Perceções de mães imigrantes da Europa de Leste acerca da inclusão educativa e social e aprendizagem dos seus filhos no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Patrícia Trindade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34884
Resumo: Os movimentos populacionais trouxeram para Portugal muitos imigrantes, levando a uma grande diversidade cultural nas escolas. Neste sentido, tornou-se importante a preparação da escola para receber estes alunos e lhes proporcionar uma boa aprendizagem. Assim, o presente estudo tem como objetivo conhecer a perceção dos imigrantes dos países da Europa de Leste sobre a escola portuguesa. Participaram no estudo 10 mães imigrantes da Europa de Leste, cujos filhos frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos com recurso a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam para o domínio da língua, como sendo um dos fatores que dificulta a comunicação entre a escola e a família e também, nalguns casos entre a escola e estes alunos imigrantes. Sendo deste modo o domínio da língua um fator desfavorável à plena inclusão destes alunos na nova escola; Perceptions of Immigrant Mothers from Eastern Europe About the Educational and Social Inclusion and Learning of their Children in the 1st Cycle of Basic Education Abstract: Population movements brought many immigrants to Portugal, leading to a great cultural diversity in schools. Recently, with the arrival of families from Eastern Europe to Portugal, it has become important to prepare the school to receive these students and provide them with a good learning experience. Thus, the present study aims to know the perception of immigrants from Eastern European countries about the Portuguese school. 10 immigrant mothers from Eastern Europe, whose children attend the 1st Cycle of Basic Education, participated in the study. Data were collected using semi-structured interviews. The results point to mastering the language as one of the factors that hinders communication between the school and the family, or even between the school and these immigrant students, thus being unfavorable to the full inclusion of these students in the new school.
id RCAP_8c55a0664950483ab5c8c65608a2de1d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de mães imigrantes da Europa de Leste acerca da inclusão educativa e social e aprendizagem dos seus filhos no 1º Ciclo do Ensino BásicoDiversidade culturalInclusão EducativaInclusão SocialAprendizagemAlunos 1º Ciclo do Ensino BásicoCultural diversityEducational and Social InclusionLearningStudents 1st Cycle of Basic EducationOs movimentos populacionais trouxeram para Portugal muitos imigrantes, levando a uma grande diversidade cultural nas escolas. Neste sentido, tornou-se importante a preparação da escola para receber estes alunos e lhes proporcionar uma boa aprendizagem. Assim, o presente estudo tem como objetivo conhecer a perceção dos imigrantes dos países da Europa de Leste sobre a escola portuguesa. Participaram no estudo 10 mães imigrantes da Europa de Leste, cujos filhos frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos com recurso a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam para o domínio da língua, como sendo um dos fatores que dificulta a comunicação entre a escola e a família e também, nalguns casos entre a escola e estes alunos imigrantes. Sendo deste modo o domínio da língua um fator desfavorável à plena inclusão destes alunos na nova escola; Perceptions of Immigrant Mothers from Eastern Europe About the Educational and Social Inclusion and Learning of their Children in the 1st Cycle of Basic Education Abstract: Population movements brought many immigrants to Portugal, leading to a great cultural diversity in schools. Recently, with the arrival of families from Eastern Europe to Portugal, it has become important to prepare the school to receive these students and provide them with a good learning experience. Thus, the present study aims to know the perception of immigrants from Eastern European countries about the Portuguese school. 10 immigrant mothers from Eastern Europe, whose children attend the 1st Cycle of Basic Education, participated in the study. Data were collected using semi-structured interviews. The results point to mastering the language as one of the factors that hinders communication between the school and the family, or even between the school and these immigrant students, thus being unfavorable to the full inclusion of these students in the new school.Universidade de Évora2023-03-27T09:42:47Z2023-03-272023-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/34884http://hdl.handle.net/10174/34884TID:203253876porDepartamento de Psicologiapatriciatg17@hotmail.com681Gonçalves, Patrícia Trindadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:25.066132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de mães imigrantes da Europa de Leste acerca da inclusão educativa e social e aprendizagem dos seus filhos no 1º Ciclo do Ensino Básico
