Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8763 |
Resumo: | Este trabalho constitui parte de um projeto maior apoiado pela FAPESP (2009/54874-6) que tem como foco o processo discursivo na construção do conhecimento que ocorre no contexto das escolas. A partir do conceito de abordagem comunicativa (Mortimer & Scott, 2003) analisamos como o professor trabalha o discurso na sala de aula com seus alunos. Na construção dos dados, as aulas de física com a duração de 50 minutos cada foram gravadas em vídeo. As salas de aula do 1.º ano do ensino médio de escola pública do interior do Estado de São Paulo/Brasil eram constituídas de 22 alunos. Nesta pesquisa foi feita a análise dos processos discursivos de um episódio ocorrido durante as aulas cujo tema foi queda livre. A sequência analisada permite apontar que os discursos observados são de modo heterogêneo, sendo direcionados como discurso interativo/de autoridade, indicando que o professor, em suas questões, demanda um modo correto de resposta dos alunos que leva à monologização do discurso. |
id |
RCAP_8c99626319bb089b200589afac78ea82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8763 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livreXV ENEC - Práticas educativas em ciênciasEste trabalho constitui parte de um projeto maior apoiado pela FAPESP (2009/54874-6) que tem como foco o processo discursivo na construção do conhecimento que ocorre no contexto das escolas. A partir do conceito de abordagem comunicativa (Mortimer & Scott, 2003) analisamos como o professor trabalha o discurso na sala de aula com seus alunos. Na construção dos dados, as aulas de física com a duração de 50 minutos cada foram gravadas em vídeo. As salas de aula do 1.º ano do ensino médio de escola pública do interior do Estado de São Paulo/Brasil eram constituídas de 22 alunos. Nesta pesquisa foi feita a análise dos processos discursivos de um episódio ocorrido durante as aulas cujo tema foi queda livre. A sequência analisada permite apontar que os discursos observados são de modo heterogêneo, sendo direcionados como discurso interativo/de autoridade, indicando que o professor, em suas questões, demanda um modo correto de resposta dos alunos que leva à monologização do discurso.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8763por1646-2335Tommasiello, Maria Guiomar CarneiroCunha, Michelle Oliveira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8763Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:53.883021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre |
title |
Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre |
spellingShingle |
Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
title_short |
Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre |
title_full |
Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre |
title_fullStr |
Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre |
title_full_unstemmed |
Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre |
title_sort |
Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre |
author |
Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro |
author_facet |
Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro Cunha, Michelle Oliveira da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Michelle Oliveira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro Cunha, Michelle Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
topic |
XV ENEC - Práticas educativas em ciências |
description |
Este trabalho constitui parte de um projeto maior apoiado pela FAPESP (2009/54874-6) que tem como foco o processo discursivo na construção do conhecimento que ocorre no contexto das escolas. A partir do conceito de abordagem comunicativa (Mortimer & Scott, 2003) analisamos como o professor trabalha o discurso na sala de aula com seus alunos. Na construção dos dados, as aulas de física com a duração de 50 minutos cada foram gravadas em vídeo. As salas de aula do 1.º ano do ensino médio de escola pública do interior do Estado de São Paulo/Brasil eram constituídas de 22 alunos. Nesta pesquisa foi feita a análise dos processos discursivos de um episódio ocorrido durante as aulas cujo tema foi queda livre. A sequência analisada permite apontar que os discursos observados são de modo heterogêneo, sendo direcionados como discurso interativo/de autoridade, indicando que o professor, em suas questões, demanda um modo correto de resposta dos alunos que leva à monologização do discurso. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.8763 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.8763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950069649408 |