Diversidade cultural e inclusão nos contextos de educação de infância: uma narrativa de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40031 |
Resumo: | O presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem como tema “Diversidade cultural e inclusão nos contextos de educação de infância”. Teve como principal intencionalidade, a observação e compreensão da organização do ambiente educativo por parte do educador de infância, tendo em conta a inclusão das diferentes culturas das crianças. O objetivo foi analisar o referido ao longo dos períodos de estágio, focando-me no processo de inclusão e articulá-lo com as minhas intervenções, de modo, a enriquecer as minhas observações, mas nunca esquecendo a individualidade de cada criança. A investigação foi efetuada durante os dois períodos de estágio, que decorreram em contextos distintos- Creche e Jardim de Infância- onde tive contacto com duas realidades e práticas diferentes. O presente projeto tem como base uma investigação qualitativa, direcionada pelos princípios orientadores da investigação-ação. No que concerne aos procedimentos de recolha e tratamento de informação, recorri à observação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental e entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes de cada contexto. No decorrer do relatório tentei refletir com base nas observações, diálogos e notas de campo retiradas de cada contexto. Compreendi, acima de tudo, que a inclusão é uma temática que deve ser cada vez mais explorada e dialogada. A par disso, o mesmo se aplica para a diversidade cultural, que muitas vezes passa despercebida, e é tão importante uma vez que, traduz toda uma “bagagem” de vivências, ensinamentos e crenças das nossas crianças. Demonstrando que cada um de nós tem a sua autenticidade e importa ser conhecida, valorizada e respeitada. Destaca-se o papel do educador, que consiste em proporcionar momentos e espaços de participação, envolvimento e de escuta ativa para todas as crianças, independentemente das suas especificidades, porque todas importam e são fundamentais no contexto e no meio que as rodeiam. Estas temáticas devem ser exploradas na educação de infância, tendo em conta, que é desde tenra idade que se dá o processo de descoberta do mundo e de si próprio, o que engloba a diversidade apresentada por cada um de nós. |
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Diversidade cultural e inclusão nos contextos de educação de infância: uma narrativa de aprendizagemDiversidade CulturalInclusãoEducação de Infância e Papel do educadorCultural DiversityInclusionChildhood EducationRole of the EducatorO presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem como tema “Diversidade cultural e inclusão nos contextos de educação de infância”. Teve como principal intencionalidade, a observação e compreensão da organização do ambiente educativo por parte do educador de infância, tendo em conta a inclusão das diferentes culturas das crianças. O objetivo foi analisar o referido ao longo dos períodos de estágio, focando-me no processo de inclusão e articulá-lo com as minhas intervenções, de modo, a enriquecer as minhas observações, mas nunca esquecendo a individualidade de cada criança. A investigação foi efetuada durante os dois períodos de estágio, que decorreram em contextos distintos- Creche e Jardim de Infância- onde tive contacto com duas realidades e práticas diferentes. O presente projeto tem como base uma investigação qualitativa, direcionada pelos princípios orientadores da investigação-ação. No que concerne aos procedimentos de recolha e tratamento de informação, recorri à observação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental e entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes de cada contexto. No decorrer do relatório tentei refletir com base nas observações, diálogos e notas de campo retiradas de cada contexto. Compreendi, acima de tudo, que a inclusão é uma temática que deve ser cada vez mais explorada e dialogada. A par disso, o mesmo se aplica para a diversidade cultural, que muitas vezes passa despercebida, e é tão importante uma vez que, traduz toda uma “bagagem” de vivências, ensinamentos e crenças das nossas crianças. Demonstrando que cada um de nós tem a sua autenticidade e importa ser conhecida, valorizada e respeitada. Destaca-se o papel do educador, que consiste em proporcionar momentos e espaços de participação, envolvimento e de escuta ativa para todas as crianças, independentemente das suas especificidades, porque todas importam e são fundamentais no contexto e no meio que as rodeiam. Estas temáticas devem ser exploradas na educação de infância, tendo em conta, que é desde tenra idade que se dá o processo de descoberta do mundo e de si próprio, o que engloba a diversidade apresentada por cada um de nós.This report was carried out within the scope of the Masters in Pre-School Education, with the theme “Cultural diversity and inclusion in the contexto of early childhood education”. Its main intention was the observation and understanding of the organization of the educational environment by the kindergarten teacher taking into account the inclusion and to articulate it with my interventions, in a way, enriching my conditions, but never forgetting the individuality of each child. The investigacion was carried out during the two internship periods, wich took place in different contexts Nursery and Kindergarten- where there was contact with reality and different pratices. This Project is based on qualitative research, guided by the guiding principles of action research. With regard to the collection and information procedures, i resorted to participant observation, field notes, multimédia records, document analysis and semi structured interviews cooperating educators of each context. In the course of the report, he tried to reflect based on observations, dialogues and field notes taken from each context. I understood, above all, that incluion is a theme that must be increasingly explored and discussed. In addition, the same applies to cultural diversity, which often goes unnoticed, and is so important since it translates a whole “baggage” of experiences, teachings and beliefs of our children. Demonstrating that each of us has its authenticity and that it is important to be known, valued and respected. The role of the educator is hinghlighted, which consists of providing moments and spaces for parcipation, involement and listening for all children, regardless of the their specificities, because they are not important and are fundamental in the context. The themes should be explored in early childhood education , taking into account that i tis from an early age that the processo of discovering the world and oneself takes place, which encompasses the diversities presented by each one of us.Correia, IsabelRepositório ComumTeixeira, Nadine Evangelista Malha2022-04-04T10:59:38Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40031TID:202952649porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:09.476543Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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