Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Rui Vieira de
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Dionísio, Maria de Lourdes
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76909
Resumo: "É reconhecida a escassez, no contexto nacional, de estudos que permitam aceder à compreensão dos textos e das práticas que configuram o Português como disciplina escolar; a este respeito o que com frequência se encontra são ora análises superficiais marcadas por uma forte subjectividade ora textos de teor mais programático ou projectivo do que propriamente descritivos. Este livro, que reúne vários ensaios anteriormente publicados pelos Autores, adopta claramente uma outra perspectiva: pelo objecto que selecciona - aquilo que os professores e os alunos de Português fazem e dizem na aula de Português e os textos que regulam aquilo que professores e alunos fazem e dizem; pela perspectiva que adopta - a intenção é desocultar características de práticas que aparentemente aparecem naturalizadas. Do nosso ponto de vista, estes outros olhares são condição necessária para assegurar a compreensão de dimensões fundamentais das práticas e das concepções que configuram o ensino do Português, bem como para fundamentar criticamente as opções que se assumem na arena pedagógica, contribuindo para as tornar progressivamente consistentes" (Da Apresentação, p. 7)
id RCAP_8c10c150cbacbad17c2a66855737d8e0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolasDisciplina de PortuguêsDiscurso da aulaLeituraEscritaGramáticaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidade"É reconhecida a escassez, no contexto nacional, de estudos que permitam aceder à compreensão dos textos e das práticas que configuram o Português como disciplina escolar; a este respeito o que com frequência se encontra são ora análises superficiais marcadas por uma forte subjectividade ora textos de teor mais programático ou projectivo do que propriamente descritivos. Este livro, que reúne vários ensaios anteriormente publicados pelos Autores, adopta claramente uma outra perspectiva: pelo objecto que selecciona - aquilo que os professores e os alunos de Português fazem e dizem na aula de Português e os textos que regulam aquilo que professores e alunos fazem e dizem; pela perspectiva que adopta - a intenção é desocultar características de práticas que aparentemente aparecem naturalizadas. Do nosso ponto de vista, estes outros olhares são condição necessária para assegurar a compreensão de dimensões fundamentais das práticas e das concepções que configuram o ensino do Português, bem como para fundamentar criticamente as opções que se assumem na arena pedagógica, contribuindo para as tornar progressivamente consistentes" (Da Apresentação, p. 7)Angelus NovusUniversidade do MinhoCastro, Rui Vieira deDionísio, Maria de Lourdes19981998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76909por972-8115-39-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:42.678773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas
title Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas
spellingShingle Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas
Castro, Rui Vieira de
Disciplina de Português
Discurso da aula
Leitura
Escrita
Gramática
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas
title_full Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas
title_fullStr Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas
title_full_unstemmed Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas
title_sort Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas
author Castro, Rui Vieira de
author_facet Castro, Rui Vieira de
Dionísio, Maria de Lourdes
author_role author
author2 Dionísio, Maria de Lourdes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Rui Vieira de
Dionísio, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina de Português
Discurso da aula
Leitura
Escrita
Gramática
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Disciplina de Português
Discurso da aula
Leitura
Escrita
Gramática
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description "É reconhecida a escassez, no contexto nacional, de estudos que permitam aceder à compreensão dos textos e das práticas que configuram o Português como disciplina escolar; a este respeito o que com frequência se encontra são ora análises superficiais marcadas por uma forte subjectividade ora textos de teor mais programático ou projectivo do que propriamente descritivos. Este livro, que reúne vários ensaios anteriormente publicados pelos Autores, adopta claramente uma outra perspectiva: pelo objecto que selecciona - aquilo que os professores e os alunos de Português fazem e dizem na aula de Português e os textos que regulam aquilo que professores e alunos fazem e dizem; pela perspectiva que adopta - a intenção é desocultar características de práticas que aparentemente aparecem naturalizadas. Do nosso ponto de vista, estes outros olhares são condição necessária para assegurar a compreensão de dimensões fundamentais das práticas e das concepções que configuram o ensino do Português, bem como para fundamentar criticamente as opções que se assumem na arena pedagógica, contribuindo para as tornar progressivamente consistentes" (Da Apresentação, p. 7)
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76909
url http://hdl.handle.net/1822/76909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 972-8115-39-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angelus Novus
publisher.none.fl_str_mv Angelus Novus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132248705859584