Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34672 |
Resumo: | Resumo Os projetos de extensão podem ser instrumento de formação, pois os jovens estudantes são participantes ativos dos processos vividos, sabendo o que fazem, como o fazem e de que maneira aprendem. Assim, a aprendizagem por meio de projetos de extensão pode tornar-se, também, veículo de formação e investigação. Partindo da pesquisa de doutoramento do primeiro autor, objetivamos discutir e refletir sobre a importância de tais projetos, a partir das observações realizadas em um projeto de extensão no IFRN em 2017. Para tanto, embasamos a nossa pesquisa em diferentes autores e partilhando o processo de análise dos dados, concluímos que os resultados apontam para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania Social. Isso reforça o papel dos projetos de extensão na formação humana de estudantes do Ensino Médio Integrado e traz recomendações para a implementação do Projeto de vida, recomendado pela BNCC, no Brasil. |
id |
RCAP_8cf06aa136153e69e43626b64218c1c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/34672 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.JovensProjetos de ExtensãoEnsino Médio IntegradoEducação para a CidadniaResumo Os projetos de extensão podem ser instrumento de formação, pois os jovens estudantes são participantes ativos dos processos vividos, sabendo o que fazem, como o fazem e de que maneira aprendem. Assim, a aprendizagem por meio de projetos de extensão pode tornar-se, também, veículo de formação e investigação. Partindo da pesquisa de doutoramento do primeiro autor, objetivamos discutir e refletir sobre a importância de tais projetos, a partir das observações realizadas em um projeto de extensão no IFRN em 2017. Para tanto, embasamos a nossa pesquisa em diferentes autores e partilhando o processo de análise dos dados, concluímos que os resultados apontam para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania Social. Isso reforça o papel dos projetos de extensão na formação humana de estudantes do Ensino Médio Integrado e traz recomendações para a implementação do Projeto de vida, recomendado pela BNCC, no Brasil.O Centro de Investigação em Educação e Psicologia é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04312/2020, o que abrange esta produção científica.Humanidades e Inovação2023-02-24T11:55:49Z2023-02-242021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/34672http://hdl.handle.net/10174/34672por6. Oliveira, J. P. & Leal da Costa, C. (2021). Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. Humanidades & Inovação, 8, 380-396.https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5904CIEP|UÉ e DPEndnd229Oliveira, João PauloLeal da Costa, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:14.873080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. |
title |
Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. |
spellingShingle |
Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. Oliveira, João Paulo Jovens Projetos de Extensão Ensino Médio Integrado Educação para a Cidadnia |
title_short |
Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. |
title_full |
Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. |
title_fullStr |
Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. |
title_full_unstemmed |
Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. |
title_sort |
Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. |
author |
Oliveira, João Paulo |
author_facet |
Oliveira, João Paulo Leal da Costa, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Leal da Costa, Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, João Paulo Leal da Costa, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens Projetos de Extensão Ensino Médio Integrado Educação para a Cidadnia |
topic |
Jovens Projetos de Extensão Ensino Médio Integrado Educação para a Cidadnia |
description |
Resumo Os projetos de extensão podem ser instrumento de formação, pois os jovens estudantes são participantes ativos dos processos vividos, sabendo o que fazem, como o fazem e de que maneira aprendem. Assim, a aprendizagem por meio de projetos de extensão pode tornar-se, também, veículo de formação e investigação. Partindo da pesquisa de doutoramento do primeiro autor, objetivamos discutir e refletir sobre a importância de tais projetos, a partir das observações realizadas em um projeto de extensão no IFRN em 2017. Para tanto, embasamos a nossa pesquisa em diferentes autores e partilhando o processo de análise dos dados, concluímos que os resultados apontam para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania Social. Isso reforça o papel dos projetos de extensão na formação humana de estudantes do Ensino Médio Integrado e traz recomendações para a implementação do Projeto de vida, recomendado pela BNCC, no Brasil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-12T00:00:00Z 2023-02-24T11:55:49Z 2023-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/34672 http://hdl.handle.net/10174/34672 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/34672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
6. Oliveira, J. P. & Leal da Costa, C. (2021). Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. Humanidades & Inovação, 8, 380-396. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5904 CIEP|UÉ e DPE nd nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Humanidades e Inovação |
publisher.none.fl_str_mv |
Humanidades e Inovação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552858911866880 |