Natureza das atividades laboratoriais de investigação nos Manuais Escolares de Físico-Química do 8.º Ano
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4208 |
Resumo: | As atividades laboratoriais de investigação, concebidas no âmbito da ciência escolar, são apontadas como as mais adequadas para a promoção do desenvolvimento da aprendizagem dos processos científicos e, consequentemente, da capacidade de indagação/investigação. Contudo, podem também contribuir para a aprendizagem do conhecimento substantivo. É no âmbito deste enquadramento teórico que se procede à análise de conteúdo da natureza e grau de abertura deste tipo de atividades nos oito manuais escolares portugueses de Físico-Química do 8.º ano de escolaridade. Neste conjunto, identificaram-se 22 atividades laboratoriais do tipo investigação. A relevância conferida a este tipo de atividades é limitada na maioria dos manuais escolares, dado estarem presentes em número reduzido. Constata-se que a promoção do desenvolvimento da capacidade de investigação não é o papel primordial que lhes é atribuído, estando direcionadas principalmente para a (re)construção do conhecimento substantivo. Mostra-se, assim, necessária uma reconfiguração das atividades laboratoriais, incrementando as investigações e promovendo intencional e explicitamente a aprendizagem dos processos científicos, numa aproximação à metodologia científica. |
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Natureza das atividades laboratoriais de investigação nos Manuais Escolares de Físico-Química do 8.º AnoEducaçãoEducação em Ciências; Manuais EscolaresAs atividades laboratoriais de investigação, concebidas no âmbito da ciência escolar, são apontadas como as mais adequadas para a promoção do desenvolvimento da aprendizagem dos processos científicos e, consequentemente, da capacidade de indagação/investigação. Contudo, podem também contribuir para a aprendizagem do conhecimento substantivo. É no âmbito deste enquadramento teórico que se procede à análise de conteúdo da natureza e grau de abertura deste tipo de atividades nos oito manuais escolares portugueses de Físico-Química do 8.º ano de escolaridade. Neste conjunto, identificaram-se 22 atividades laboratoriais do tipo investigação. A relevância conferida a este tipo de atividades é limitada na maioria dos manuais escolares, dado estarem presentes em número reduzido. Constata-se que a promoção do desenvolvimento da capacidade de investigação não é o papel primordial que lhes é atribuído, estando direcionadas principalmente para a (re)construção do conhecimento substantivo. Mostra-se, assim, necessária uma reconfiguração das atividades laboratoriais, incrementando as investigações e promovendo intencional e explicitamente a aprendizagem dos processos científicos, numa aproximação à metodologia científica.Universidade Metodista de PiracicabaCoelho da Silva, José Luís de JesusDuarte, Joana Margarida CoelhoFaria Durães, Mário Miguel Linhares Pereira2019-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise de conteúdoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/420810.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p145-159Comunicações; v. 26, n. 2 (2019); 145-1592238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4208/2343POrtugalSéculo XXIEducaçãoDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-05T20:23:03Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4208Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-12-05T20:23:03Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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