A oralidade no processo de ensino-aprendizagem do português no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7869 |
Resumo: | O presente trabalho foca-se no estudo da oralidade enquanto componente da avaliação nas aulas de língua portuguesa. Nesse sentido, no primeiro capítulo será abordada a oposição e complementaridade que existe entre a oralidade e a escrita, refletindo de que forma a primeira é aplicada nas aulas. O uso da fala possibilita opinar, criticar, expor factos, discordar, entre muitas outras coisas, e é sabido que forma parte de uma das componentes de avaliação. Mas será realmente explorada da melhor forma na sala de aula? Será que os alunos estão preparados para qualquer tipo de exposição oral? E os professores? Terão os professores acesso a materiais suficientes e adequados que consigam levar os alunos a pôr em prática a oralidade? Tentar-se-á responder a estas questões, recorrendo à análise das Metas Curriculares e dos manuais escolares da disciplina, dado que são ferramentas usadas quer pelos professores quer pelos alunos. A partir da observação de algumas exposições orais serão retiradas algumas conclusões sobre a prestação dos alunos. Com o propósito de finalizar o 2.º ciclo de estudos em Ensino do Português e do Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário foi realizado um estágio pedagógico. O segundo capítulo engloba uma reflexão relativa ao trabalho desenvolvido no respetivo estágio no ano letivo 2016/2017, realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na disciplina de português e na disciplina de espanhol. Os objetivos da prática pedagógica centraram-se, essencialmente, na aquisição de conhecimentos e competências que se exigem que um professor tenha, através da inserção em toda a realidade que engloba a escola, desde lecionação, reuniões, atividades extracurriculares e inter-relacionamentos com toda a comunidade. Dado que este estágio consistiu numa prática supervisionada bidisciplinar, ao longo deste capítulo caracteriza-se a escola e as turmas atribuídas, a metodologia e recursos utilizados, descrevendo sucintamente a participação nas atividades extracurriculares desenvolvidas quer pela escola quer pelo núcleo de estágio. É de realçar que este ano permitiu vivenciar uma experiência enriquecedora, possibilitando evoluir ao nível profissional e pessoal. |
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A oralidade no processo de ensino-aprendizagem do português no ensino secundárioAtividadesAvaliaçãoBidisciplinarCompetênciasEstágioManuais.Metas CurricularesOralidadeDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente trabalho foca-se no estudo da oralidade enquanto componente da avaliação nas aulas de língua portuguesa. Nesse sentido, no primeiro capítulo será abordada a oposição e complementaridade que existe entre a oralidade e a escrita, refletindo de que forma a primeira é aplicada nas aulas. O uso da fala possibilita opinar, criticar, expor factos, discordar, entre muitas outras coisas, e é sabido que forma parte de uma das componentes de avaliação. Mas será realmente explorada da melhor forma na sala de aula? Será que os alunos estão preparados para qualquer tipo de exposição oral? E os professores? Terão os professores acesso a materiais suficientes e adequados que consigam levar os alunos a pôr em prática a oralidade? Tentar-se-á responder a estas questões, recorrendo à análise das Metas Curriculares e dos manuais escolares da disciplina, dado que são ferramentas usadas quer pelos professores quer pelos alunos. A partir da observação de algumas exposições orais serão retiradas algumas conclusões sobre a prestação dos alunos. Com o propósito de finalizar o 2.º ciclo de estudos em Ensino do Português e do Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário foi realizado um estágio pedagógico. O segundo capítulo engloba uma reflexão relativa ao trabalho desenvolvido no respetivo estágio no ano letivo 2016/2017, realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na disciplina de português e na disciplina de espanhol. Os objetivos da prática pedagógica centraram-se, essencialmente, na aquisição de conhecimentos e competências que se exigem que um professor tenha, através da inserção em toda a realidade que engloba a escola, desde lecionação, reuniões, atividades extracurriculares e inter-relacionamentos com toda a comunidade. Dado que este estágio consistiu numa prática supervisionada bidisciplinar, ao longo deste capítulo caracteriza-se a escola e as turmas atribuídas, a metodologia e recursos utilizados, descrevendo sucintamente a participação nas atividades extracurriculares desenvolvidas quer pela escola quer pelo núcleo de estágio. É de realçar que este ano permitiu vivenciar uma experiência enriquecedora, possibilitando evoluir ao nível profissional e pessoal.El presente trabajo se centra en el estudio de la oralidad una vez que es un componente de la evaluación en las clases de lengua portuguesa. De este modo, en el primer capítulo se hablará de la oposición y complementariedad entre la oralidad y la escrita, reflexionando sobre de qué modo la primera está aplicada en las clases. El uso del habla permite que los hablantes opinen, critiquen, expongan hechos, estén o no de acuerdo, entre otras cosas, y es del conocimiento general que forma parte de la evaluación, pero ¿será que es bien explotada en el aula? ¿Será que los alumnos están listos para cualquier tipo de exposición oral? Y los profesores, ¿tendrán acceso a materiales suficientes y adecuados que permitan que los alumnos practiquen la oralidad? Se procurará contestar a estas cuestiones, analizando las Metas Curriculares y los manuales de la asignatura, una vez que son herramientas usadas por profesores y alumnos. A partir de la observación de algunas presentaciones orales se sacarán conclusiones sobre el desempeño de los alumnos. Con el propósito de terminar el máster en “Ensino do Português e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, fue realizada la práctica pedagógica. En el segundo capítulo se incluye una reflexión relativa al trabajo desarrollado durante las prácticas en el curso 2016/2017, realizadas en la “Escola Secundária Quinta das Palmeiras en la asignatura de portugués y en la asignatura de español. Los objetivos de la práctica pedagógica se centraron en la adquisición de conocimientos y competencias que son exigidas a un profesor, a través de la integración en toda la realidad que engloba la escuela, desde el impartir las clases, el asistir a reuniones, las actividades extracurriculares y las relaciones laborales que se establecen con todas las personas que forman parte de este entorno, o sea, padres, profesores, auxiliares, estudiantes. Una vez que las prácticas fueron supervisionadas en dos asignaturas, al largo del segundo capítulo se caracteriza la escuela y los grupos estipulados, la metodología y recursos utilizados, describiendo brevemente la participación en las actividades extracurriculares desarrolladas por la escuela y por el núcleo de las profesoras en prácticas. Es importante realzar que este año nos permitió vivir una experiencia enriquecedora, posibilitando evolucionar a nivel profesional y personal.Manso, José Henrique RodriguesuBibliorumGomes, Mariana Sofia Casteleiro2019-12-16T16:35:31Z2017-10-22017-11-082017-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7869TID:202337189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:20.018493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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