A profissão docente e a prática reflexiva sob o enfoque da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Talita Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45046
Resumo: O presente trabalho levanta questões acerca da profissão docente, estabelecendo relação com as teorias acerca do professor reflexivo, utilizando como pano de fundo as concepções teóricas da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Consideramos que nos debruçarmos sobre essas questões, que de modo mais amplo se associam ao campo que diz respeito à Formação de Professores, é ação necessária para trilhar novos rumos e promover reflexões que propiciem mudanças e melhorias no tocante a formação docente. Como fundamentação teórica, fazemos referência a autores como ENGUITA (1989), FREIRE (1999), GADOTTI (1992), LIBÂNEO (1986); LUCKESI (1990), PERRENOUD (2002); SAVIANI (2008), VEIGA (1992) entre outros. A partir das reflexões e estudos, sob o enfoque da Pedagogia Histórico-Crítica, foi possível compreender que a profissão docente é percebida como um dos principais elementos constituintes da comunidade escolar, não limitando-se a organizações de feiras culturais ou festas comemorativas, mas sim, possuidora de grande força no movimento de transformação social. Assim, chegamos, também, a entendimentos acerca do professor reflexivo, identificando que não é a aquisição dessa habilidade, em especial, que transformará o ensino, mas a compreensão por parte do professor e dos seus formadores de que é com um ensino consistente, crítico, que investiga além do aparente, de fato, que temos uma possibilidade mais concreta, de alcançar a mudança desejada.
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