Resolução de problemas matemáticos verbais e estratégias de compreensão textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Lúcia dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11346
Resumo: Este estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio no 2º ciclo, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. A investigação foi desenvolvida numa turma de 6º ano de escolaridade e tem como objetivo analisar as potencialidades da utilização de estratégias de compreensão textual na resolução de problemas matemáticos verbais. Neste sentido, foram formuladas duas questões: (i) De que modo uma atividade focada na compreensão de enunciados de problemas matemáticos verbais se repercute na resolução, pelos alunos, dos problemas? (ii) Que estratégias de compreensão textual mobilizam explicitamente os alunos na resolução de problemas matemáticos verbais? O enquadramento teórico aborda a linguagem e o ensino da leitura, as suas etapas principais, a relação entre compreensão e memória e, por fim, quais os mecanismos envolvidos na compreensão textual. Na área da Matemática, foca o significado de problema, a resolução de problemas e o currículo de Matemática e, por fim, a aprendizagem da resolução de problemas (tipos de problemas, modelos de resolução de problemas e a fase da compreensão de problemas matemáticos verbais). Do ponto de vista metodológico, o estudo constitui uma investigação sobre a prática que se enquadra numa abordagem qualitativa e no paradigma interpretativo. Os dados foram obtidos através da observação participante e da recolha documental e foram objeto de uma análise de conteúdo organizada em cinco fases em que foram usados critérios distintos. Os resultados da investigação mostram que, aparentemente, as estratégias de compreensão textual ajudam os alunos a compreender os enunciados de problemas matemáticos verbais. No entanto, pode-se também observar que a utilização dessas estratégias não é suficiente para garantir o sucesso dos alunos na resolução de problemas. Em relação às estratégias que os alunos mobilizam explicitamente na resolução de problemas, este estudo revela que as estratégias mais mobilizadas são aquelas com que os alunos estão mais familiarizados. Os dados revelaram que o ato de sublinhar informações importantes foi a estratégia mais mobilizada pelos alunos durante a resolução dos problemas presentes nas tarefas propostas. Mais uma vez, o facto de os alunos não mobilizarem explicitamente estratégias de compreensão textual não significa que não o fizeram, apenas não o apresentaram explicitamente.
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(ii) Que estratégias de compreensão textual mobilizam explicitamente os alunos na resolução de problemas matemáticos verbais? O enquadramento teórico aborda a linguagem e o ensino da leitura, as suas etapas principais, a relação entre compreensão e memória e, por fim, quais os mecanismos envolvidos na compreensão textual. Na área da Matemática, foca o significado de problema, a resolução de problemas e o currículo de Matemática e, por fim, a aprendizagem da resolução de problemas (tipos de problemas, modelos de resolução de problemas e a fase da compreensão de problemas matemáticos verbais). Do ponto de vista metodológico, o estudo constitui uma investigação sobre a prática que se enquadra numa abordagem qualitativa e no paradigma interpretativo. Os dados foram obtidos através da observação participante e da recolha documental e foram objeto de uma análise de conteúdo organizada em cinco fases em que foram usados critérios distintos. Os resultados da investigação mostram que, aparentemente, as estratégias de compreensão textual ajudam os alunos a compreender os enunciados de problemas matemáticos verbais. No entanto, pode-se também observar que a utilização dessas estratégias não é suficiente para garantir o sucesso dos alunos na resolução de problemas. Em relação às estratégias que os alunos mobilizam explicitamente na resolução de problemas, este estudo revela que as estratégias mais mobilizadas são aquelas com que os alunos estão mais familiarizados. Os dados revelaram que o ato de sublinhar informações importantes foi a estratégia mais mobilizada pelos alunos durante a resolução dos problemas presentes nas tarefas propostas. Mais uma vez, o facto de os alunos não mobilizarem explicitamente estratégias de compreensão textual não significa que não o fizeram, apenas não o apresentaram explicitamente.This study was developed within the course “Estágio no 2º Ciclo” of the Master Degree in Teaching in Upper Primary School (levels 1 to 6). The research was developed in a class of 6th grade and aims to analyze the potentialities of using reading comprehension strategies in solving verbal mathematical problems. In this regard, two questions were formulated: (i) How an activity focused on the understanding of wording of verbal mathematical problems is reflected in the resolution, by the students, of the problems? (ii) What reading comprehension strategies are explicitly mobilized by students in solving verbal mathematical problems? The theoretical framework addresses the language and the teaching of reading, its main stages, the relationship between comprehension and memory and, finally, the mechanisms involved in reading comprehension. In mathematics, focuses on the problem meaning, problem-solving and Mathematics curriculum and finally the learning of problem-solving (types of problems, problem-solving models and the phase of understanding the wording of verbal mathematical problems. Methodologically, the study is a research into practice that it is framed on a qualitative approach and on the interpretative paradigm. The data were collected through participant observation and document collection and were the subject of a content analysis organized in five phases in which were used different criteria. The research results shows that, apparently, the reading comprehension strategies help students understand the wording of verbal mathematical problems. However, one can also notice that the use of these strategies is not enough to ensure the success of students in problem-solving. Regarding the strategies that students explicitly mobilize to solve problems, this study reveals that the most mobilized strategies are those which students are more familiar with. The data revealed that the act of underline important information was the most mobilized strategy by the students during the problems resolution present in the proposed tasks. Once again, the fact that students do not explicitly mobilize reading comprehension strategies does not mean that they didn’t do it, just they don’t presented it explicitly.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalBoavida, Ana MariaBotelho, FernandaRepositório ComumRodrigues, Ana Lúcia dos Santos2016-02-12T16:05:36Z2016-012016-022016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11346TID:201561174porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:15Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:12.342048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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