Competências em literacia da informação: estudo de caso: alunos de uma escola E.B. 2,3.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Rita Piedade Fernandes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/86
Resumo: Este projeto é concebido com o intento de identificar as competências informacionais dos estudantes de uma Escola do Ensino Básico, do segundo e terceiro ciclos (E.B. 2,3). A literatura do campo demonstra uma preocupação e atenção crescentes, por parte de organismos nacionais e internacionais, face à literacia da informação. Este facto deve-se à “explosão” de informação que circula ao nível planetário, bem como à facilidade do acesso à mesma e a dificuldade dos jovens em transformá-la em conhecimento. Para este estudo, foi realizado um estudo de caso, para o qual se recorreu como instrumentos de recolha de dados a questionários respondidos por 158 alunos e 82 professores, bem como à observação a fim de registar as ações e atitudes dos alunos aquando da realização das suas pesquisas na biblioteca escolar (BE). Os resultados revelam que as práticas dos alunos na pesquisa, gestão e uso ético da informação na realização dos seus trabalhos académicos, ainda se encontram aquém do desejável, embora na sua autoavaliação, a maioria considere possuir excelentes ou boas competências para efetuar uma pesquisa. A maior parte dos professores desta Escola considera os seus alunos com insuficientes ou suficientes competências, assim como as práticas demonstradas na realização dos seus trabalhos na Biblioteca Escolar. Concluímos que os alunos detêm a destreza tecnológica, mas carecem das competências necessárias para passar da informação ao conhecimento. This project aims to identify and characterize the information literacy competences of students of a Junior High School. The literature related to the theme shows that national and international organizations have been paying growing attention to information literacy. This is due to the increasing boom of information at planetary level, as well as to the easy access to it as well as the youngsters’ difficulties in turning the information into knowledge. A case study was conducted using two questionnaires for gathering data among 158 students and 82 teachers. Observation in the school library was also conducted in order to identify and characterize students’ actions and attitudes when they are doing research in this school “literacy spot”. The results show that the practices of students in research, selection and ethical use of information in academic work are still below desired levels, although research skills are considered good or even excellent in their own self- assessment. Both students’ skills and their research practices in the library are regarded as either sufficient or insufficient by the majority of teachers in this school. It can thus be concluded that students hold the technological skills but lack the necessary skills to step from information to knowledge.
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