A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedreira, Mónica Maria Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2146
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e está dividido em duas partes. A primeira parte contempla uma dimensão reflexiva das práticas pedagógicas em são salientados os aspetos mais significativos, propostas de atividades e desafios que foram surgindo. A segunda parte expõe a dimensão investigativa, em que apresento 2 estudos. O estudo 1 é um estudo exploratório de natureza qualitativa que utilizou como instrumento de recolha de dados a entrevista. Este estudo pretendeu conhecer as perspetivas de uma (ex) aluna da Escola Superior de Educação de Santarém que realizou um trabalho nesta mesma área, de modo a perceber o contributo na prática, na formação e recolher sugestões para estudos futuros. Entre as sugestões recolhidas na entrevista, desencadeou-se o estudo 2, com metodologia com características de investigação-ação, que procurou perceber de que forma é que a aprendizagem cooperativa pode ser utilizada como estratégia para a educação pré-escolar.
id RCAP_94263afc75e26f46c3498c4221198545
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolaraprendizagem cooperativadiferenciação pedagógicacompetências sociaispapel do(a) educador(a) de infânciamétodoscooperative learningpedagogical differentiationsocial skillrole of the childhoodeducator/teachermethodsO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e está dividido em duas partes. A primeira parte contempla uma dimensão reflexiva das práticas pedagógicas em são salientados os aspetos mais significativos, propostas de atividades e desafios que foram surgindo. A segunda parte expõe a dimensão investigativa, em que apresento 2 estudos. O estudo 1 é um estudo exploratório de natureza qualitativa que utilizou como instrumento de recolha de dados a entrevista. Este estudo pretendeu conhecer as perspetivas de uma (ex) aluna da Escola Superior de Educação de Santarém que realizou um trabalho nesta mesma área, de modo a perceber o contributo na prática, na formação e recolher sugestões para estudos futuros. Entre as sugestões recolhidas na entrevista, desencadeou-se o estudo 2, com metodologia com características de investigação-ação, que procurou perceber de que forma é que a aprendizagem cooperativa pode ser utilizada como estratégia para a educação pré-escolar.This report was realized in the scope of a Preschool Education Master’s degree and his divided in two parts. The first one is about the reflective dimension of the pedagogical practices, where i emphasize the most significant aspects, proposals of activities and the challenges that occurred. The second part presents the investigative dimension, where i emphasive the most significant aspects, proposals of activities and the challenges that occurred. The second part presents the investigative dimension, where i present the 2 studies. The study 1: exploratory study of qualitative content that used the interview as an instrument of data collection. This study meant to know the perspectives of an (ex) student of Escola Superior de Educação de Santarém that realized a work on this subject, in order to perceive the contribution in practice, in the formation and to collect suggestions for future studies and investigations. Among the several suggestions gathered in the interview for future studies, methodology with research-action characteristics was triggered in the study 2, which sought to understand how cooperative learning can be used as a strategy for preschool education.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPedreira, Mónica Maria Soares2018-03-04T15:08:18Z2018-01-102018-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2146TID:201853450por201853450info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:50Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:16.965631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolar
title A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolar
spellingShingle A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolar
Pedreira, Mónica Maria Soares
aprendizagem cooperativa
diferenciação pedagógica
competências sociais
papel do(a) educador(a) de infância
métodos
cooperative learning
pedagogical differentiation
social skill
role of the childhood
educator/teacher
methods
title_short A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolar
title_full A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolar
title_fullStr A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolar
title_full_unstemmed A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolar
title_sort A aprendizagem cooperativa como estratégia para a educação pré-escolar
author Pedreira, Mónica Maria Soares
author_facet Pedreira, Mónica Maria Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedreira, Mónica Maria Soares
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem cooperativa
diferenciação pedagógica
competências sociais
papel do(a) educador(a) de infância
métodos
cooperative learning
pedagogical differentiation
social skill
role of the childhood
educator/teacher
methods
topic aprendizagem cooperativa
diferenciação pedagógica
competências sociais
papel do(a) educador(a) de infância
métodos
cooperative learning
pedagogical differentiation
social skill
role of the childhood
educator/teacher
methods
description O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e está dividido em duas partes. A primeira parte contempla uma dimensão reflexiva das práticas pedagógicas em são salientados os aspetos mais significativos, propostas de atividades e desafios que foram surgindo. A segunda parte expõe a dimensão investigativa, em que apresento 2 estudos. O estudo 1 é um estudo exploratório de natureza qualitativa que utilizou como instrumento de recolha de dados a entrevista. Este estudo pretendeu conhecer as perspetivas de uma (ex) aluna da Escola Superior de Educação de Santarém que realizou um trabalho nesta mesma área, de modo a perceber o contributo na prática, na formação e recolher sugestões para estudos futuros. Entre as sugestões recolhidas na entrevista, desencadeou-se o estudo 2, com metodologia com características de investigação-ação, que procurou perceber de que forma é que a aprendizagem cooperativa pode ser utilizada como estratégia para a educação pré-escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-04T15:08:18Z
2018-01-10
2018-01-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2146
TID:201853450
url http://hdl.handle.net/10400.15/2146
identifier_str_mv TID:201853450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201853450
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032175353856