Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leal da Costa, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34672
Resumo: Resumo Os projetos de extensão podem ser instrumento de formação, pois os jovens estudantes são participantes ativos dos processos vividos, sabendo o que fazem, como o fazem e de que maneira aprendem. Assim, a aprendizagem por meio de projetos de extensão pode tornar-se, também, veículo de formação e investigação. Partindo da pesquisa de doutoramento do primeiro autor, objetivamos discutir e refletir sobre a importância de tais projetos, a partir das observações realizadas em um projeto de extensão no IFRN em 2017. Para tanto, embasamos a nossa pesquisa em diferentes autores e partilhando o processo de análise dos dados, concluímos que os resultados apontam para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania Social. Isso reforça o papel dos projetos de extensão na formação humana de estudantes do Ensino Médio Integrado e traz recomendações para a implementação do Projeto de vida, recomendado pela BNCC, no Brasil.
id RCAP_8cf06aa136153e69e43626b64218c1c0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34672
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.JovensProjetos de ExtensãoEnsino Médio IntegradoEducação para a CidadniaResumo Os projetos de extensão podem ser instrumento de formação, pois os jovens estudantes são participantes ativos dos processos vividos, sabendo o que fazem, como o fazem e de que maneira aprendem. Assim, a aprendizagem por meio de projetos de extensão pode tornar-se, também, veículo de formação e investigação. Partindo da pesquisa de doutoramento do primeiro autor, objetivamos discutir e refletir sobre a importância de tais projetos, a partir das observações realizadas em um projeto de extensão no IFRN em 2017. Para tanto, embasamos a nossa pesquisa em diferentes autores e partilhando o processo de análise dos dados, concluímos que os resultados apontam para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania Social. Isso reforça o papel dos projetos de extensão na formação humana de estudantes do Ensino Médio Integrado e traz recomendações para a implementação do Projeto de vida, recomendado pela BNCC, no Brasil.O Centro de Investigação em Educação e Psicologia é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04312/2020, o que abrange esta produção científica.Humanidades e Inovação2023-02-24T11:55:49Z2023-02-242021-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/34672http://hdl.handle.net/10174/34672por6. Oliveira, J. P. & Leal da Costa, C. (2021). Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. Humanidades & Inovação, 8, 380-396.https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5904CIEP|UÉ e DPEndnd229Oliveira, João PauloLeal da Costa, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:14.873080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.
title Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.
spellingShingle Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.
Oliveira, João Paulo
Jovens
Projetos de Extensão
Ensino Médio Integrado
Educação para a Cidadnia
title_short Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.
title_full Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.
title_fullStr Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.
title_full_unstemmed Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.
title_sort Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social.
author Oliveira, João Paulo
author_facet Oliveira, João Paulo
Leal da Costa, Conceição
author_role author
author2 Leal da Costa, Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, João Paulo
Leal da Costa, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Projetos de Extensão
Ensino Médio Integrado
Educação para a Cidadnia
topic Jovens
Projetos de Extensão
Ensino Médio Integrado
Educação para a Cidadnia
description Resumo Os projetos de extensão podem ser instrumento de formação, pois os jovens estudantes são participantes ativos dos processos vividos, sabendo o que fazem, como o fazem e de que maneira aprendem. Assim, a aprendizagem por meio de projetos de extensão pode tornar-se, também, veículo de formação e investigação. Partindo da pesquisa de doutoramento do primeiro autor, objetivamos discutir e refletir sobre a importância de tais projetos, a partir das observações realizadas em um projeto de extensão no IFRN em 2017. Para tanto, embasamos a nossa pesquisa em diferentes autores e partilhando o processo de análise dos dados, concluímos que os resultados apontam para o desenvolvimento da Educação para a Cidadania Social. Isso reforça o papel dos projetos de extensão na formação humana de estudantes do Ensino Médio Integrado e traz recomendações para a implementação do Projeto de vida, recomendado pela BNCC, no Brasil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-12T00:00:00Z
2023-02-24T11:55:49Z
2023-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34672
http://hdl.handle.net/10174/34672
url http://hdl.handle.net/10174/34672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 6. Oliveira, J. P. & Leal da Costa, C. (2021). Jovens e Desenvolvimento de Projetos de Extensão no Ensino Médio Integrado: Prática Pedagógicas por uma Educação para a Cidadania Social. Humanidades & Inovação, 8, 380-396.
https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5904
CIEP|UÉ e DPE
nd
nd
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Humanidades e Inovação
publisher.none.fl_str_mv Humanidades e Inovação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552858911866880