A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Mónica Sofia Bilro Vasques de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6576
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8c4926f943a62fb141147d5cef937571
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6576
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridadeEnunciadosProblemasMatemáticaPortuguêsLinguagemRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioEnunciationProblemsMathsPortugueseLanguageMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEste estudo tem como objetivo compreender as dificuldades dos alunos na leitura de textos instrucionais, tendo em vista a resolução de problemas matemáticos. O quadro teórico está organizado em duas seções fundamentais: (i) ciências da linguagem; e (ii) enunciados matemáticos. Dada a natureza do objeto de estudo, a metodologia de investigação qualitativa de natureza interpretativa tem por formato o estudo de caso, assente na análise de uma bateria de problemas e uma entrevista. Este estudo foi desenvolvido numa turma do 4.º ano de escolaridade com 23 alunos. Destes, foram selecionados três alunos a partir do desempenho manifestado em aula, isto é, o seu desenvolvimento cognitivo face às atividades planificadas, permitindo constatar qual dos alunos tinha mais facilidade na resolução de problemas e qual não tinha. Na seleção dos alunos que iriam fazer parte do estudo foi importante não só determinar qual deles conseguia explicar o seu raciocínio, mas também aqueles que soubessem identificar e explicar as suas dificuldades. A recolha de dados inclui a observação dos alunos na realização dos problemas, durante a experiência de ensino, as produções escritas, que consistem na resposta a uma bateria de problemas, e ainda uma entrevista final a cada um dos três alunos participantes. A análise incidiu nas respostas à bateria de problemas e na transcrição das gravações em áudio da entrevista realizada aos alunos. Os resultados deste estudo revelam que: (i) os alunos utilizam uma diversidade de estratégias de interpretação e a análise dos dados referentes à influência do processo de interpretação de enunciado em todo o processo de resolução do problema, levou à identificação da estratégia mais eficaz; (ii) os alunos demonstram que existem fatores externos que influenciam o processo de interpretação dos enunciados matemáticos e que estes, por vezes, levam a situações de insucesso na resolução de problemas.This study’s objective was to understand students' difficulties in reading instructional texts, focus on the solving of mathematical problems. The theoretical framework is organized into two main sections: (i) the science of language, and (ii) mathematical enunciation. Given the nature of the object of study, the methodology of qualitative research interpretive nature, having a design case study, based on the analysis of a battery of problems and an interview. This study was developed on a 4th grade class with 23 students. Of these, three students were chosen on their performance in class, i.e., their cognitive development compared to planned activities, allowing students to note which had greater ease in troubleshooting and what did not. In the selection of students who would be part of the study was important not only could to determine which of them explain his reasoning, but also those who knew how to identify and explain their difficulties. Data collection includes observation of students in the process of solving the problems during the teaching experience, the written productions, which consists in answering a battery of problems, and even a final interview with each of the three participating students. The analysis focused on responses to battery problems and transcription of audio recordings of the interview with the students. The results of this study show that: (i) students use a variety of strategies of interpretation and the analysis of data concerning the influence of interpretation set out in the whole process of problem-solving process, identifying the most effective strategy, (ii) students demonstrate that there are external factors that influence the process of interpretation of mathematical statements and that these sometimes lead to situations of failure in problem solving.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalSantos, ElviraPinto, Paulo FeytorRepositório ComumMesquita, Mónica Sofia Bilro Vasques de2014-07-17T10:22:38Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6576TID:201683814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6576Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:49.196268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
spellingShingle A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
Mesquita, Mónica Sofia Bilro Vasques de
Enunciados
Problemas
Matemática
Português
Linguagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Enunciation
Problems
Maths
Portuguese
Language
title_short A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_full A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_fullStr A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_sort A interpretação de enunciados matemáticos e a resolução de problemas: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
author Mesquita, Mónica Sofia Bilro Vasques de
author_facet Mesquita, Mónica Sofia Bilro Vasques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Elvira
Pinto, Paulo Feytor
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Mónica Sofia Bilro Vasques de
dc.subject.por.fl_str_mv Enunciados
Problemas
Matemática
Português
Linguagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Enunciation
Problems
Maths
Portuguese
Language
topic Enunciados
Problemas
Matemática
Português
Linguagem
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Enunciation
Problems
Maths
Portuguese
Language
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-07-17T10:22:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6576
TID:201683814
url http://hdl.handle.net/10400.26/6576
identifier_str_mv TID:201683814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135323497693184