Imagens de ciência veiculadas por manuais de química do ensino secundário: implicações na formação de professores de física e química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Carlos Alberto Costa
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38258
Resumo: A Reforma Curricular em curso aponta novas metas para o ensino da Física e da Química, algumas delas consonantes com perspectivas construtivistas de ensino/aprendizagem e com uma visão moderna da Ciência e dos cientistas. O manual escolar tem sido apontado como um dos instrumentos didácticos de grande importância no ensino das ciências, sendo um veículo de transmissão de imagens sobre a natureza da Ciência e da construção do conhecimento científico e um factor determinante na implementação do currículo e das abordagens de ensino por parte dos professores. No entanto, são analisadas dificuldades na formação epistemológica desses professores, no essencial, baseada em quadros empiristas/indutivistas. Este estudo pretende contribuir para a formação epistemológica dos professores de Física e Química através da reflexão acerca daquelas imagens veiculadas por manuais escolares. Mais concretamente trata-se de analisar, até que ponto os manuais editados recentemente, de acordo com os novos programas, veiculam imagens de Ciência congruentes com perspectivas epistemológicas contemporâneas de cariz racionalista/construtivista, contribuindo assim para a consecução das finalidades e objectivos gerais dos novos programas de Físico-Química. Analisaram-se 4 manuais de Química usados no ensino secundário, em particular em relação ao tópico "Reacções Ácido-Base", segundo três dimensões de análise: Metodologia da Ciência, Relações Ciêncianecnologia/Sociedade e História da Ciência. A técnica utilizada foi a análise (qualitativa) de conteúdo, tendo-se construído um instrumento de análise onde se definiram e operacionalizaram diversas categorias para cada uma daquelas dimensões. A validade interna do instrumento foi garantida através de dois juízes, que se pronunciaram sobre a definição das dimensões e categorias de análise e sua operacionalização. 0 problema da fidelidade dos resultados traduziu-se na concordância de outros investigadores com os resultados obtidos (fidelidade inter-codificadores) e do autor do estudo em momentos diferentes da análise (fidelidade intra-codificador). De um modo global, os resultados apontam para imagens de Ciência veiculadas por aqueles manuais de raíz empirista/positivista. Sugerem-se alternativas para a elaboração e exploração de materiais didácticos, a usar por alunos e professores, que facilitem a construção de imagens mais adequadas por parte dos alunos sobre a natureza da Ciência e da construção do conhecimento científico. Apresentam-se detalhes para a realização de um "workshop" para professores de Física e Química com a finalidade de os sensibilizar para a problemática manuais escolares/ imagens de Ciência por eles veiculadas.
id RCAP_8c783fb467f85c1b443b442566081cef
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagens de ciência veiculadas por manuais de química do ensino secundário: implicações na formação de professores de física e químicaManuais escolaresDesenvolvimento dos currículosA Reforma Curricular em curso aponta novas metas para o ensino da Física e da Química, algumas delas consonantes com perspectivas construtivistas de ensino/aprendizagem e com uma visão moderna da Ciência e dos cientistas. O manual escolar tem sido apontado como um dos instrumentos didácticos de grande importância no ensino das ciências, sendo um veículo de transmissão de imagens sobre a natureza da Ciência e da construção do conhecimento científico e um factor determinante na implementação do currículo e das abordagens de ensino por parte dos professores. No entanto, são analisadas dificuldades na formação epistemológica desses professores, no essencial, baseada em quadros empiristas/indutivistas. Este estudo pretende contribuir para a formação epistemológica dos professores de Física e Química através da reflexão acerca daquelas imagens veiculadas por manuais escolares. Mais concretamente trata-se de analisar, até que ponto os manuais editados recentemente, de acordo com os novos programas, veiculam imagens de Ciência congruentes com perspectivas epistemológicas contemporâneas de cariz racionalista/construtivista, contribuindo assim para a consecução das finalidades e objectivos gerais dos novos programas de Físico-Química. Analisaram-se 4 manuais de Química usados no ensino secundário, em particular em relação ao tópico "Reacções Ácido-Base", segundo três dimensões de análise: Metodologia da Ciência, Relações Ciêncianecnologia/Sociedade e História da Ciência. A técnica utilizada foi a análise (qualitativa) de conteúdo, tendo-se construído um instrumento de análise onde se definiram e operacionalizaram diversas categorias para cada uma daquelas dimensões. A validade interna do instrumento foi garantida através de dois juízes, que se pronunciaram sobre a definição das dimensões e categorias de análise e sua operacionalização. 0 problema da fidelidade dos resultados traduziu-se na concordância de outros investigadores com os resultados obtidos (fidelidade inter-codificadores) e do autor do estudo em momentos diferentes da análise (fidelidade intra-codificador). De um modo global, os resultados apontam para imagens de Ciência veiculadas por aqueles manuais de raíz empirista/positivista. Sugerem-se alternativas para a elaboração e exploração de materiais didácticos, a usar por alunos e professores, que facilitem a construção de imagens mais adequadas por parte dos alunos sobre a natureza da Ciência e da construção do conhecimento científico. Apresentam-se detalhes para a realização de um "workshop" para professores de Física e Química com a finalidade de os sensibilizar para a problemática manuais escolares/ imagens de Ciência por eles veiculadas.New Curricular Reform in Portugal proposes new aims to the teaching of Physics and Chemistry, some of them congruent with constructivist teaching perspectives and with a modern vision of Science and scientists. Textbooks have been considered as one of the most important educational resources in science teaching because of its role in the construction of