Tendências para o futuro na hotelaria: um estudo ao comportamento do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/19024 |
Resumo: | O sector do turismo é influenciado por diversas variáveis, sendo que muitas provêm do seu ambiente externo, como crises políticas, catástrofes naturais, mudanças no ambiente económico, entre outras. Estas alterações afetam, não só a economia do turismo, mas também causam mudanças no próprio turista, o qual vai alterando o seu comportamento. A hotelaria, como parte integrante do sistema turístico, também opera num ambiente que sofre constantes mudanças e se caracteriza por uma forte competitividade. É, por isto, preciso um planeamento estratégico, que permita antecipar mudanças ou ameaças e que esteja a atento às necessidades e expectativas dos seus consumidores. O objetivo deste estudo é analisar o comportamento do consumidor face aos estabelecimentos hoteleiros portugueses, identificando as tendências que estão a influenciar o sector, numa perspetiva do lado da procura. Para atingir estes objetivos, utilizou-se um inquérito por questionário para a recolha de dados primários, dirigido aos hóspedes de estabelecimentos hoteleiros portugueses, tendo sido obtidas 305 respostas válidas. Os resultados obtidos revelam que a internet é importante para os turistas para planear e reservar o alojamento e, no que se refere aos atributos mais importantes para a decisão, os fatores qualidade de serviço e acessibilidade foram evidenciados como os mais importantes. Além disto, concluiu-se que a tecnologia e a personalização são as áreas que geram mais expectativas nos consumidores relativamente ao futuro dos estabelecimentos hoteleiros portugueses. |
id |
RCAP_8c9cad996aaaff90f5ad277cc960b982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/19024 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tendências para o futuro na hotelaria: um estudo ao comportamento do consumidorGestão hoteleiraComportamento dos consumidores - TurismoO sector do turismo é influenciado por diversas variáveis, sendo que muitas provêm do seu ambiente externo, como crises políticas, catástrofes naturais, mudanças no ambiente económico, entre outras. Estas alterações afetam, não só a economia do turismo, mas também causam mudanças no próprio turista, o qual vai alterando o seu comportamento. A hotelaria, como parte integrante do sistema turístico, também opera num ambiente que sofre constantes mudanças e se caracteriza por uma forte competitividade. É, por isto, preciso um planeamento estratégico, que permita antecipar mudanças ou ameaças e que esteja a atento às necessidades e expectativas dos seus consumidores. O objetivo deste estudo é analisar o comportamento do consumidor face aos estabelecimentos hoteleiros portugueses, identificando as tendências que estão a influenciar o sector, numa perspetiva do lado da procura. Para atingir estes objetivos, utilizou-se um inquérito por questionário para a recolha de dados primários, dirigido aos hóspedes de estabelecimentos hoteleiros portugueses, tendo sido obtidas 305 respostas válidas. Os resultados obtidos revelam que a internet é importante para os turistas para planear e reservar o alojamento e, no que se refere aos atributos mais importantes para a decisão, os fatores qualidade de serviço e acessibilidade foram evidenciados como os mais importantes. Além disto, concluiu-se que a tecnologia e a personalização são as áreas que geram mais expectativas nos consumidores relativamente ao futuro dos estabelecimentos hoteleiros portugueses.The tourism sector is influenced by many factors, mostly related to its external environment, such as political crisis, natural disasters, changes in the economic environment, among others. These affect not only the tourism economy but they also induce changes in tourists, transforming their behaviour. Hotel establishments, part of the tourism system, also work in an environment which suffers influences and is highly competitive. Due to this, it is important to have a strategic planning that allows anticipating changes or threats, and that is paying attention to the needs and expectations of the consumers. The goal of this study is to analyse the consumer behaviour regarding portuguese hotel establishments, identifying trends that are influencing the sector, in the demand perspective. To achieve this goal, a questionnaire was applied to hotel establishments consumers, with 305 valid answers. The obtained results suggest that the internet is important for tourists to plan and book their stay, and, regarding the most important attributes for their decision, service quality and accessibility were evidenced as the most significant. Besides this, it was concluded that technology and personalisation are the areas that create more expectations in the consumers concerning the future of hotel establishments.Universidade de Aveiro2017-11-28T13:43:48Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19024TID:201569710porPacheco, Catarina Sofia Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:50Zoai:ria.ua.pt:10773/19024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:50.803215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências para o futuro na hotelaria: um estudo ao comportamento do consumidor |
title |
Tendências para o futuro na hotelaria: um estudo ao comportamento do consumidor |
spellingShingle |
Tendências para o futuro na hotelaria: um estudo ao comportamento do consumidor Pacheco, Catarina Sofia Ribeiro Gestão hoteleira Comportamento dos consumidores - Turismo |
title_short |
Tendências para o futuro na hotelaria: um estudo ao comportamento do consumidor |
title_full |
Tendências para o futuro na hotelaria: um estudo ao comportamento do consumidor |
title_fullStr |
Tendências para o futuro na hotelaria: um estudo ao comportamento do consumidor |
title_full_unstemmed |
Tendências para o futuro na hotelaria: um estudo ao comportamento do consumidor |
title_sort |
Tendências para o futuro na hotelaria: um estudo ao comportamento do consumidor |
author |
Pacheco, Catarina Sofia Ribeiro |
author_facet |
Pacheco, Catarina Sofia Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Catarina Sofia Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão hoteleira Comportamento dos consumidores - Turismo |
topic |
Gestão hoteleira Comportamento dos consumidores - Turismo |
description |
O sector do turismo é influenciado por diversas variáveis, sendo que muitas provêm do seu ambiente externo, como crises políticas, catástrofes naturais, mudanças no ambiente económico, entre outras. Estas alterações afetam, não só a economia do turismo, mas também causam mudanças no próprio turista, o qual vai alterando o seu comportamento. A hotelaria, como parte integrante do sistema turístico, também opera num ambiente que sofre constantes mudanças e se caracteriza por uma forte competitividade. É, por isto, preciso um planeamento estratégico, que permita antecipar mudanças ou ameaças e que esteja a atento às necessidades e expectativas dos seus consumidores. O objetivo deste estudo é analisar o comportamento do consumidor face aos estabelecimentos hoteleiros portugueses, identificando as tendências que estão a influenciar o sector, numa perspetiva do lado da procura. Para atingir estes objetivos, utilizou-se um inquérito por questionário para a recolha de dados primários, dirigido aos hóspedes de estabelecimentos hoteleiros portugueses, tendo sido obtidas 305 respostas válidas. Os resultados obtidos revelam que a internet é importante para os turistas para planear e reservar o alojamento e, no que se refere aos atributos mais importantes para a decisão, os fatores qualidade de serviço e acessibilidade foram evidenciados como os mais importantes. Além disto, concluiu-se que a tecnologia e a personalização são as áreas que geram mais expectativas nos consumidores relativamente ao futuro dos estabelecimentos hoteleiros portugueses. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-11-28T13:43:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/19024 TID:201569710 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/19024 |
identifier_str_mv |
TID:201569710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137590503276544 |