O desenvolvimento cognitivo da criança surda: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Diana Santos Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2426
Resumo: A surdez é uma problemática que tem vindo a ganhar atenção nos últimos anos, dada a sua ocorrência significativa na população, nomeadamente, uma percentagem de 15% aos 5% da população total com deficiência em qualquer país. Contudo, os estudos realizados continuam escassos nesta área quando se refere às implicações que a surdez possa ter no desenvolvimento cognitivo das crianças, associadas a importância do acesso à aquisição de uma linguagem (oral ou gestual) durante o período crítico. Torna-se assim necessário o desenvolvimento de mais estudos, no sentido de se compreender a dimensão desta problemática no desenvolvimento global das crianças surdas como forma de promover um sistema escolar que lhes faculte um apoio mais especializado tendo em conta as suas necessidades e de modo a lhes proporcionar as mesmas oportunidades de acesso ao sucesso escolar. O presente estudo tem como objectivo avaliar o progresso cognitivo de uma criança surda mediante um plano de intervenção e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico na qual se faz uma revisão da literatura de temas relacionados com o estudo em questão, explorando investigações de vários autores. A segunda parte apresenta os resultados de um estudo empírico realizado com uma criança surda do 4ºano de escolaridade do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, do Peso da Régua, tendo como objectivo analisar o seu desenvolvimento cognitivo mediante a elaboração de um plano de intervenção.
id RCAP_8cf6e05cea2bc14a41f3886011d2402d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2426
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento cognitivo da criança surda: um estudo de casoSurdezLinguagemCogniçãoIntervenção precoceA surdez é uma problemática que tem vindo a ganhar atenção nos últimos anos, dada a sua ocorrência significativa na população, nomeadamente, uma percentagem de 15% aos 5% da população total com deficiência em qualquer país. Contudo, os estudos realizados continuam escassos nesta área quando se refere às implicações que a surdez possa ter no desenvolvimento cognitivo das crianças, associadas a importância do acesso à aquisição de uma linguagem (oral ou gestual) durante o período crítico. Torna-se assim necessário o desenvolvimento de mais estudos, no sentido de se compreender a dimensão desta problemática no desenvolvimento global das crianças surdas como forma de promover um sistema escolar que lhes faculte um apoio mais especializado tendo em conta as suas necessidades e de modo a lhes proporcionar as mesmas oportunidades de acesso ao sucesso escolar. O presente estudo tem como objectivo avaliar o progresso cognitivo de uma criança surda mediante um plano de intervenção e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico na qual se faz uma revisão da literatura de temas relacionados com o estudo em questão, explorando investigações de vários autores. A segunda parte apresenta os resultados de um estudo empírico realizado com uma criança surda do 4ºano de escolaridade do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, do Peso da Régua, tendo como objectivo analisar o seu desenvolvimento cognitivo mediante a elaboração de um plano de intervenção.Deafness is an issue that has gained attention in recent years, because it’s significant occurrence in the population, in particular, a percentage of 15% to 5% of the total population with disabilities in any country. However, studies remain scarce in this area, particularly related to the implications that deafness can have on children's cognitive development, the importance of access associated with the acquisition of a language (oral or sign language) during the critical period. It is therefore necessary to develop more studies in order to understand the dimension of this problem in the overall development of deaf children in order to promote a school system that gives them a more specialized support, taking into account their needs and so give them the same opportunities for academic success. The present study aims to assess the cognitive progress of a deaf child through an intervention plan and is divided into two parts. The first part corresponds to the theoretical framework in which was made a literature review of issues related to the study in question, and is explored investigations of several authors. The second part presents the results of an empirical study with a 4th grade deaf child, from group of schools João Araújo Correia, of Peso da Régua, with the aim of analyzing their cognitive development through the implementation of an intervention plan.2013-05-16T14:24:39Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2426pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Diana Santos Rodriguesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:06.808481Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento cognitivo da criança surda: um estudo de caso
title O desenvolvimento cognitivo da criança surda: um estudo de caso
spellingShingle O desenvolvimento cognitivo da criança surda: um estudo de caso
Teixeira, Diana Santos Rodrigues
Surdez
Linguagem
Cognição
Intervenção precoce
title_short O desenvolvimento cognitivo da criança surda: um estudo de caso
title_full O desenvolvimento cognitivo da criança surda: um estudo de caso
title_fullStr O desenvolvimento cognitivo da criança surda: um estudo de caso
title_full_unstemmed O desenvolvimento cognitivo da criança surda: um estudo de caso
title_sort O desenvolvimento cognitivo da criança surda: um estudo de caso
author Teixeira, Diana Santos Rodrigues
author_facet Teixeira, Diana Santos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Diana Santos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Linguagem
Cognição
Intervenção precoce
topic Surdez
Linguagem
Cognição
Intervenção precoce
description A surdez é uma problemática que tem vindo a ganhar atenção nos últimos anos, dada a sua ocorrência significativa na população, nomeadamente, uma percentagem de 15% aos 5% da população total com deficiência em qualquer país. Contudo, os estudos realizados continuam escassos nesta área quando se refere às implicações que a surdez possa ter no desenvolvimento cognitivo das crianças, associadas a importância do acesso à aquisição de uma linguagem (oral ou gestual) durante o período crítico. Torna-se assim necessário o desenvolvimento de mais estudos, no sentido de se compreender a dimensão desta problemática no desenvolvimento global das crianças surdas como forma de promover um sistema escolar que lhes faculte um apoio mais especializado tendo em conta as suas necessidades e de modo a lhes proporcionar as mesmas oportunidades de acesso ao sucesso escolar. O presente estudo tem como objectivo avaliar o progresso cognitivo de uma criança surda mediante um plano de intervenção e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico na qual se faz uma revisão da literatura de temas relacionados com o estudo em questão, explorando investigações de vários autores. A segunda parte apresenta os resultados de um estudo empírico realizado com uma criança surda do 4ºano de escolaridade do Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, do Peso da Régua, tendo como objectivo analisar o seu desenvolvimento cognitivo mediante a elaboração de um plano de intervenção.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2013-05-16T14:24:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2426
url http://hdl.handle.net/10348/2426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137159519666176