O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.13013 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente as pesquisas que analisaram a relação do autoconceito com o rendimento acadêmico de adolescentes do ensino médio, bem como verificar quais variáveis e contextos dentro da escola foram abordados em conjunto ao autoconceito, para melhor explicar essa relação. A revisão incluiu estudos publicados nos últimos 10 anos nas bases eletrônicas de trabalhos científicos: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO e Web of Science. Foram utilizados os descritores caracterizando componentes do autoconceito (self, self-concept e self-psychology) com os descritores relacionados ao rendimento acadêmico, em que também se considerou a capacidade acadêmica percebida (academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception, self-efficacy). Dez estudos foram incluídos na revisão. A relação entre autoconceito e desempenho acadêmico mostrou-se consistente e se confirmou em nove dos 10 trabalhos. Outras variáveis também se apresentaram importantes na explicação do desfecho do rendimento acadêmico, tais como a motivação acadêmica, a prática de atividades extracurriculares, a autoeficácia acadêmica e o envolvimento dos pais. Palavras-chave:Estudantes; Psicologia do self; Adolescente; Avaliação do rendimento ABSTRACT The aim of the study was to systematically review the studies that analyzed the relationship between self-concept and academic achievement in high school students, as well as to verify which variables and contexts within the school were approached together with self-concept, to better explain this relationship. The review included studies published in the last ten years in the scientific electronic databases: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO and Web of Science. The descriptors that characterized the components of self-concept used were those of self, self-concept and self-psychology, and the descriptors related to academic achievement, academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception and self-efficacy. Ten studies were included in the review. The relationship between self-concept and academic performance was consistent and confirmed in nine of the ten papers. Other variables that were important in explaining the academic achievement were academic motivation, the practice of extracurricular activities, academic self-efficacy and parental involvement. Keywords:Students; Self-psychology; Adolescent; Performance assessment |
id |
RCAP_8cb701d80221853dc9a6152501fc8b78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13013 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemáticaArtigosO objetivo do estudo foi revisar sistematicamente as pesquisas que analisaram a relação do autoconceito com o rendimento acadêmico de adolescentes do ensino médio, bem como verificar quais variáveis e contextos dentro da escola foram abordados em conjunto ao autoconceito, para melhor explicar essa relação. A revisão incluiu estudos publicados nos últimos 10 anos nas bases eletrônicas de trabalhos científicos: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO e Web of Science. Foram utilizados os descritores caracterizando componentes do autoconceito (self, self-concept e self-psychology) com os descritores relacionados ao rendimento acadêmico, em que também se considerou a capacidade acadêmica percebida (academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception, self-efficacy). Dez estudos foram incluídos na revisão. A relação entre autoconceito e desempenho acadêmico mostrou-se consistente e se confirmou em nove dos 10 trabalhos. Outras variáveis também se apresentaram importantes na explicação do desfecho do rendimento acadêmico, tais como a motivação acadêmica, a prática de atividades extracurriculares, a autoeficácia acadêmica e o envolvimento dos pais. Palavras-chave:Estudantes; Psicologia do self; Adolescente; Avaliação do rendimento ABSTRACT The aim of the study was to systematically review the studies that analyzed the relationship between self-concept and academic achievement in high school students, as well as to verify which variables and contexts within the school were approached together with self-concept, to better explain this relationship. The review included studies published in the last ten years in the scientific electronic databases: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO and Web of Science. The descriptors that characterized the components of self-concept used were those of self, self-concept and self-psychology, and the descriptors related to academic achievement, academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception and self-efficacy. Ten studies were included in the review. The relationship between self-concept and academic performance was consistent and confirmed in nine of the ten papers. Other variables that were important in explaining the academic achievement were academic motivation, the practice of extracurricular activities, academic self-efficacy and parental involvement. Keywords:Students; Self-psychology; Adolescent; Performance assessmentInstituto de Educação - Universidade do Minho2018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.13013por2183-04520871-9187Gasparotto, Guilherme Da SilvaSzeremeta, Thaynara do PradoVagetti, Gislaine CristinaStoltz, TaniaOliveira, Valdomiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:17Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:47.134744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática |
title |
O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática |
spellingShingle |
O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática Gasparotto, Guilherme Da Silva Artigos |
title_short |
O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática |
title_full |
O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática |
title_fullStr |
O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática |
title_sort |
O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática |
author |
Gasparotto, Guilherme Da Silva |
author_facet |
Gasparotto, Guilherme Da Silva Szeremeta, Thaynara do Prado Vagetti, Gislaine Cristina Stoltz, Tania Oliveira, Valdomiro de |
author_role |
author |
author2 |
Szeremeta, Thaynara do Prado Vagetti, Gislaine Cristina Stoltz, Tania Oliveira, Valdomiro de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparotto, Guilherme Da Silva Szeremeta, Thaynara do Prado Vagetti, Gislaine Cristina Stoltz, Tania Oliveira, Valdomiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente as pesquisas que analisaram a relação do autoconceito com o rendimento acadêmico de adolescentes do ensino médio, bem como verificar quais variáveis e contextos dentro da escola foram abordados em conjunto ao autoconceito, para melhor explicar essa relação. A revisão incluiu estudos publicados nos últimos 10 anos nas bases eletrônicas de trabalhos científicos: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO e Web of Science. Foram utilizados os descritores caracterizando componentes do autoconceito (self, self-concept e self-psychology) com os descritores relacionados ao rendimento acadêmico, em que também se considerou a capacidade acadêmica percebida (academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception, self-efficacy). Dez estudos foram incluídos na revisão. A relação entre autoconceito e desempenho acadêmico mostrou-se consistente e se confirmou em nove dos 10 trabalhos. Outras variáveis também se apresentaram importantes na explicação do desfecho do rendimento acadêmico, tais como a motivação acadêmica, a prática de atividades extracurriculares, a autoeficácia acadêmica e o envolvimento dos pais. Palavras-chave:Estudantes; Psicologia do self; Adolescente; Avaliação do rendimento ABSTRACT The aim of the study was to systematically review the studies that analyzed the relationship between self-concept and academic achievement in high school students, as well as to verify which variables and contexts within the school were approached together with self-concept, to better explain this relationship. The review included studies published in the last ten years in the scientific electronic databases: ERIC/Thesaurus, MEDLINE/Pubmed, SportDiscus, SciELO and Web of Science. The descriptors that characterized the components of self-concept used were those of self, self-concept and self-psychology, and the descriptors related to academic achievement, academic achievement, underachievement, educational achievement, perception of competence, competence perception and self-efficacy. Ten studies were included in the review. The relationship between self-concept and academic performance was consistent and confirmed in nine of the ten papers. Other variables that were important in explaining the academic achievement were academic motivation, the practice of extracurricular activities, academic self-efficacy and parental involvement. Keywords:Students; Self-psychology; Adolescent; Performance assessment |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.13013 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.13013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130224120561664 |