O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Marina Luísa de Sousa Orfão
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2231
Resumo: O presente relatório é o resultado da intervenção educativa realizada pela estagiária em contexto de Educação Pré-Escolar, enquanto estudante de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Sendo a música uma linguagem universal, a criança necessita de ser sensibilizada para o mundo da música desde muito cedo. Nesse sentido, o relato que se apresenta é estudo de caso de caráter qualitativo, de um grupo de crianças de quatro e cinco anos, relativamente ao impacto que a expressão musical tem no desenvolvimento global da criança. Para a realização deste estudo utilizaram-se como instrumentos de investigação, variados registos de observação, entrevistas à educadora cooperante e à coordenadora pedagógica da instituição onde se a realizou o estágio profissionalizante. Os dados recolhidos evidenciam que a expressão contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento global das crianças, sendo determinante as variadas estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador de infância, bem como a sua formação nessa área. Diríamos que na Educação Pré-Escolar a música tem um papel fulcral na formação e aquisição de competências e aprendizagens das crianças.
id RCAP_8c0eae2bbb12cb4cbb4e8faf6a1a69d5
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2231
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5 anosExpressão MusicalPapel do EducadorO presente relatório é o resultado da intervenção educativa realizada pela estagiária em contexto de Educação Pré-Escolar, enquanto estudante de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Sendo a música uma linguagem universal, a criança necessita de ser sensibilizada para o mundo da música desde muito cedo. Nesse sentido, o relato que se apresenta é estudo de caso de caráter qualitativo, de um grupo de crianças de quatro e cinco anos, relativamente ao impacto que a expressão musical tem no desenvolvimento global da criança. Para a realização deste estudo utilizaram-se como instrumentos de investigação, variados registos de observação, entrevistas à educadora cooperante e à coordenadora pedagógica da instituição onde se a realizou o estágio profissionalizante. Os dados recolhidos evidenciam que a expressão contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento global das crianças, sendo determinante as variadas estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador de infância, bem como a sua formação nessa área. Diríamos que na Educação Pré-Escolar a música tem um papel fulcral na formação e aquisição de competências e aprendizagens das crianças.This report is the result of the educational intervention performed by a trainee in the context of pre-school education, while Master's student in pre-school education. As the music a universal language, the child needs to be sensitized to the world of music from an early age. In this sense, the story presented is qualitative case study of a group of children four and five years, about the impact that musical expression has on the child's overall development. For this study were used as research tools, varied observation records, interviews with cooperating teacher and educational coordinator of the institution where the performed the work experience. The collected data show that the expression has contributed significantly to the overall development of children, and determining the varied teaching strategies used by nursery school teacher, as well as their training in this area. We would say that in pre-school education music plays a central role in the formation and acquisition of skills and learning of children.2015-10-06T09:25:11Z2015-10-05T00:00:00Z2015-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2231TID:201466171porLeitão, Marina Luísa de Sousa Orfãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:57Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:05.355036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5 anos
title O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5 anos
spellingShingle O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5 anos
Leitão, Marina Luísa de Sousa Orfão
Expressão Musical
Papel do Educador
title_short O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5 anos
title_full O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5 anos
title_fullStr O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5 anos
title_full_unstemmed O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5 anos
title_sort O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5 anos
author Leitão, Marina Luísa de Sousa Orfão
author_facet Leitão, Marina Luísa de Sousa Orfão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Marina Luísa de Sousa Orfão
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão Musical
Papel do Educador
topic Expressão Musical
Papel do Educador
description O presente relatório é o resultado da intervenção educativa realizada pela estagiária em contexto de Educação Pré-Escolar, enquanto estudante de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Sendo a música uma linguagem universal, a criança necessita de ser sensibilizada para o mundo da música desde muito cedo. Nesse sentido, o relato que se apresenta é estudo de caso de caráter qualitativo, de um grupo de crianças de quatro e cinco anos, relativamente ao impacto que a expressão musical tem no desenvolvimento global da criança. Para a realização deste estudo utilizaram-se como instrumentos de investigação, variados registos de observação, entrevistas à educadora cooperante e à coordenadora pedagógica da instituição onde se a realizou o estágio profissionalizante. Os dados recolhidos evidenciam que a expressão contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento global das crianças, sendo determinante as variadas estratégias pedagógicas utilizadas pelo educador de infância, bem como a sua formação nessa área. Diríamos que na Educação Pré-Escolar a música tem um papel fulcral na formação e aquisição de competências e aprendizagens das crianças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06T09:25:11Z
2015-10-05T00:00:00Z
2015-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2231
TID:201466171
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2231
identifier_str_mv TID:201466171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131625182724096