O questionamento na sala de aula: sua relevância no desenvolvimento de estratégias de supervisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10885 |
Resumo: | As estratégias de supervisão dos processos de formação dos professores podem ser um importante veículo promotor do seu desenvolvimento profissional. Neste sentido, foi desenvolvido e implementado um programa de formação, com o objectivo de verificar se uma estratégia de supervisão que privilegiasse a reflexão sobre o questionamento na sala de aula poderia gerar desenvolvimento profissional. Para tal, procurou-se que fossem estabelecidas relações entre as práticas e as concepções dos professores em formação, e questionou-se o sentido ético dessas mesmas práticas. Em função do problema em estudo, adoptou-se uma abordagem do tipo interpretativo, tendo sido efectuados dois estudos de caso. Os dados foram recolhidos através de duas entrevistas semi - estruturadas a cada professor, gravações de aulas e das sessões de formação, textos escritos pelos professores e anotações efectuadas pelo investigador. O desenvolvimento profissional dos professores foi evidenciado através da avaliação que estes fizeram do programa de formação e do envolvimento e interesse que sempre manifestaram. Os professores colaboradores, de um modo geral, reflectiram predominantemente ao nível técnico, havendo indícios de que o nível da reflexão foi condicionado pelo seu conhecimento sobre o tema, pela sua receptividade e pelo tempo de reflexão. O uso das perguntas escritas pelos alunos, no desenvolvimento de estratégias de ensino/aprendizagem de cariz construtivista, foi muito valorizado pelos professores em formação. Estas perguntas revelaram alguns pensamentos dos alunos, o que facilitou a construção de novos conhecimentos. São ainda apresentadas algumas sugestões, entendidas como facilitadoras do processo de supervisão, onde se salientam alguns aspectos tais como: a necessidade do formador gerir e organizar a reflexão, auxiliar na recolha, selecção e análise da informação/dados e apresentar propostas de modificação. |
id |
RCAP_e08604b503f1f4b5c47ee5eee6abe9ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10885 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O questionamento na sala de aula: sua relevância no desenvolvimento de estratégias de supervisãoFormação de professoresSupervisão de professoresTécnicas pedagógicasAs estratégias de supervisão dos processos de formação dos professores podem ser um importante veículo promotor do seu desenvolvimento profissional. Neste sentido, foi desenvolvido e implementado um programa de formação, com o objectivo de verificar se uma estratégia de supervisão que privilegiasse a reflexão sobre o questionamento na sala de aula poderia gerar desenvolvimento profissional. Para tal, procurou-se que fossem estabelecidas relações entre as práticas e as concepções dos professores em formação, e questionou-se o sentido ético dessas mesmas práticas. Em função do problema em estudo, adoptou-se uma abordagem do tipo interpretativo, tendo sido efectuados dois estudos de caso. Os dados foram recolhidos através de duas entrevistas semi - estruturadas a cada professor, gravações de aulas e das sessões de formação, textos escritos pelos professores e anotações efectuadas pelo investigador. O desenvolvimento profissional dos professores foi evidenciado através da avaliação que estes fizeram do programa de formação e do envolvimento e interesse que sempre manifestaram. Os professores colaboradores, de um modo geral, reflectiram predominantemente ao nível técnico, havendo indícios de que o nível da reflexão foi condicionado pelo seu conhecimento sobre o tema, pela sua receptividade e pelo tempo de reflexão. O uso das perguntas escritas pelos alunos, no desenvolvimento de estratégias de ensino/aprendizagem de cariz construtivista, foi muito valorizado pelos professores em formação. Estas perguntas revelaram alguns pensamentos dos alunos, o que facilitou a construção de novos conhecimentos. São ainda apresentadas algumas sugestões, entendidas como facilitadoras do processo de supervisão, onde se salientam alguns aspectos tais como: a necessidade do formador gerir e organizar a reflexão, auxiliar na recolha, selecção e análise da informação/dados e apresentar propostas de modificação.The strategies of supervision used in teacher education programs can be an important vehicle to promote teachers´ professional development. Having this in mind a teacher education program was developed and implemented so as to verify whether a supervision strategy that privileged the professional development. With that purpose the relationships between teachers´ practices and their conceptions were established, and the ethical direction of these classroom practices questioned. Taking the problem under study, an interpretative methodology was adopted and two case studies were carried out. Data was collected through two semi-structured interviews