A comunicação no setor da restauração: a importância da electronic word-of-mouth
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/74798 |
Resumo: | Com os avanços da web ao longo dos últimos anos, muitos foram os desafios que se impuseram à comunicação estratégica e aqueles que se dedicam à gestão da reputação, nomeadamente no mundo digital. Com este trabalho exploratório, pretende-se assim analisar o modo como a comunicação no setor da restauração se adaptou aos novos contextos e à evolução dos meios de produção e difusão de informação à disposição dos consumidores. Partindo do conceito tradicional de comunicação word-of-mouth e analisando a sua evolução temporal ligada à noção de líder de opinião, procurou-se com este estudo compreender as mutações sofridas por duas ideias clássicas fortemente influenciadas pelas novas tecnologias. Da aceção inicial ao electronic word-of-mouth, com particular tónica nas novas plataformas agregadoras de opinião, este estudo foca-se na compreensão do impacto das estratégias utilizadas pelos profissionais de comunicação no setor restauração no processo de tomada de decisão quanto à escolha de um restaurante. Com o intuito de induzir ao aprofundamento a nível académico do estudo dos novos conceitos ligados à comunicação word-of-mouth e aos novos líderes de opinião em contexto digital, neste estudo recorreu-se para recolha de dados a métodos tanto quantitativos como qualitativos, questionário e entrevistas, bem como para a sua análise através de análise de conteúdo. |
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A comunicação no setor da restauração: a importância da electronic word-of-mouthComunicação EstratégicaReputaçãoWord-of-MouthSocial MediaLíderes de OpiniãoInfluenciadores DigitaisStrategic CommunicationReputationSocial MediaOpinion LeadersDigital InfluencersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoCom os avanços da web ao longo dos últimos anos, muitos foram os desafios que se impuseram à comunicação estratégica e aqueles que se dedicam à gestão da reputação, nomeadamente no mundo digital. Com este trabalho exploratório, pretende-se assim analisar o modo como a comunicação no setor da restauração se adaptou aos novos contextos e à evolução dos meios de produção e difusão de informação à disposição dos consumidores. Partindo do conceito tradicional de comunicação word-of-mouth e analisando a sua evolução temporal ligada à noção de líder de opinião, procurou-se com este estudo compreender as mutações sofridas por duas ideias clássicas fortemente influenciadas pelas novas tecnologias. Da aceção inicial ao electronic word-of-mouth, com particular tónica nas novas plataformas agregadoras de opinião, este estudo foca-se na compreensão do impacto das estratégias utilizadas pelos profissionais de comunicação no setor restauração no processo de tomada de decisão quanto à escolha de um restaurante. Com o intuito de induzir ao aprofundamento a nível académico do estudo dos novos conceitos ligados à comunicação word-of-mouth e aos novos líderes de opinião em contexto digital, neste estudo recorreu-se para recolha de dados a métodos tanto quantitativos como qualitativos, questionário e entrevistas, bem como para a sua análise através de análise de conteúdo.With the progress of web over the last few years, many challenges have been placed on strategic communications and those dedicated to reputation management, particularly in the digital world. The aim of this exploratory study is to analyze how communication in the restaurant sector has adapted to the new contexts and to the evolution of production and diffusion means of information available to consumers. Starting from the traditional concept of word-of-mouth communication and analyzing its evolution through time linked to the notion of opinion leader, this study sought to understand the mutations suffered by two classical ideas strongly influenced by the new technologies. From the initial approach to electronic word-of-mouth, with particular focus on the new opinion-aggregating platforms, this study focuses on assessing the impact of strategies used by communication professionals in the restaurant sector in the decision-making process regarding the choice of a restaurant. In order to induce the academic study of new concepts related to word-of-mouth communication and to new opinion leaders in the digital context, this study used both quantitative and qualitative methods to collect data, through questionnaire and interviews, as well as for their analysis through content analysis.Ferreira, IvoneEiró-Gomes, MafaldaRUNLoureiro, Sofia Miranda2019-07-08T13:25:52Z2019-05-272019-03-282019-05-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/74798TID:202250962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:34:19Zoai:run.unl.pt:10362/74798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:26.442129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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