Manuais escolares de Física e de Química do ensino secundário: estudo sobre a inserção de conteúdos da História da Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montinho, Isilda Isabel Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5407
Resumo: O projeto curricular atual para o ensino secundário em Portugal e a investigação em educação em Ciências valorizam e defendem a inserção de conteúdos relacionados com a História da Ciência no ensino da Física e da Química. A exploração dos conteúdos através de uma abordagem histórica ou a exploração em contexto de sala de aula dos diversos conteúdos recorrendo a elementos da História da Física e da Química poderão, quando bem implementadas e exploradas, contribuir para o desenvolvimento de competências transversais e específicas nos alunos. O presente estudo teve como ponto de partida o trabalho realizado por Leite (2002) que, por se reportar a um programa que já não se encontra em vigor, necessita de alguma atualização, pois não expressa as alterações/inclusões introduzidas nos manuais escolares após o programa da disciplina de Física e Química A do 10.º ano de escolaridade ter entrado em vigor no ano letivo de 2003/2004 e que se manterá até ao ano letivo de 2015/2016. Pretende-se com este estudo apresentar os resultados de um estudo baseado na análise de conteúdo de sete manuais escolares do 10.° ano de escolaridade, relativamente à forma como apresentam a História da Ciência, mais propriamente a História da Física e da Química, no desenvolvimento e apresentação dos conteúdos científicos e, através destes, concluir sobre a evolução ou não da utilização da História da Ciência nos conteúdos programáticos com recurso a estudos já realizados. A análise de conteúdo foi baseada nas categorias e subcategorias definidas por Leite (2002) e operacionalizadas através de uma lista de verificação. Os resultados obtidos mostram que todos os manuais analisados incluem informação sobre História da Ciência. No entanto, entre os manuais analisados registam-se algumas diferenças no que concerne à forma como essa informação é abordada e igualmente quanto à quantidade de informação incluída. Já quando se agrupam os manuais de acordo com as componentes de Química e de Física a comparação dos grupos revela que essas diferenças são ainda maiores com a informação sobre História da Ciência a escassear mais no lado da Física. Tais resultados realçam as limitações que ainda se podem encontrar no que diz respeito à inclusão da História da Ciência nos conteúdos que constam do programa da disciplina e à forma como essa informação é transmitida por parte de quem idealiza e concebe os manuais. Deste modo, se acrescentarmos o facto de o manual escolar ser ainda um material pedagógico muito valorizado no ensino, quer ao nível da preparação de aulas, consulta e lecionação por parte dos professores, quer como uma fonte de informação, praticamente exclusiva, por parte dos alunos, é importante que seja ponderada a necessidade de revestir com mais importância e relevância a correta contextualização da informação histórica incluída nos manuais de modo a conseguir uma melhor divulgação da História da Ciência no ensino da Física e da Química.
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O presente estudo teve como ponto de partida o trabalho realizado por Leite (2002) que, por se reportar a um programa que já não se encontra em vigor, necessita de alguma atualização, pois não expressa as alterações/inclusões introduzidas nos manuais escolares após o programa da disciplina de Física e Química A do 10.º ano de escolaridade ter entrado em vigor no ano letivo de 2003/2004 e que se manterá até ao ano letivo de 2015/2016. Pretende-se com este estudo apresentar os resultados de um estudo baseado na análise de conteúdo de sete manuais escolares do 10.° ano de escolaridade, relativamente à forma como apresentam a História da Ciência, mais propriamente a História da Física e da Química, no desenvolvimento e apresentação dos conteúdos científicos e, através destes, concluir sobre a evolução ou não da utilização da História da Ciência nos conteúdos programáticos com recurso a estudos já realizados. A análise de conteúdo foi baseada nas categorias e subcategorias definidas por Leite (2002) e operacionalizadas através de uma lista de verificação. Os resultados obtidos mostram que todos os manuais analisados incluem informação sobre História da Ciência. No entanto, entre os manuais analisados registam-se algumas diferenças no que concerne à forma como essa informação é abordada e igualmente quanto à quantidade de informação incluída. Já quando se agrupam os manuais de acordo com as componentes de Química e de Física a comparação dos grupos revela que essas diferenças são ainda maiores com a informação sobre História da Ciência a escassear mais no lado da Física. Tais resultados realçam as limitações que ainda se podem encontrar no que diz respeito à inclusão da História da Ciência nos conteúdos que constam do programa da disciplina e à forma como essa informação é transmitida por parte de quem idealiza e concebe os manuais. Deste modo, se acrescentarmos o facto de o manual escolar ser ainda um material pedagógico muito valorizado no ensino, quer ao nível da preparação de aulas, consulta e lecionação por parte dos professores, quer como uma fonte de informação, praticamente exclusiva, por parte dos alunos, é importante que seja ponderada a necessidade de revestir com mais importância e relevância a correta contextualização da informação histórica incluída nos manuais de modo a conseguir uma melhor divulgação da História da Ciência no ensino da Física e da Química.The current curriculum plan for secondary education in Portugal and the research in Science education value and defend the inclusion of History of Science related content, in the teaching of physics and chemistry. The exploration of content through an historical approach or the exploration in a classroom environment of the various contents using elements of the History of Physics and Chemistry might, when properly implemented and exploited, contribute to the development of transversal and specific skills in students. The present study had as its point starting the work made by Leite (2002) that, as it refers to a curriculum that is no longer in place, needs some updating, since it doesn't expresses the changes / additions introduced in the textbooks after the 10th grade Physics and Chemistry a's discipline program came into place in the 2003/2004 school year and which will continue until the 2015/2016 school year. The aim of this study is to present the results of an study based on content analysis of seven textbooks of the 10th grade, regarding the way they present the History of Science, specifically the History of Physics and Chemistry, in the development and presentation of scientific content and, through these, conclude about the progress or otherwise of the use of the History of Science in the program contents using previous studies. The content analysis was based on categories and subcategories defined by Leite (2002) and operationalized through a checklist. The results show that all the analyzed textbooks include information on the History of Science. However, among the analyzed textbooks some differences regarding the way the information is addressed and also on the amount of information included are noticed. But when the manuals are grouped according to the components of chemistry and physics the groups‟ comparison reveals that these differences are even greater with information about the History of Science being scarcer on the physics‟ group. These results highlight the limitations that can still be found regarding to the inclusion of the History of Science in the contents listed in the discipline's program and the way that this information is transmitted by the person who conceives and designs textbooks. This being said, if we add the fact that the textbooks are still a highly valued teaching material, both in terms of lesson preparation, consultation and teaching by teachers, and as a source of information, almost exclusively, by students, it is important to consider a need to give more importance and relevance to the correct context of the historical information contained in the textbooks in order to achieve a better dissemination of the History of Science in the physics and chemistry teaching.2016-01-14T12:29:54Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5407pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMontinho, Isilda Isabel Rodriguesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:19Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:26.222270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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