O questionamento na sala de aula: sua relevância no desenvolvimento de estratégias de supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Rui Machado de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10885
Resumo: As estratégias de supervisão dos processos de formação dos professores podem ser um importante veículo promotor do seu desenvolvimento profissional. Neste sentido, foi desenvolvido e implementado um programa de formação, com o objectivo de verificar se uma estratégia de supervisão que privilegiasse a reflexão sobre o questionamento na sala de aula poderia gerar desenvolvimento profissional. Para tal, procurou-se que fossem estabelecidas relações entre as práticas e as concepções dos professores em formação, e questionou-se o sentido ético dessas mesmas práticas. Em função do problema em estudo, adoptou-se uma abordagem do tipo interpretativo, tendo sido efectuados dois estudos de caso. Os dados foram recolhidos através de duas entrevistas semi - estruturadas a cada professor, gravações de aulas e das sessões de formação, textos escritos pelos professores e anotações efectuadas pelo investigador. O desenvolvimento profissional dos professores foi evidenciado através da avaliação que estes fizeram do programa de formação e do envolvimento e interesse que sempre manifestaram. Os professores colaboradores, de um modo geral, reflectiram predominantemente ao nível técnico, havendo indícios de que o nível da reflexão foi condicionado pelo seu conhecimento sobre o tema, pela sua receptividade e pelo tempo de reflexão. O uso das perguntas escritas pelos alunos, no desenvolvimento de estratégias de ensino/aprendizagem de cariz construtivista, foi muito valorizado pelos professores em formação. Estas perguntas revelaram alguns pensamentos dos alunos, o que facilitou a construção de novos conhecimentos. São ainda apresentadas algumas sugestões, entendidas como facilitadoras do processo de supervisão, onde se salientam alguns aspectos tais como: a necessidade do formador gerir e organizar a reflexão, auxiliar na recolha, selecção e análise da informação/dados e apresentar propostas de modificação.
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