Os diferentes registros semióticos e suas relações na prática pedagógica de professores de física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega, Cristina Alves Cruz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.8762
Resumo: Este trabalho é resultado de um projeto de Iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica [PIBIC] do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPq],  constituindo parte de um projeto maior apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo [FAPESP] (2009/54874-6) e pelo CNPq (407257/2012-8). O trabalho teve como objetivo investigar a mediação do professor em aulas de Física do ensino médio, com fundamento na teoria sócio-histórica de Vygotsky, permitindo identificar as possibilidades de redimensionar as práticas pedagógicas do professor por meio de uma pesquisa intervenção. No presente artigo foram analisados os diferentes aspectos do discurso em sala de aula, a partir da estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott (2002), apoiados em Vygotsky (1984) e Bakhtin (1986). Esta estrutura analítica fundamenta-se nos diversos registros semióticos criados para comunicação e representação da realidade e ao trânsito entre as diversas representações proposto por Duval (2009). As aulas foram gravadas em vídeo, sendo destacados e analisados dois episódios, o primeiro em uma aula regular e o segundo, de uma aula com intervenção. Comparando os episódios 1 e o 2 observou-se uma mudança da postura do professor e dos alunos. Embora nos dois episódios a abordagem comunicativa seja interativa/de autoridade, verificou-se que no segundo episódio o professor busca explorar mais as ideias dos alunos, alterando-se também os padrões de interação. Observou-se que a diversificação da representação de um mesmo objeto aumentou a capacidade cognitiva dos alunos possibilitando a apropriação do conhecimento. As mudanças ocorridas possibilitaram a melhoria da aprendizagem quando se estabelecem a conversão entre os diferentes registros semióticos.
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