A influência da relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: o papel mediador da inteligência emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Luana Beatriz Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4555
Resumo: As relações avós-netos sustentadas por uma partilha de amor, estima, carinho, preocupações, partilha de história e interesse pela vida dos netos são uma temática relevante visto que, são um fator importante no desenvolvimento da vida dos netos a vários níveis. O presente estudo tem como objetivo compreender a influência das relações entre avós e netos no desenvolvimento da inteligência emocional de estudantes do ensino superior e, consequentemente, na sua adaptação ao ensino superior. Participaram neste estudo 245 estudantes do Ensino Superior, 84.9% do sexo feminino e 15.1% do sexo masculino com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M = 18.87, DP = 1.45). Os resultados obtidos demonstraram a influência positiva das relações entre avós e netos numa boa adaptação ao ensino superior dos jovens. Ainda demonstraram o impacto das mesmas relações nos níveis de inteligência emocional dos netos e também a sua consequente influência na adaptação ao ensino superior. Este estudo apresenta um contributo para a Psicologia dado que permitirá compreender o impacto das relações com os avós não só ao nível da inteligência emocional dos netos, mas também na adaptação ao ensino superior dos estudantes e ainda na compreensão da importância da inteligência emocional da adaptação ao ensino superior.
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