Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76909 |
Resumo: | "É reconhecida a escassez, no contexto nacional, de estudos que permitam aceder à compreensão dos textos e das práticas que configuram o Português como disciplina escolar; a este respeito o que com frequência se encontra são ora análises superficiais marcadas por uma forte subjectividade ora textos de teor mais programático ou projectivo do que propriamente descritivos. Este livro, que reúne vários ensaios anteriormente publicados pelos Autores, adopta claramente uma outra perspectiva: pelo objecto que selecciona - aquilo que os professores e os alunos de Português fazem e dizem na aula de Português e os textos que regulam aquilo que professores e alunos fazem e dizem; pela perspectiva que adopta - a intenção é desocultar características de práticas que aparentemente aparecem naturalizadas. Do nosso ponto de vista, estes outros olhares são condição necessária para assegurar a compreensão de dimensões fundamentais das práticas e das concepções que configuram o ensino do Português, bem como para fundamentar criticamente as opções que se assumem na arena pedagógica, contribuindo para as tornar progressivamente consistentes" (Da Apresentação, p. 7) |
id |
RCAP_8c10c150cbacbad17c2a66855737d8e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76909 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolasDisciplina de PortuguêsDiscurso da aulaLeituraEscritaGramáticaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidade"É reconhecida a escassez, no contexto nacional, de estudos que permitam aceder à compreensão dos textos e das práticas que configuram o Português como disciplina escolar; a este respeito o que com frequência se encontra são ora análises superficiais marcadas por uma forte subjectividade ora textos de teor mais programático ou projectivo do que propriamente descritivos. Este livro, que reúne vários ensaios anteriormente publicados pelos Autores, adopta claramente uma outra perspectiva: pelo objecto que selecciona - aquilo que os professores e os alunos de Português fazem e dizem na aula de Português e os textos que regulam aquilo que professores e alunos fazem e dizem; pela perspectiva que adopta - a intenção é desocultar características de práticas que aparentemente aparecem naturalizadas. Do nosso ponto de vista, estes outros olhares são condição necessária para assegurar a compreensão de dimensões fundamentais das práticas e das concepções que configuram o ensino do Português, bem como para fundamentar criticamente as opções que se assumem na arena pedagógica, contribuindo para as tornar progressivamente consistentes" (Da Apresentação, p. 7)Angelus NovusUniversidade do MinhoCastro, Rui Vieira deDionísio, Maria de Lourdes19981998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76909por972-8115-39-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:42.678773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas |
title |
Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas |
spellingShingle |
Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas Castro, Rui Vieira de Disciplina de Português Discurso da aula Leitura Escrita Gramática Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas |
title_full |
Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas |
title_fullStr |
Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas |
title_full_unstemmed |
Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas |
title_sort |
Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas |
author |
Castro, Rui Vieira de |
author_facet |
Castro, Rui Vieira de Dionísio, Maria de Lourdes |
author_role |
author |
author2 |
Dionísio, Maria de Lourdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Rui Vieira de Dionísio, Maria de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina de Português Discurso da aula Leitura Escrita Gramática Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Disciplina de Português Discurso da aula Leitura Escrita Gramática Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
"É reconhecida a escassez, no contexto nacional, de estudos que permitam aceder à compreensão dos textos e das práticas que configuram o Português como disciplina escolar; a este respeito o que com frequência se encontra são ora análises superficiais marcadas por uma forte subjectividade ora textos de teor mais programático ou projectivo do que propriamente descritivos. Este livro, que reúne vários ensaios anteriormente publicados pelos Autores, adopta claramente uma outra perspectiva: pelo objecto que selecciona - aquilo que os professores e os alunos de Português fazem e dizem na aula de Português e os textos que regulam aquilo que professores e alunos fazem e dizem; pela perspectiva que adopta - a intenção é desocultar características de práticas que aparentemente aparecem naturalizadas. Do nosso ponto de vista, estes outros olhares são condição necessária para assegurar a compreensão de dimensões fundamentais das práticas e das concepções que configuram o ensino do Português, bem como para fundamentar criticamente as opções que se assumem na arena pedagógica, contribuindo para as tornar progressivamente consistentes" (Da Apresentação, p. 7) |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 1998-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/76909 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/76909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
972-8115-39-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angelus Novus |
publisher.none.fl_str_mv |
Angelus Novus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132248705859584 |