pupil's images about the nature of Science and as a decisive factor in the teachers' approches to the curriculum. On the other hand, difficulties both in the epistemologic perspectives and practices of those science teachers have been reported. Most of the time those perspectives and practices are of the empiricist / inductive type. This study aims to promote the epistemologic education of physics and chemistry secondary school teachers through the reflection about images of Science transmited by school textbooks. More specificaly, our objective is to analyse images of Science transmited by Chemistry Textbooksand is relationship with modern epistemologic perspectives of racionalist / constructivist type. Four Chemistry Textbooks used in secondary level (11 th grade) were analysed, specially the topic "Acid-Base". Three dimensions were explored: Scientific methodology, Science- Technology - Society relationships and History of Science. Content analysis was used as the technique. lnternal validity of the analysis instrument was garanteed by two independent judges. Reliability of the results was based on intercoder reliability and intracoder reliability. On the whole, results corroborate the main research hypothesis of this study, e.g., the saliency of empiricist / positivist images. Suggestions of alternative teaching materials to be used in chemistry classrooms are put forward. Details of a workshop for physic and chemistry teachers are presented.1996-01-01T00:00:00Z1996-01-01T00:00:00Z1996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38258porCampos, Carlos Alberto Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:02Zoai:ria.ua.pt:10773/38258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:27.852892Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagens de ciência veiculadas por manuais de química do ensino secundário: implicações na formação de professores de física e química
title Imagens de ciência veiculadas por manuais de química do ensino secundário: implicações na formação de professores de física e química
spellingShingle Imagens de ciência veiculadas por manuais de química do ensino secundário: implicações na formação de professores de física e química
Campos, Carlos Alberto Costa
Manuais escolares
Desenvolvimento dos currículos
title_short Imagens de ciência veiculadas por manuais de química do ensino secundário: implicações na formação de professores de física e química
title_full Imagens de ciência veiculadas por manuais de química do ensino secundário: implicações na formação de professores de física e química
title_fullStr Imagens de ciência veiculadas por manuais de química do ensino secundário: implicações na formação de professores de física e química
title_full_unstemmed Imagens de ciência veiculadas por manuais de química do ensino secundário: implicações na formação de professores de física e química
title_sort Imagens de ciência veiculadas por manuais de química do ensino secundário: implicações na formação de professores de física e química
author Campos, Carlos Alberto Costa
author_facet Campos, Carlos Alberto Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Carlos Alberto Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Manuais escolares
Desenvolvimento dos currículos
topic Manuais escolares
Desenvolvimento dos currículos
description A Reforma Curricular em curso aponta novas metas para o ensino da Física e da Química, algumas delas consonantes com perspectivas construtivistas de ensino/aprendizagem e com uma visão moderna da Ciência e dos cientistas. O manual escolar tem sido apontado como um dos instrumentos didácticos de grande importância no ensino das ciências, sendo um veículo de transmissão de imagens sobre a natureza da Ciência e da construção do conhecimento científico e um factor determinante na implementação do currículo e das abordagens de ensino por parte dos professores. No entanto, são analisadas dificuldades na formação epistemológica desses professores, no essencial, baseada em quadros empiristas/indutivistas. Este estudo pretende contribuir para a formação epistemológica dos professores de Física e Química através da reflexão acerca daquelas imagens veiculadas por manuais escolares. Mais concretamente trata-se de analisar, até que ponto os manuais editados recentemente, de acordo com os novos programas, veiculam imagens de Ciência congruentes com perspectivas epistemológicas contemporâneas de cariz racionalista/construtivista, contribuindo assim para a consecução das finalidades e objectivos gerais dos novos programas de Físico-Química. Analisaram-se 4 manuais de Química usados no ensino secundário, em particular em relação ao tópico "Reacções Ácido-Base", segundo três dimensões de análise: Metodologia da Ciência, Relações Ciêncianecnologia/Sociedade e História da Ciência. A técnica utilizada foi a análise (qualitativa) de conteúdo, tendo-se construído um instrumento de análise onde se definiram e operacionalizaram diversas categorias para cada uma daquelas dimensões. A validade interna do instrumento foi garantida através de dois juízes, que se pronunciaram sobre a definição das dimensões e categorias de análise e sua operacionalização. 0 problema da fidelidade dos resultados traduziu-se na concordância de outros investigadores com os resultados obtidos (fidelidade inter-codificadores) e do autor do estudo em momentos diferentes da análise (fidelidade intra-codificador). De um modo global, os resultados apontam para imagens de Ciência veiculadas por aqueles manuais de raíz empirista/positivista. Sugerem-se alternativas para a elaboração e exploração de materiais didácticos, a usar por alunos e professores, que facilitem a construção de imagens mais adequadas por parte dos alunos sobre a natureza da Ciência e da construção do conhecimento científico. Apresentam-se detalhes para a realização de um "workshop" para professores de Física e Química com a finalidade de os sensibilizar para a problemática manuais escolares/ imagens de Ciência por eles veiculadas.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01T00:00:00Z
1996-01-01T00:00:00Z
1996
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38258
url http://hdl.handle.net/10773/38258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137737123561472