Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Elsa Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6006
Resumo: Tendo sido os heterónimos Alberto Caeiro e Ricardo Reis o conteúdo central de um terço da nossa prática pedagógica, na vertente do Português, escolhemos para a parte científica do relatório este tema, tratando-o na perspetiva da sua abordagem pedagógica no Ensino Secundário. Faremos, num primeiro momento deste relatório, uma abordagem teórica centrada particularmente na génese e no valor literário dos três heterónimos pessoanos. Seguidamente, averiguaremos de que forma os documentos orientadores do ensino contemplam o estudo da heteronomia pessoana, analisando criticamente o Programa de Português de 12º Ano e fazendo uma análise cuidadosa de cinco manuais, entre os quais o adotado na Escola Secundária Campos Melo – Expressões 12, da Porto Editora. Finalmente, apresentaremos duas propostas pedagógicas tomando por base textos de Pessoa-Heterónimo, onde, além do manual, faremos uso de outros instrumentos de trabalho, como as Novas Tecnologias da Informação. No segundo capítulo, diretamente relacionado com o Estágio Pedagógico, passar-se-á à reflexão crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida nas disciplinas de Português e Espanhol. Por fim, destinámos o último capítulo para a caracterização das turmas a quem se direcionaram as aulas e apresentaremos as diversas atividades extracurriculares desenvolvidas pelos estagiários de Português e Espanhol.
id RCAP_8cc00fa36d25f34dbdfff5fa7da0355b
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioO estudo da heteronomia pessoana no Ensino Secundário. Propostas pedagógicasFernando PessoaHeterónimosManuais EscolaresPlanificaçõesPrática PedagógicaPropostas PedagógicasDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasTendo sido os heterónimos Alberto Caeiro e Ricardo Reis o conteúdo central de um terço da nossa prática pedagógica, na vertente do Português, escolhemos para a parte científica do relatório este tema, tratando-o na perspetiva da sua abordagem pedagógica no Ensino Secundário. Faremos, num primeiro momento deste relatório, uma abordagem teórica centrada particularmente na génese e no valor literário dos três heterónimos pessoanos. Seguidamente, averiguaremos de que forma os documentos orientadores do ensino contemplam o estudo da heteronomia pessoana, analisando criticamente o Programa de Português de 12º Ano e fazendo uma análise cuidadosa de cinco manuais, entre os quais o adotado na Escola Secundária Campos Melo – Expressões 12, da Porto Editora. Finalmente, apresentaremos duas propostas pedagógicas tomando por base textos de Pessoa-Heterónimo, onde, além do manual, faremos uso de outros instrumentos de trabalho, como as Novas Tecnologias da Informação. No segundo capítulo, diretamente relacionado com o Estágio Pedagógico, passar-se-á à reflexão crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida nas disciplinas de Português e Espanhol. Por fim, destinámos o último capítulo para a caracterização das turmas a quem se direcionaram as aulas e apresentaremos as diversas atividades extracurriculares desenvolvidas pelos estagiários de Português e Espanhol.Ya que los heterónimos Alberto Caeiro y Ricardo Reis fueron el contenido central de una parte de nuestras prácticas, en la vertiente del portugués, elegimos para la parte científica de la disertación este tema, tratándolo según la perspectiva de su abordaje pedagógico en la enseñanza secundaria. Haremos, en primer lugar, un abordaje teórico centrado particularmente en el origen y valor literario de los tres heterónimos Pessoanos. A continuación, intentaremos buscar de qué forma los documentos orientadores de la enseñanza contemplan el estudio de la heteronomia pessoana, analizando críticamente el programa de portugués del 12º curso y haremos un análisis atento del libro de texto adoptado en la Escola Secundária Campos Melo – Expressões 12 de Porto Editora -, no dejando de recurrir a otros libros de texto del 12º curso, con abordajes diferentes. Por fin, presentaremos propuestas pedagógicas basándonos en textos de Pessoa – heterónimo, dónde, además del libro de texto, utilizaremos otras herramientas, como las nuevas tecnologías de la información. En el segundo capítulo, directamente relacionado con las prácticas, se harán reflexiones sobre las clases impartidas desarrolladas en las asignaturas de Portugués y Español. Por fin, destinamos el último capítulo para la caracterización de los grupos a quien se direccionaron las clases y presentaremos las diversas actividades extracurriculares desarrolladas por los practicantes de Portugués y Español.Manso, José Henrique RodriguesuBibliorumGonçalves, Elsa Santos2018-08-31T16:15:56Z2015-10-12015-11-062015-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6006TID:201644029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:49.724340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
O estudo da heteronomia pessoana no Ensino Secundário. Propostas pedagógicas
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Gonçalves, Elsa Santos
Fernando Pessoa
Heterónimos
Manuais Escolares
Planificações
Prática Pedagógica
Propostas Pedagógicas
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Gonçalves, Elsa Santos
author_facet Gonçalves, Elsa Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manso, José Henrique Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Elsa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Fernando Pessoa
Heterónimos
Manuais Escolares
Planificações
Prática Pedagógica
Propostas Pedagógicas
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Fernando Pessoa
Heterónimos
Manuais Escolares
Planificações
Prática Pedagógica
Propostas Pedagógicas
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Tendo sido os heterónimos Alberto Caeiro e Ricardo Reis o conteúdo central de um terço da nossa prática pedagógica, na vertente do Português, escolhemos para a parte científica do relatório este tema, tratando-o na perspetiva da sua abordagem pedagógica no Ensino Secundário. Faremos, num primeiro momento deste relatório, uma abordagem teórica centrada particularmente na génese e no valor literário dos três heterónimos pessoanos. Seguidamente, averiguaremos de que forma os documentos orientadores do ensino contemplam o estudo da heteronomia pessoana, analisando criticamente o Programa de Português de 12º Ano e fazendo uma análise cuidadosa de cinco manuais, entre os quais o adotado na Escola Secundária Campos Melo – Expressões 12, da Porto Editora. Finalmente, apresentaremos duas propostas pedagógicas tomando por base textos de Pessoa-Heterónimo, onde, além do manual, faremos uso de outros instrumentos de trabalho, como as Novas Tecnologias da Informação. No segundo capítulo, diretamente relacionado com o Estágio Pedagógico, passar-se-á à reflexão crítica sobre a prática pedagógica desenvolvida nas disciplinas de Português e Espanhol. Por fim, destinámos o último capítulo para a caracterização das turmas a quem se direcionaram as aulas e apresentaremos as diversas atividades extracurriculares desenvolvidas pelos estagiários de Português e Espanhol.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-1
2015-11-06
2015-11-06T00:00:00Z
2018-08-31T16:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6006
TID:201644029
url http://hdl.handle.net/10400.6/6006
identifier_str_mv TID:201644029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136363952472064