Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Sofia Isabel Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2742
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_8c094a57a1be8459117d94d46235f8bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2742
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativasreflexãoinvestigaçãoinclusãopapel do educador/professordiferenciação pedagógicareflectionresearchinclusionrole of educator / teacherpedagogical differentiationMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório de estágio sintetiza as experiências e aprendizagens adquiridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, centrando-se na intervenção educativa levada a cabo nos estágios realizados em contexto de Creche, Jardim-de-Infância e 1.º CEB, bem como numa das questões principais que emergiram da prática pedagógica. O tema das Necessidades Educativas emergiu naturalmente, dada à importância de um profissional da área da educação estar informado sobre este tema tão importante nos dias de hoje. A escolha para a questão de pesquisa prendeu-se com o facto de, num dos contextos de estágio, ter verificado um grande número de crianças com Necessidades Educativas (NE) e necessitarem de muito apoio por parte do professor e utilização de materiais de apoio para compreenderem melhor os conteúdos lecionados. Ao mesmo tempo, ao refletir sobre este assunto verifiquei que cada vez mais encontramos crianças com NE nas escolas. É importante que, como futura educadora/professora do 1.º CEB saiba lidar com estas crianças e com os pais para os poder ajudar da melhor forma. Para realizar a investigação apliquei questionários a educadores de infância e a professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico de escolas da cidade de Santarém sobre a sua opinião e o seu trabalho com crianças com NE. Como principais resultados obtivemos que os educadores de infância/professores ainda não se sentem preparados para receber crianças com NE nas suas salas e que estes ainda não têm formação adequada nesta área para conseguirem realizar um trabalho adequado com estas, desta forma, ainda necessitam muito da ajuda e do trabalho de professores de educação especial.This internship report summarizes the experiences and learnings acquired in the scope of the Master's Degree in Pre-primary and Secondary Education, focusing on the educational intervention carried out in the internship, in the context of Creche, Nursery and 1st CEB, as well as one of the main issues that emerged from the pedagogical practice. The issue of Educational Needs emerged naturally, given the importance of a professional educator in the educational area to be informed about such important matters which occur nowadays. The choice for the research was that, in one of the internship contexts, it was clear that a large number of children with Educational Needs (EN), needed a lot of support from the teacher and the use of support materials to better understand the contents that are taught. At the same time, when I reflected on this subject, I found that more and more children at schools are in need of EN. It is important that as a future educator/teacher of the 1st CEB, I can deal with these children and with their parents so that they can be best helped. In order to carry out the research, I questioned educators of infants and teachers of the 1st Cycle of Basic Education from schools in Santarém city, on their opinion and their work with children with EN. As a main result, I found that the nursery educators/teachers do not yet feel prepared to receive children with EN in their classrooms and that they do not yet have adequate training in this area to be able to carry out proper work with these children. Therefore, they still need a lot of help and work from the special education teachers.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCordeiro, Sofia Isabel Duarte2019-11-19T14:36:54Z2019-11-052019-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2742TID:202310060por202310060202310060info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:59Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:40.502137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas
title Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas
spellingShingle Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas
Cordeiro, Sofia Isabel Duarte
reflexão
investigação
inclusão
papel do educador/professor
diferenciação pedagógica
reflection
research
inclusion
role of educator / teacher
pedagogical differentiation
title_short Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas
title_full Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas
title_fullStr Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas
title_full_unstemmed Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas
title_sort Investigação na prática de ensino supervisionada: a inclusão de crianças com necessidades educativas
author Cordeiro, Sofia Isabel Duarte
author_facet Cordeiro, Sofia Isabel Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Sofia Isabel Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv reflexão
investigação
inclusão
papel do educador/professor
diferenciação pedagógica
reflection
research
inclusion
role of educator / teacher
pedagogical differentiation
topic reflexão
investigação
inclusão
papel do educador/professor
diferenciação pedagógica
reflection
research
inclusion
role of educator / teacher
pedagogical differentiation
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19T14:36:54Z
2019-11-05
2019-11-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2742
TID:202310060
url http://hdl.handle.net/10400.15/2742
identifier_str_mv TID:202310060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202310060
202310060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137036165185536