Comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores: motivações, necessidades e obstáculos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maiurro, Michelle
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37747
Resumo: O presente trabalho pretende abordar o comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores que viajam sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres. Dentro dessa temática, procurou-se abordar quais são as suas motivações, necessidades e riscos, trazendo questões relativas à idade e ao gênero enquanto turista que busca uma forma mais igualitária em suas atividades de lazer. Tendo em conta que o segmento sênior em viagens é crescente e que as mulheres estão cada vez mais empoderadas e independentes, buscou-se aprofundar nesse mercado alvo. Inicialmente após a revisão de literatura uma análise de benchmarking foi realizada com o objetivo de compreender o que existe em termos de serviços e produtos para este segmento em especial, e como as tecnologias de informação e comunicação têm contribuído com acesso à informação e planejamento pré-viagem. Para compreender melhor o segmento estudado e identificar suas principais necessidades, motivações e riscos, uma investigação empírica foi realizada através de entrevista semiestruturada, utilizando-se de uma análise qualitativa. Treze (13) mulheres de nacionalidade brasileira acima dos 50 anos e que já tivessem viajado sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres foram entrevistadas. Através da análise dos dados coletados, conclui-se que a oferta de serviços especializados para este segmento ainda é baixa, onde ressaltamos que nenhuma das entrevistadas relatou ter usufruído de qualquer serviço exclusivo para mulheres em viagem. Ainda neste sentido, podemos afirmar que o comportamento em viagem é moldado pelas motivações, necessidades e riscos percebidos por essas mulheres. Notou-se ainda que esse público, além de mais exigente em termos de serviços oferecidos, prioriza o conforto, comodidades e acessibilidade e que a segurança é relativamente priorizada e condicionante na escolha do destino.
id RCAP_8c5c511628ed1b52ed7475f14dd7cbc5
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/37747
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores: motivações, necessidades e obstáculosGêneroMulheresViajante soloViajante sêniorOferta turísticaO presente trabalho pretende abordar o comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores que viajam sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres. Dentro dessa temática, procurou-se abordar quais são as suas motivações, necessidades e riscos, trazendo questões relativas à idade e ao gênero enquanto turista que busca uma forma mais igualitária em suas atividades de lazer. Tendo em conta que o segmento sênior em viagens é crescente e que as mulheres estão cada vez mais empoderadas e independentes, buscou-se aprofundar nesse mercado alvo. Inicialmente após a revisão de literatura uma análise de benchmarking foi realizada com o objetivo de compreender o que existe em termos de serviços e produtos para este segmento em especial, e como as tecnologias de informação e comunicação têm contribuído com acesso à informação e planejamento pré-viagem. Para compreender melhor o segmento estudado e identificar suas principais necessidades, motivações e riscos, uma investigação empírica foi realizada através de entrevista semiestruturada, utilizando-se de uma análise qualitativa. Treze (13) mulheres de nacionalidade brasileira acima dos 50 anos e que já tivessem viajado sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres foram entrevistadas. Através da análise dos dados coletados, conclui-se que a oferta de serviços especializados para este segmento ainda é baixa, onde ressaltamos que nenhuma das entrevistadas relatou ter usufruído de qualquer serviço exclusivo para mulheres em viagem. Ainda neste sentido, podemos afirmar que o comportamento em viagem é moldado pelas motivações, necessidades e riscos percebidos por essas mulheres. Notou-se ainda que esse público, além de mais exigente em termos de serviços oferecidos, prioriza o conforto, comodidades e acessibilidade e que a segurança é relativamente priorizada e condicionante na escolha do destino.In this work, we study the travel behavior of middle-aged and senior women who travel alone or in company of other women. Within this theme, we sought to address what are their motivations, needs and risks, bringing issues related to age and gender as a tourist who seeks a more egalitarian way in their leisure activities. Bearing in mind that the senior segment in travel is growing and that women are increasingly empowered and independent, this target market was further investigated. Initially, after a literature review, a benchmarking analysis was carried out with the objective of understanding what exists in terms of services and products for this segment in particular, and how information and communication technologies have contributed with access to information and travel planning. To better understand the studied segment and identify its main needs, motivations and risks, an empirical investigation was carried out through a semi-structured interview, using a qualitative analysis. Thirteen (13) women of Brazilian nationality over 50 years old and who had already traveled alone or accompanied by other women were interviewed. Through the analysis of the collected data, we conclude that the offer of specialized services for this segment is still low, where we emphasize that none of the interviewees reported having enjoyed any exclusive service for women traveling. Additionally, we confirm that travel behavior is shaped by the motivations, needs and risks perceived by these women. It was also noted that this public is more exigent in terms of services, comfort, amenities and accessibility and that safety is relatively prioritized and a conditioning factor in the choice of travel destination.2023-05-16T10:27:13Z2023-01-19T00:00:00Z2023-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37747porMaiurro, Michelleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:58Zoai:ria.ua.pt:10773/37747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:55.320420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores: motivações, necessidades e obstáculos
title Comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores: motivações, necessidades e obstáculos
spellingShingle Comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores: motivações, necessidades e obstáculos
Maiurro, Michelle
Gênero
Mulheres
Viajante solo
Viajante sênior
Oferta turística
title_short Comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores: motivações, necessidades e obstáculos
title_full Comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores: motivações, necessidades e obstáculos
title_fullStr Comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores: motivações, necessidades e obstáculos
title_full_unstemmed Comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores: motivações, necessidades e obstáculos
title_sort Comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores: motivações, necessidades e obstáculos
author Maiurro, Michelle
author_facet Maiurro, Michelle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maiurro, Michelle
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Mulheres
Viajante solo
Viajante sênior
Oferta turística
topic Gênero
Mulheres
Viajante solo
Viajante sênior
Oferta turística
description O presente trabalho pretende abordar o comportamento em viagem de mulheres de meia-idade e seniores que viajam sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres. Dentro dessa temática, procurou-se abordar quais são as suas motivações, necessidades e riscos, trazendo questões relativas à idade e ao gênero enquanto turista que busca uma forma mais igualitária em suas atividades de lazer. Tendo em conta que o segmento sênior em viagens é crescente e que as mulheres estão cada vez mais empoderadas e independentes, buscou-se aprofundar nesse mercado alvo. Inicialmente após a revisão de literatura uma análise de benchmarking foi realizada com o objetivo de compreender o que existe em termos de serviços e produtos para este segmento em especial, e como as tecnologias de informação e comunicação têm contribuído com acesso à informação e planejamento pré-viagem. Para compreender melhor o segmento estudado e identificar suas principais necessidades, motivações e riscos, uma investigação empírica foi realizada através de entrevista semiestruturada, utilizando-se de uma análise qualitativa. Treze (13) mulheres de nacionalidade brasileira acima dos 50 anos e que já tivessem viajado sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres foram entrevistadas. Através da análise dos dados coletados, conclui-se que a oferta de serviços especializados para este segmento ainda é baixa, onde ressaltamos que nenhuma das entrevistadas relatou ter usufruído de qualquer serviço exclusivo para mulheres em viagem. Ainda neste sentido, podemos afirmar que o comportamento em viagem é moldado pelas motivações, necessidades e riscos percebidos por essas mulheres. Notou-se ainda que esse público, além de mais exigente em termos de serviços oferecidos, prioriza o conforto, comodidades e acessibilidade e que a segurança é relativamente priorizada e condicionante na escolha do destino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-16T10:27:13Z
2023-01-19T00:00:00Z
2023-01-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/37747
url http://hdl.handle.net/10773/37747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137733184061440