A influência da Incapacidade Intelectual na articulação verbal em crianças do 1º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7388 |
Resumo: | O presente estudo tem como como objetivo caracterizar e comparar a articulação verbal em crianças do 1.º ano de escolaridade com e sem incapacidade intelectual (II). A amostra é constituída por dois grupos, com a totalidade de 40 crianças, das quais 20 crianças com incapacidade intelectual e as restantes com um desenvolvimento intelectual típico. Para avaliar as competências articulatórias da amostra será aplicado o Teste Fonético-Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-escolar (Mendes, Lousada, Andrade & Afonso, 2009) aferido e padronizado, para o Português Europeu. Este teste é composto por um livro de imagens que induzem a produção de sons nas crianças e pelas respetivas folhas de registo. Recorreu-se, ainda, a um questionário para obter informações relativamente às características sociodemográficas, desenvolvimento e apoio escolar dos pais destas crianças. Os resultados apurados atestam que crianças diagnosticadas com II articulam as consoantes líquidas, fricativas e oclusivas com menor precisão e acerto do que as restantes crianças. Estes dados merecem especial atenção tendo em conta os diferentes cenários de intervenção especializada, nomeadamente ao nível da articulação verbal fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na necessidade de ampliar precocemente o sistema fonético e fonológicos das crianças com II. Salientase, ainda, a importância da prevenção dos problemas de desenvolvimento, minimizando os efeitos e repercussões associadas a uma maior participação social e escolar destas crianças. |
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O presente estudo tem como como objetivo caracterizar e comparar a articulação verbal em crianças do 1.º ano de escolaridade com e sem incapacidade intelectual (II). A amostra é constituída por dois grupos, com a totalidade de 40 crianças, das quais 20 crianças com incapacidade intelectual e as restantes com um desenvolvimento intelectual típico. Para avaliar as competências articulatórias da amostra será aplicado o Teste Fonético-Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-escolar (Mendes, Lousada, Andrade & Afonso, 2009) aferido e padronizado, para o Português Europeu. Este teste é composto por um livro de imagens que induzem a produção de sons nas crianças e pelas respetivas folhas de registo. Recorreu-se, ainda, a um questionário para obter informações relativamente às características sociodemográficas, desenvolvimento e apoio escolar dos pais destas crianças. Os resultados apurados atestam que crianças diagnosticadas com II articulam as consoantes líquidas, fricativas e oclusivas com menor precisão e acerto do que as restantes crianças. Estes dados merecem especial atenção tendo em conta os diferentes cenários de intervenção especializada, nomeadamente ao nível da articulação verbal fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na necessidade de ampliar precocemente o sistema fonético e fonológicos das crianças com II. Salientase, ainda, a importância da prevenção dos problemas de desenvolvimento, minimizando os efeitos e repercussões associadas a uma maior participação social e escolar destas crianças. |
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