A influência da relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: o papel mediador da inteligência emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Luana Beatriz Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4555
Resumo: As relações avós-netos sustentadas por uma partilha de amor, estima, carinho, preocupações, partilha de história e interesse pela vida dos netos são uma temática relevante visto que, são um fator importante no desenvolvimento da vida dos netos a vários níveis. O presente estudo tem como objetivo compreender a influência das relações entre avós e netos no desenvolvimento da inteligência emocional de estudantes do ensino superior e, consequentemente, na sua adaptação ao ensino superior. Participaram neste estudo 245 estudantes do Ensino Superior, 84.9% do sexo feminino e 15.1% do sexo masculino com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M = 18.87, DP = 1.45). Os resultados obtidos demonstraram a influência positiva das relações entre avós e netos numa boa adaptação ao ensino superior dos jovens. Ainda demonstraram o impacto das mesmas relações nos níveis de inteligência emocional dos netos e também a sua consequente influência na adaptação ao ensino superior. Este estudo apresenta um contributo para a Psicologia dado que permitirá compreender o impacto das relações com os avós não só ao nível da inteligência emocional dos netos, mas também na adaptação ao ensino superior dos estudantes e ainda na compreensão da importância da inteligência emocional da adaptação ao ensino superior.
id RCAP_e3bc896ca3167d3ed32d6a076305705c
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/4555
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A influência da relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: o papel mediador da inteligência emocionalEnsino superiorInteligência emocionalAvósNetos adultos emergentesAdaptaçãoAs relações avós-netos sustentadas por uma partilha de amor, estima, carinho, preocupações, partilha de história e interesse pela vida dos netos são uma temática relevante visto que, são um fator importante no desenvolvimento da vida dos netos a vários níveis. O presente estudo tem como objetivo compreender a influência das relações entre avós e netos no desenvolvimento da inteligência emocional de estudantes do ensino superior e, consequentemente, na sua adaptação ao ensino superior. Participaram neste estudo 245 estudantes do Ensino Superior, 84.9% do sexo feminino e 15.1% do sexo masculino com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M = 18.87, DP = 1.45). Os resultados obtidos demonstraram a influência positiva das relações entre avós e netos numa boa adaptação ao ensino superior dos jovens. Ainda demonstraram o impacto das mesmas relações nos níveis de inteligência emocional dos netos e também a sua consequente influência na adaptação ao ensino superior. Este estudo apresenta um contributo para a Psicologia dado que permitirá compreender o impacto das relações com os avós não só ao nível da inteligência emocional dos netos, mas também na adaptação ao ensino superior dos estudantes e ainda na compreensão da importância da inteligência emocional da adaptação ao ensino superior.Relationships between grandparents and grandchildren sustained by a sharing of love, estimation, affection, concerns, sharing history and interest in the grandchildren’s lives are a relevant theme since they are an important factor for the development at various levels of grandchildren lives. The present study aims to study the influence of relationships between grandparents and grandchildren on the development of emotional intelligence in higher education students and, consequently, on their adaptation to higher education. Participated in this study 245 students, 84.9% female and 15.1% male with ages between 18 and 25 years. The results showed that positive influence of relationships between grandparents and grandchildren in a good adaptation to their higher education. They also demonstrated the impact of this relationships on the emotional intelligence levels of the grandchildren and also their consequent influence on the adaptation to higher education. to This study constitutes a contribution to Psychology as it will allow us to understand the impact of relationships with grandparents not only in the levels of emotional intelligence, but also, in the students’ adaptation to higher education, also allow to understand the importance of emotional intelligence in the adaptation to higher education.2022-12-05T12:27:41Z2022-12-02T00:00:00Z2022-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/4555porNovais, Luana Beatriz Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:13:14ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A influência da relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: o papel mediador da inteligência emocional
title A influência da relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: o papel mediador da inteligência emocional
spellingShingle A influência da relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: o papel mediador da inteligência emocional
Novais, Luana Beatriz Alves
Ensino superior
Inteligência emocional
Avós
Netos adultos emergentes
Adaptação
title_short A influência da relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: o papel mediador da inteligência emocional
title_full A influência da relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: o papel mediador da inteligência emocional
title_fullStr A influência da relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: o papel mediador da inteligência emocional
title_full_unstemmed A influência da relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: o papel mediador da inteligência emocional
title_sort A influência da relação avós-netos na adaptação ao ensino superior: o papel mediador da inteligência emocional
author Novais, Luana Beatriz Alves
author_facet Novais, Luana Beatriz Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, Luana Beatriz Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Inteligência emocional
Avós
Netos adultos emergentes
Adaptação
topic Ensino superior
Inteligência emocional
Avós
Netos adultos emergentes
Adaptação
description As relações avós-netos sustentadas por uma partilha de amor, estima, carinho, preocupações, partilha de história e interesse pela vida dos netos são uma temática relevante visto que, são um fator importante no desenvolvimento da vida dos netos a vários níveis. O presente estudo tem como objetivo compreender a influência das relações entre avós e netos no desenvolvimento da inteligência emocional de estudantes do ensino superior e, consequentemente, na sua adaptação ao ensino superior. Participaram neste estudo 245 estudantes do Ensino Superior, 84.9% do sexo feminino e 15.1% do sexo masculino com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M = 18.87, DP = 1.45). Os resultados obtidos demonstraram a influência positiva das relações entre avós e netos numa boa adaptação ao ensino superior dos jovens. Ainda demonstraram o impacto das mesmas relações nos níveis de inteligência emocional dos netos e também a sua consequente influência na adaptação ao ensino superior. Este estudo apresenta um contributo para a Psicologia dado que permitirá compreender o impacto das relações com os avós não só ao nível da inteligência emocional dos netos, mas também na adaptação ao ensino superior dos estudantes e ainda na compreensão da importância da inteligência emocional da adaptação ao ensino superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05T12:27:41Z
2022-12-02T00:00:00Z
2022-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/4555
url http://hdl.handle.net/11328/4555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302557946806272