to each of the two teachers, transcripts of lessons and of education program sessions, texts written by the teachers and notes taken by the researcher. The professional development of participants was visible through the evaluation they made of the teacher education program and of the involvement and interest they revealed. In general, participant teachers reflected mainly at a technical level there being slight hints that the level of reflection was conditioned by their knowledge of the subject, receptivity and time for reflection. The use of pupils´ written questions, in the development of teaching/learning strategies of a constructivist nature, was highly valued by the participation teachers. Those questions disclosed some students´ thoughts, facilitating the construction of their new knowledge. Some suggestions, understood as facilitating the supervision process, are presented. Among them, the following aspects should be noticed: the need for the teacher educator/supervisor to manage and organize reflection, help in the gathering, selection and analysis of data, and present proposals for change.Universidade de Aveiro2013-07-25T10:06:49Z2000-01-01T00:00:00Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10885porMedeiros, Rui Machado deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:19:05Zoai:ria.ua.pt:10773/10885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:19.606068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O questionamento na sala de aula: sua relevância no desenvolvimento de estratégias de supervisão |
title |
O questionamento na sala de aula: sua relevância no desenvolvimento de estratégias de supervisão |
spellingShingle |
O questionamento na sala de aula: sua relevância no desenvolvimento de estratégias de supervisão Medeiros, Rui Machado de Formação de professores Supervisão de professores Técnicas pedagógicas |
title_short |
O questionamento na sala de aula: sua relevância no desenvolvimento de estratégias de supervisão |
title_full |
O questionamento na sala de aula: sua relevância no desenvolvimento de estratégias de supervisão |
title_fullStr |
O questionamento na sala de aula: sua relevância no desenvolvimento de estratégias de supervisão |
title_full_unstemmed |
O questionamento na sala de aula: sua relevância no desenvolvimento de estratégias de supervisão |
title_sort |
O questionamento na sala de aula: sua relevância no desenvolvimento de estratégias de supervisão |
author |
Medeiros, Rui Machado de |
author_facet |
Medeiros, Rui Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Rui Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Supervisão de professores Técnicas pedagógicas |
topic |
Formação de professores Supervisão de professores Técnicas pedagógicas |
description |
As estratégias de supervisão dos processos de formação dos professores podem ser um importante veículo promotor do seu desenvolvimento profissional. Neste sentido, foi desenvolvido e implementado um programa de formação, com o objectivo de verificar se uma estratégia de supervisão que privilegiasse a reflexão sobre o questionamento na sala de aula poderia gerar desenvolvimento profissional. Para tal, procurou-se que fossem estabelecidas relações entre as práticas e as concepções dos professores em formação, e questionou-se o sentido ético dessas mesmas práticas. Em função do problema em estudo, adoptou-se uma abordagem do tipo interpretativo, tendo sido efectuados dois estudos de caso. Os dados foram recolhidos através de duas entrevistas semi - estruturadas a cada professor, gravações de aulas e das sessões de formação, textos escritos pelos professores e anotações efectuadas pelo investigador. O desenvolvimento profissional dos professores foi evidenciado através da avaliação que estes fizeram do programa de formação e do envolvimento e interesse que sempre manifestaram. Os professores colaboradores, de um modo geral, reflectiram predominantemente ao nível técnico, havendo indícios de que o nível da reflexão foi condicionado pelo seu conhecimento sobre o tema, pela sua receptividade e pelo tempo de reflexão. O uso das perguntas escritas pelos alunos, no desenvolvimento de estratégias de ensino/aprendizagem de cariz construtivista, foi muito valorizado pelos professores em formação. Estas perguntas revelaram alguns pensamentos dos alunos, o que facilitou a construção de novos conhecimentos. São ainda apresentadas algumas sugestões, entendidas como facilitadoras do processo de supervisão, onde se salientam alguns aspectos tais como: a necessidade do formador gerir e organizar a reflexão, auxiliar na recolha, selecção e análise da informação/dados e apresentar propostas de modificação. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-01-01T00:00:00Z 2000 2013-07-25T10:06:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10885 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10885 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137524819427328 |