title Perceções de mães imigrantes da Europa de Leste acerca da inclusão educativa e social e aprendizagem dos seus filhos no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Perceções de mães imigrantes da Europa de Leste acerca da inclusão educativa e social e aprendizagem dos seus filhos no 1º Ciclo do Ensino Básico
Gonçalves, Patrícia Trindade
Diversidade cultural
Inclusão Educativa
Inclusão Social
Aprendizagem
Alunos 1º Ciclo do Ensino Básico
Cultural diversity
Educational and Social Inclusion
Learning
Students 1st Cycle of Basic Education
title_short Perceções de mães imigrantes da Europa de Leste acerca da inclusão educativa e social e aprendizagem dos seus filhos no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Perceções de mães imigrantes da Europa de Leste acerca da inclusão educativa e social e aprendizagem dos seus filhos no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Perceções de mães imigrantes da Europa de Leste acerca da inclusão educativa e social e aprendizagem dos seus filhos no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Perceções de mães imigrantes da Europa de Leste acerca da inclusão educativa e social e aprendizagem dos seus filhos no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Perceções de mães imigrantes da Europa de Leste acerca da inclusão educativa e social e aprendizagem dos seus filhos no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Gonçalves, Patrícia Trindade
author_facet Gonçalves, Patrícia Trindade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Patrícia Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade cultural
Inclusão Educativa
Inclusão Social
Aprendizagem
Alunos 1º Ciclo do Ensino Básico
Cultural diversity
Educational and Social Inclusion
Learning
Students 1st Cycle of Basic Education
topic Diversidade cultural
Inclusão Educativa
Inclusão Social
Aprendizagem
Alunos 1º Ciclo do Ensino Básico
Cultural diversity
Educational and Social Inclusion
Learning
Students 1st Cycle of Basic Education
description Os movimentos populacionais trouxeram para Portugal muitos imigrantes, levando a uma grande diversidade cultural nas escolas. Neste sentido, tornou-se importante a preparação da escola para receber estes alunos e lhes proporcionar uma boa aprendizagem. Assim, o presente estudo tem como objetivo conhecer a perceção dos imigrantes dos países da Europa de Leste sobre a escola portuguesa. Participaram no estudo 10 mães imigrantes da Europa de Leste, cujos filhos frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico. Os dados foram recolhidos com recurso a entrevista semiestruturada. Os resultados apontam para o domínio da língua, como sendo um dos fatores que dificulta a comunicação entre a escola e a família e também, nalguns casos entre a escola e estes alunos imigrantes. Sendo deste modo o domínio da língua um fator desfavorável à plena inclusão destes alunos na nova escola; Perceptions of Immigrant Mothers from Eastern Europe About the Educational and Social Inclusion and Learning of their Children in the 1st Cycle of Basic Education Abstract: Population movements brought many immigrants to Portugal, leading to a great cultural diversity in schools. Recently, with the arrival of families from Eastern Europe to Portugal, it has become important to prepare the school to receive these students and provide them with a good learning experience. Thus, the present study aims to know the perception of immigrants from Eastern European countries about the Portuguese school. 10 immigrant mothers from Eastern Europe, whose children attend the 1st Cycle of Basic Education, participated in the study. Data were collected using semi-structured interviews. The results point to mastering the language as one of the factors that hinders communication between the school and the family, or even between the school and these immigrant students, thus being unfavorable to the full inclusion of these students in the new school.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-27T09:42:47Z
2023-03-27
2023-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34884
http://hdl.handle.net/10174/34884
TID:203253876
url http://hdl.handle.net/10174/34884
identifier_str_mv TID:203253876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
patriciatg17@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136716335874048