EN. As a main result, I found that the nursery educators/teachers do not yet feel prepared to receive children with EN in their classrooms and that they do not yet have adequate training in this area to be able to carry out proper work with these children. Therefore, they still need a lot of help and work from the special education teachers.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCordeiro, Sofia Isabel Duarte2019-11-19T14:36:54Z2019-11-052019-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2742TID:202310060por202310060202310060info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:59Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:40.502137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas |
title |
Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas |
spellingShingle |
Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas Cordeiro, Sofia Isabel Duarte reflexão investigação inclusão papel do educador/professor diferenciação pedagógica reflection research inclusion role of educator / teacher pedagogical differentiation |
title_short |
Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas |
title_full |
Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas |
title_fullStr |
Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas |
title_full_unstemmed |
Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas |
title_sort |
Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas |
author |
Cordeiro, Sofia Isabel Duarte |
author_facet |
Cordeiro, Sofia Isabel Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piscalho, Isabel Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Sofia Isabel Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
reflexão investigação inclusão papel do educador/professor diferenciação pedagógica reflection research inclusion role of educator / teacher pedagogical differentiation |
topic |
reflexão investigação inclusão papel do educador/professor diferenciação pedagógica reflection research inclusion role of educator / teacher pedagogical differentiation |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19T14:36:54Z 2019-11-05 2019-11-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2742 TID:202310060 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2742 |
identifier_str_mv |
TID:202310060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202310060 202310060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137036165185536 |