Personalidade, inteligência e rendimento académico em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Cristina Maria Silveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2431
Resumo: Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.
id RCAP_8c3a89fbb496e2c71a7de394c0f4d057
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Personalidade, inteligência e rendimento académico em adolescentesPsicologiaPsicologia clínicaPersonalidadeAdolescentesInteligênciaDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.Exame público realizado em 20 de Dezembro de 2011.A investigação tem demonstrado a existência de correlações entre a personalidade e inteligência Estes estudos, contudo, têm sido desenvolvidos usando modelos lexicais da personalidade. Por esta razão, muito pouco se sabe acerca das relações entre as dimensões da personalidade do modelo psicobiológico de Robert Cloninger e a inteligência. O objectivo deste estudo foi avaliar as correlações entre diferentes indicadores de inteligência e as diferentes dimensões do modelo psicobiologico da personalidade. Participaram 642 adolescentes, do 7°, 8° e 9° ano de escolaridade de várias escolas do distrito do Porto A recolha de dados ocorreu nos meses de Maio e Junho de 2010. Na avaliação das características da personalidade foi utilizado o Inventário de Temperamento e Carácter Junior de Cloninger (Cloninger, 2003. Na avaliação da inteligência utilizou-se a prova de vocabulário da WISC-III (Weschler, 2003) e o teste de Aptidões Mentais Primárias (Thurstone, 2000). Os resultados revelaram que as dimensões de temperamento e de carácter estão correlacionadas com a inteligência. Para além disso, WISC_V, PMA-R, PMA-N e as dimensões PS, SD e ST explicam uma variância de 11.8% do rendimento académico. A relação entre as dimensões de personalidade e o rendimento académico é mediada pela inteligência. Constatou-se que a inteligência e a personalidade têm um carácter preditivo no sucesso académico. (Cristina Maria Silveira Luis).Abstract: Reseaich has demonstiated Lhe existence of correlation between personality and intelligence However, those studies have been developed using lexical models of personality Consequently, still we have much more to learn about relations between the personality dimensions of Robert Cloninger‘s psychobiological model and the intelligence. The purpose of this study was to evaluate the correlations between the various indicators of intelligence and the different dimensions of the psychobiological personahty model. 642 teenagers participated from 7º, 8° and 9° grade belonging to an extensive range of Porto district schools have participated on this study case. The data collection occurred during May and June of 2010. The (Cloninger’s (Clomnger, 2003) Junior Temperament and Character Inventory has been used in the evaluation of the personality characteristics. In the evaluation of intelligence has been used the vocabulary test of WISC-III (Weschler, 2003) and the Primary Mental Abilities test (Thurstone, 2000). The results revealed that the temperament and character dimensions are correlated with the intelligence. Among that, WISC_V, PMA-R, PMA-N and the PS, SD and ST dimensions explam a variance of 11,8% in the academicals results. The relation between the personality dimensions and academicals results is mediated by the intelligence. It was found that intelligence and personality have a predictive character on the academicals success. (Cristina Maria Silveira Luis)2016-05-24T17:25:14Z2016-05-242011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/2431http://hdl.handle.net/11067/2431pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuís, Cristina Maria Silveirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:52:00Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:52.873575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Personalidade, inteligência e rendimento académico em adolescentes
title Personalidade, inteligência e rendimento académico em adolescentes
spellingShingle Personalidade, inteligência e rendimento académico em adolescentes
Luís, Cristina Maria Silveira
Psicologia
Psicologia clínica
Personalidade
Adolescentes
Inteligência
title_short Personalidade, inteligência e rendimento académico em adolescentes
title_full Personalidade, inteligência e rendimento académico em adolescentes
title_fullStr Personalidade, inteligência e rendimento académico em adolescentes
title_full_unstemmed Personalidade, inteligência e rendimento académico em adolescentes
title_sort Personalidade, inteligência e rendimento académico em adolescentes
author Luís, Cristina Maria Silveira
author_facet Luís, Cristina Maria Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Cristina Maria Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia clínica
Personalidade
Adolescentes
Inteligência
topic Psicologia
Psicologia clínica
Personalidade
Adolescentes
Inteligência
description Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2016-05-24T17:25:14Z
2016-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/2431
http://hdl.handle.net/11067/2431
url http://hdl.handle.net/11067/2431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136768276037632