Supervisão e motivação para a leitura no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Paula Cristina Alves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1402
Resumo: Com base na nossa experiência pessoal, partimos do pressuposto de que nem sempre as estratégias didácticas de motivação para a leitura utilizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico são as mais adequadas – sendo muitas vezes confundidas com estratégias didácticas orientadas para o desenvolvimento de competências em compreensão na leitura –, nem devidamente diversificadas. Assim, o presente estudo teve como objectivo envolver professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na co-construção de estratégias didácticas orientadas para a motivação dos seus alunos para a leitura. Por conseguinte, concebemos, desenvolvemos, supervisionámos e avaliámos um programa de formação continuada, em que participaram duas professoras do 1º Ciclo, orientado para o desenvolvimento de uma atitude reflexiva e de trabalho colaborativo, em que a investigação/acção foi utilizada como estratégia de formação. Procedemos à análise de conteúdo de dados relativos à evolução das representações das duas professoras – recolhidas a partir de entrevistas realizadas no início e no fim do programa de formação continuada por nós supervisionado – e do seu desempenho em motivação dos seus alunos para a leitura – recolhidas a partir da observação de aulas por si leccionadas, antes e durante a formação, com base num grelha construída para o efeito. Os resultados obtidos indicam que a estratégia de formação/investigação/acção implementada, assim como o desenvolvimento de trabalho colaborativo e de hábitos de reflexão sobre as suas práticas, contribuíram para a construção/reconstrução do conhecimento profissional das duas professoras e para a alteração das suas práticas de motivação para a leitura na sala de aula. ABSTRACT: Our experience as a primary school teacher led us to observe that the strategies used to promote reading habits in children are often not adequate (because they are mixed with strategies for the development of reading competences) and not diversified enough. Thus, we designed an in-service training programme in order to lead primary school teachers to collaborate in the conception of strategies to promote reading habits in their pupils, through reflection upon their practice. We used action-research as a teacher training strategy. Content analysis of data related to the conceptions of the two teachers involved in our training programme – obtained through interviews before and after the programme – and the evolution of their practice – resulting from the observation of their classes before and during the programme by means of a check list – revealed that: - action-research is effective as an in-service teacher training strategy; - reflection and collaborative work led to positive changes in practices and in the improvement of teachers’ professional expertise; - all these factors led the two teachers to build more effective strategies to promote reading habits in their young pupils.
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