Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cunha, Michelle Oliveira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8763
Resumo: Este trabalho constitui parte de um projeto maior apoiado pela FAPESP (2009/54874-6) que tem como foco o processo discursivo na construção do conhecimento que ocorre no contexto das escolas. A partir do conceito de abordagem comunicativa (Mortimer & Scott, 2003) analisamos como o professor trabalha o discurso na sala de aula com seus alunos.  Na construção dos dados, as aulas de física com a duração de 50 minutos cada  foram gravadas  em vídeo. As salas de aula do 1.º ano do ensino médio de escola pública do interior do Estado de São Paulo/Brasil eram constituídas de 22 alunos. Nesta pesquisa foi feita a análise dos processos discursivos de um episódio ocorrido durante as aulas cujo tema foi queda livre. A sequência analisada permite apontar que os discursos observados são de modo heterogêneo, sendo direcionados como discurso interativo/de autoridade, indicando que o professor, em suas questões, demanda um modo correto de resposta dos alunos que leva à monologização do discurso.
id RCAP_8c99626319bb089b200589afac78ea82
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8763
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livreXV ENEC - Práticas educativas em ciênciasEste trabalho constitui parte de um projeto maior apoiado pela FAPESP (2009/54874-6) que tem como foco o processo discursivo na construção do conhecimento que ocorre no contexto das escolas. A partir do conceito de abordagem comunicativa (Mortimer & Scott, 2003) analisamos como o professor trabalha o discurso na sala de aula com seus alunos.  Na construção dos dados, as aulas de física com a duração de 50 minutos cada  foram gravadas  em vídeo. As salas de aula do 1.º ano do ensino médio de escola pública do interior do Estado de São Paulo/Brasil eram constituídas de 22 alunos. Nesta pesquisa foi feita a análise dos processos discursivos de um episódio ocorrido durante as aulas cujo tema foi queda livre. A sequência analisada permite apontar que os discursos observados são de modo heterogêneo, sendo direcionados como discurso interativo/de autoridade, indicando que o professor, em suas questões, demanda um modo correto de resposta dos alunos que leva à monologização do discurso.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8763por1646-2335Tommasiello, Maria Guiomar CarneiroCunha, Michelle Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:53.883021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre
title Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre
spellingShingle Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre
Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
XV ENEC - Práticas educativas em ciências
title_short Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre
title_full Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre
title_fullStr Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre
title_full_unstemmed Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre
title_sort Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre
author Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
author_facet Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
Cunha, Michelle Oliveira da
author_role author
author2 Cunha, Michelle Oliveira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
Cunha, Michelle Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv XV ENEC - Práticas educativas em ciências
topic XV ENEC - Práticas educativas em ciências
description Este trabalho constitui parte de um projeto maior apoiado pela FAPESP (2009/54874-6) que tem como foco o processo discursivo na construção do conhecimento que ocorre no contexto das escolas. A partir do conceito de abordagem comunicativa (Mortimer & Scott, 2003) analisamos como o professor trabalha o discurso na sala de aula com seus alunos.  Na construção dos dados, as aulas de física com a duração de 50 minutos cada  foram gravadas  em vídeo. As salas de aula do 1.º ano do ensino médio de escola pública do interior do Estado de São Paulo/Brasil eram constituídas de 22 alunos. Nesta pesquisa foi feita a análise dos processos discursivos de um episódio ocorrido durante as aulas cujo tema foi queda livre. A sequência analisada permite apontar que os discursos observados são de modo heterogêneo, sendo direcionados como discurso interativo/de autoridade, indicando que o professor, em suas questões, demanda um modo correto de resposta dos alunos que leva à monologização do discurso.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.8763
url https://doi.org/10.25755/int.8763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950069649408