Natureza das atividades laboratoriais de investigação nos Manuais Escolares de Físico-Química do 8.º Ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho da Silva, José Luís de Jesus
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Duarte, Joana Margarida Coelho, Faria Durães, Mário Miguel Linhares Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4208
Resumo: As atividades laboratoriais de investigação, concebidas no âmbito da ciência escolar, são apontadas como as mais adequadas para a promoção do desenvolvimento da aprendizagem dos processos científicos e, consequentemente, da capacidade de indagação/investigação. Contudo, podem também contribuir para a aprendizagem do conhecimento substantivo. É no âmbito deste enquadramento teórico que se procede à análise de conteúdo da natureza e grau de abertura deste tipo de atividades nos oito manuais escolares portugueses de Físico-Química do 8.º ano de escolaridade. Neste conjunto, identificaram-se 22 atividades laboratoriais do tipo investigação. A relevância conferida a este tipo de atividades é limitada na maioria dos manuais escolares, dado estarem presentes em número reduzido. Constata-se que a promoção do desenvolvimento da capacidade de investigação não é o papel primordial que lhes é atribuído, estando direcionadas principalmente para a (re)construção do conhecimento substantivo. Mostra-se, assim, necessária uma reconfiguração das atividades laboratoriais, incrementando as investigações e promovendo intencional e explicitamente a aprendizagem dos processos científicos, numa aproximação à metodologia científica.
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