A Frequência Bilingue Precoce e as Competências Comunicativas Orais de Crianças Surdas dos 0 aos 3 Anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quartone, Ana Paula Coelho Gouveia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2716
Resumo: Através deste estudo pretende-se abordar, e partilhar, questões pertinentes que nos possam permitir um melhor entendimento de como funcionam os programas de frequência bilingue precoce, e de que forma estas intervenções se refletem na aquisição e no desenvolvimento da comunicação em geral, e da comunicação verbal oral em particular, das crianças surdas dos 0 aos 3 anos. A nossa investigação delimitou a pesquisa a um único programa de uma instituição de ensino, mais especificamente de uma EREBAS (Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos) do grande Porto, aos elementos da equipa que o compõem, a todas as dinâmicas implícitas e áreas de intervenção, num modelo bilingue que intervém na área da surdez numa perspetiva socioantropológica. Com este objetivo, desenvolveu-se um trabalho de abordagem qualitativa, para nós a mais indicada em função do nosso objeto de estudo, recorrendo à técnica da entrevista, aos três elementos que compõem a equipa multidisciplinar da FBP. Através da análise dos dados obtidos compreendeu-se as bases deste modelo educativo bilingue, de cariz socioantropológico, flexível e dinâmico, e as implicações nas opções linguísticas, bilinguismo simultâneo. Os resultados apontam que a FBP surge como uma resposta, singular e específica, para colmatar uma lacuna na oferta educativa do serviço público, no apoio destas crianças. Este programa é exequível porque é operacionalizado por uma equipa multi e transdisciplinar, com profissionais com vasta experiência. Concluímos ainda que o uso cada mais precoce das tecnologias de apoio e respostas atempadas e especializadas, possibilitam à criança um acesso mais precoce ao português oral, permitem a aquisição e produção de fala mais de acordo com o previsto nas etapas normais do desenvolvimento, sendo notório um desfasamento menor entre a idade de aquisição e as respetivas etapas de desenvolvimento da comunicação verbal oral.
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