Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Armando B.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Cardoso, Margarida G.M.S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2151
Resumo: Copyright © 2004 Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM – The Marketing School).
id RCAP_8c95301b2bc82ef9ceae8eb4b8b200ad
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalhoGestão da DistribuiçãoGestão de VendasMarketingCopyright © 2004 Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM – The Marketing School).Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos na tipificação de lojas de retalho alimentar de pequena dimensão. O objectivo da tipificação prende-se não só com a realização futura de acções de marketing mas também com a previsão de vendas por métodos de analogia. Ainda que se tenha recolhido muita informação resultante de inquéritos a clientes, bases de dados sobre concorrência, demografia do INE e por observação directa das lojas e localizações, o reduzido número de lojas existentes dificulta a avaliação interna das tipificações obtidas. Assim, sugerem-se e aplicam-se diferentes técnicas de validação interna e externa para construção dos agrupamentos de lojas com utilização de conhecimentos de especialistas. Os métodos apresentados de integração de conhecimento dos especialistas a priori apresentam bons resultados. No entanto, conclui-se pela melhor qualidade das soluções resultantes da integração dos especialistas a posteriori, verificando-se que variação intra-grupos das vendas anuais é menor segundo esta abordagem.ABSTRACT: In this article we use several clustering and classification tecniches to define types of food stores of small dimension. The objective for this is to support the future accomplishment of marketing actions and also to fore cast sales by analogy methods. Although we had picked up a lot of data by means of inquiries, existing data bases on competition, demography, and direct observation of the stores and its locations, the few existing stores makes internal validation of obtained clusters very difficult. Thus, we suggest here several different techniques of external and internal validation with the explicit or inplicit use of knowledge of specia lists. The suggested a priori methods of specialists knowledge integration present good results. However, we found better quality in the resulting solutions for the knowledge integration a posteriori, as the calculated intra-grupes variaction of the annual sales happen to be smaller.IPAM / Talent-SGPSRepositório da Universidade dos AçoresMendes, Armando B.Cardoso, Margarida G.M.S.2013-07-23T12:20:17Z20042013-07-17T15:52:17Z2004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2151porMendes, Armando Brito; Cardoso, Margarida G.M.S. (2004). "Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho". «Revista Portuguesa de Marketing», 16: 11-24.0873-2949info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:54Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:51.870679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho
title Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho
spellingShingle Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho
Mendes, Armando B.
Gestão da Distribuição
Gestão de Vendas
Marketing
title_short Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho
title_full Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho
title_fullStr Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho
title_full_unstemmed Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho
title_sort Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho
author Mendes, Armando B.
author_facet Mendes, Armando B.
Cardoso, Margarida G.M.S.
author_role author
author2 Cardoso, Margarida G.M.S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Armando B.
Cardoso, Margarida G.M.S.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Distribuição
Gestão de Vendas
Marketing
topic Gestão da Distribuição
Gestão de Vendas
Marketing
description Copyright © 2004 Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM – The Marketing School).
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2013-07-23T12:20:17Z
2013-07-17T15:52:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2151
url http://hdl.handle.net/10400.3/2151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, Armando Brito; Cardoso, Margarida G.M.S. (2004). "Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho". «Revista Portuguesa de Marketing», 16: 11-24.
0873-2949
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPAM / Talent-SGPS
publisher.none.fl_str_mv IPAM / Talent-SGPS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130695707131904