Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8755 |
Resumo: | Na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve realizaram-se Feiras de atividades em ciências para crianças que frequentavam jardins de infância da região, em 2006 e 2013, tendo participado nas atividades mais de 200 crianças. A realização destes eventos estava integrada em disciplinas dos cursos de formação de educadores de infância que abordavam assuntos de educação em ciências, formação musical e expressão dramática. Foram desenvolvidas atividades sob a forma de jogos, modelos anatómicos, puzzles, problemas matemáticos, experiências e dramatizações, integradas em domínios das ciências físicas e naturais. Abordaram-se conceitos como a reprodução das plantas, hereditariedade, combinações matemáticas, estados físicos da água, camuflagem, entre muitos outros (não descritos neste documento). As atividades foram promovidas em cenários criados para o efeito e foram desenvolvidas estratégias didáticas adequadas à dinamização dos conceitos. Estas experiências de conceção e realização das Feiras de atividades são exemplos de projetos desenvolvidos com os alunos, em contexto de formação no ensino superior, que permitem a construção de conhecimento em várias áreas, simultaneamente. Constatou-se que um evento desta natureza cria condições propícias para promover, de forma integrada e holística, o conhecimento em ciências, a capacidade de expressão e comunicação e, também, o desenvolvimento da formação pessoal e social. A participação das crianças nas Feiras de atividades pautou-se por um enorme entusiasmo e espontaneidade de expressão, com revelação das ideias que possuíam relativamente ao que observavam. A explicitação e comunicação do que compreendiam foi manifestado através das ações que desenvolviam. Neste documento aborda-se a importância desta forma de educação não formal descrevendo-se os procedimentos seguidos na conceção e realização das Feiras de atividades e apresentando-se algumas atividades representativas dos jogos, modelos anatómicos, atividades exploratórias e dramatizações. |
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Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolarXV ENEC - Práticas educativas em ciênciasNa Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve realizaram-se Feiras de atividades em ciências para crianças que frequentavam jardins de infância da região, em 2006 e 2013, tendo participado nas atividades mais de 200 crianças. A realização destes eventos estava integrada em disciplinas dos cursos de formação de educadores de infância que abordavam assuntos de educação em ciências, formação musical e expressão dramática. Foram desenvolvidas atividades sob a forma de jogos, modelos anatómicos, puzzles, problemas matemáticos, experiências e dramatizações, integradas em domínios das ciências físicas e naturais. Abordaram-se conceitos como a reprodução das plantas, hereditariedade, combinações matemáticas, estados físicos da água, camuflagem, entre muitos outros (não descritos neste documento). As atividades foram promovidas em cenários criados para o efeito e foram desenvolvidas estratégias didáticas adequadas à dinamização dos conceitos. Estas experiências de conceção e realização das Feiras de atividades são exemplos de projetos desenvolvidos com os alunos, em contexto de formação no ensino superior, que permitem a construção de conhecimento em várias áreas, simultaneamente. Constatou-se que um evento desta natureza cria condições propícias para promover, de forma integrada e holística, o conhecimento em ciências, a capacidade de expressão e comunicação e, também, o desenvolvimento da formação pessoal e social. A participação das crianças nas Feiras de atividades pautou-se por um enorme entusiasmo e espontaneidade de expressão, com revelação das ideias que possuíam relativamente ao que observavam. A explicitação e comunicação do que compreendiam foi manifestado através das ações que desenvolviam. Neste documento aborda-se a importância desta forma de educação não formal descrevendo-se os procedimentos seguidos na conceção e realização das Feiras de atividades e apresentando-se algumas atividades representativas dos jogos, modelos anatómicos, atividades exploratórias e dramatizações.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8755por1646-2335Coelho, Ana CristinaGonçalves, Carla DionísioCavaco, TeresaBaião, AnaCorreia, RaquelHorta, Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:33Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:53.537400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve realizaram-se Feiras de atividades em ciências para crianças que frequentavam jardins de infância da região, em 2006 e 2013, tendo participado nas atividades mais de 200 crianças. A realização destes eventos estava integrada em disciplinas dos cursos de formação de educadores de infância que abordavam assuntos de educação em ciências, formação musical e expressão dramática. Foram desenvolvidas atividades sob a forma de jogos, modelos anatómicos, puzzles, problemas matemáticos, experiências e dramatizações, integradas em domínios das ciências físicas e naturais. Abordaram-se conceitos como a reprodução das plantas, hereditariedade, combinações matemáticas, estados físicos da água, camuflagem, entre muitos outros (não descritos neste documento). As atividades foram promovidas em cenários criados para o efeito e foram desenvolvidas estratégias didáticas adequadas à dinamização dos conceitos. Estas experiências de conceção e realização das Feiras de atividades são exemplos de projetos desenvolvidos com os alunos, em contexto de formação no ensino superior, que permitem a construção de conhecimento em várias áreas, simultaneamente. Constatou-se que um evento desta natureza cria condições propícias para promover, de forma integrada e holística, o conhecimento em ciências, a capacidade de expressão e comunicação e, também, o desenvolvimento da formação pessoal e social. A participação das crianças nas Feiras de atividades pautou-se por um enorme entusiasmo e espontaneidade de expressão, com revelação das ideias que possuíam relativamente ao que observavam. A explicitação e comunicação do que compreendiam foi manifestado através das ações que desenvolviam. Neste documento aborda-se a importância desta forma de educação não formal descrevendo-se os procedimentos seguidos na conceção e realização das Feiras de atividades e apresentando-se algumas atividades representativas dos jogos, modelos anatómicos, atividades exploratórias e dramatizações. |
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