ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Turismo : Visão e Ação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/678 |
Resumo: | Atividades envolvendo serviços representam mais de 50% do PIB da economia brasileira e dentro desse setor, a indústria hoteleira tem se destacado pelo grande dinamismo adquirido nos últimos anos em razão do aumento da oferta do número de leitos e entrada de grandes competidores internacionais no mercado. Uma tendência dessa mudança foi a segmentação, onde cada hotel buscou atender de maneira eficiente e eficaz um determinado público. Assim, o objetivo deste artigo foi identificar quais os atributos de hotéis do segmento econômico independentes são mais valorizados, contribuindo para a satisfação dos clientes. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de aplicação de questionário estruturado com atributos pré-selecionados. Posteriormente, para explorar e discutir os resultados encontrados na análise quantitativa foi conduzido um grupo focado com consumidores. A pesquisa mostrou que há quatro atributos mais valorados pelo consumidor de hotéis econômicos: limpeza, profissionalismo, silêncio nas acomodações e confiabilidade nos serviços. |
id |
UNIVALI-3_80eb9e9bf12deda2fa63974040aba602 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.univali.br:article/678 |
network_acronym_str |
UNIVALI-3 |
network_name_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOGestão hoteleiraSegmentação de mercadoComportamento do consumidor.Atividades envolvendo serviços representam mais de 50% do PIB da economia brasileira e dentro desse setor, a indústria hoteleira tem se destacado pelo grande dinamismo adquirido nos últimos anos em razão do aumento da oferta do número de leitos e entrada de grandes competidores internacionais no mercado. Uma tendência dessa mudança foi a segmentação, onde cada hotel buscou atender de maneira eficiente e eficaz um determinado público. Assim, o objetivo deste artigo foi identificar quais os atributos de hotéis do segmento econômico independentes são mais valorizados, contribuindo para a satisfação dos clientes. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de aplicação de questionário estruturado com atributos pré-selecionados. Posteriormente, para explorar e discutir os resultados encontrados na análise quantitativa foi conduzido um grupo focado com consumidores. A pesquisa mostrou que há quatro atributos mais valorados pelo consumidor de hotéis econômicos: limpeza, profissionalismo, silêncio nas acomodações e confiabilidade nos serviços.Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC2010-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/67810.14210/rtva.v12n1.p04-22Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 1 (2010); 04-22Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 1 (2010); 04-22Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 1 (2010); 04-221983-71511415-639310.14210/rtva.v12i1reponame:Turismo : Visão e Ação (Online)instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)instacron:UNIVALIporhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/678/1514João, Iraci SouzaMorgado, Ricardo RodriguesMerlo, Edgard Monforteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-06-17T21:01:22Zoai:ojs.periodicos.univali.br:article/678Revistahttps://periodicos.univali.br/index.php/rtvaPUBhttps://periodicos.univali.br/index.php/rtva/oailuiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br1983-71511415-6393opendoar:2010-06-17T21:01:22Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title |
ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
spellingShingle |
ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO João, Iraci Souza Gestão hoteleira Segmentação de mercado Comportamento do consumidor. |
title_short |
ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_full |
ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_fullStr |
ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_sort |
ANÁLISE DOS ATRIBUTOS VALORIZADOS PELO CONSUMIDOR DE HOTELARIA DO SEGMENTO ECONÔMICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
author |
João, Iraci Souza |
author_facet |
João, Iraci Souza Morgado, Ricardo Rodrigues Merlo, Edgard Monforte |
author_role |
author |
author2 |
Morgado, Ricardo Rodrigues Merlo, Edgard Monforte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
João, Iraci Souza Morgado, Ricardo Rodrigues Merlo, Edgard Monforte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão hoteleira Segmentação de mercado Comportamento do consumidor. |
topic |
Gestão hoteleira Segmentação de mercado Comportamento do consumidor. |
description |
Atividades envolvendo serviços representam mais de 50% do PIB da economia brasileira e dentro desse setor, a indústria hoteleira tem se destacado pelo grande dinamismo adquirido nos últimos anos em razão do aumento da oferta do número de leitos e entrada de grandes competidores internacionais no mercado. Uma tendência dessa mudança foi a segmentação, onde cada hotel buscou atender de maneira eficiente e eficaz um determinado público. Assim, o objetivo deste artigo foi identificar quais os atributos de hotéis do segmento econômico independentes são mais valorizados, contribuindo para a satisfação dos clientes. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de aplicação de questionário estruturado com atributos pré-selecionados. Posteriormente, para explorar e discutir os resultados encontrados na análise quantitativa foi conduzido um grupo focado com consumidores. A pesquisa mostrou que há quatro atributos mais valorados pelo consumidor de hotéis econômicos: limpeza, profissionalismo, silêncio nas acomodações e confiabilidade nos serviços. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/678 10.14210/rtva.v12n1.p04-22 |
url |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/678 |
identifier_str_mv |
10.14210/rtva.v12n1.p04-22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.univali.br/index.php/rtva/article/view/678/1514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI / SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 No. 1 (2010); 04-22 Turismo: Visão e Ação; Vol. 12 Núm. 1 (2010); 04-22 Turismo: Visão e Ação; v. 12 n. 1 (2010); 04-22 1983-7151 1415-6393 10.14210/rtva.v12i1 reponame:Turismo : Visão e Ação (Online) instname:Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) instacron:UNIVALI |
instname_str |
Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
instacron_str |
UNIVALI |
institution |
UNIVALI |
reponame_str |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
collection |
Turismo : Visão e Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Turismo : Visão e Ação (Online) - Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) |
repository.mail.fl_str_mv |
luiz.flores@univali.br || revistaturismo@univali.br |
_version_ |
1798045017940426752 |