Formação para formar o leitor jovem do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra, Núbio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Rezende, Lucinea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/503
Resumo: Os autores investigam a formação de professores em sua relação com a leitura e a cultura midiática, partindo de estudos feitos em uma universidade estadual do Norte do Paraná, Brasil, contemplando os cursos de Letras e Pedagogia. Uma parte destas investigações foi ampliada, tomando-se como referência um curso equivalente de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade da região do centro de Portugal. Estes estudos sinalizaram uma abordagem de leitura percebida como insatisfatória por parte dos alunos, bem como propostas curriculares distanciadas das demandas atuais na área da linguagem. O quadro teórico está fundamentado no campo da Leitura e Formação do Leitor, de Estudos Culturais e do Currículo. Neste contexto, os pesquisadores se propõem a discutir o processo formativo dos docentes com vistas a um trabalho proficiente no campo da leitura, em articulação com a linguagem do jovem leitor contemporâneo. - The authors investigate teacher education in relation to reading and midiatic culture beginning with studies conducted at a state university located in Northern Paraná, Brazil, focusing on Language Arts and Education courses. Part of these investigations was expanded taking as reference an equivalent course of teachers training in Basic Education at an university in the region of central part of Portugal. These studies showed that a reading approach was perceived as unsatisfactory by the students and curriculum proposals a long way off from the current demands in language, as well. The theoretical framework is based on the field of Reading and Reader Training, Cultural Studies and Curriculum. In this context, the researchers propose to discuss the teacher education process aiming to provide skills to these professionals Reading in conjunction with the language of contemporary young reader.
id RCAP_8d140dbb58fefc8b9f3425355ce7e5d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação para formar o leitor jovem do século XXIFormação de professoresLeituraCultura midiáticaPedagogiaLetrasOs autores investigam a formação de professores em sua relação com a leitura e a cultura midiática, partindo de estudos feitos em uma universidade estadual do Norte do Paraná, Brasil, contemplando os cursos de Letras e Pedagogia. Uma parte destas investigações foi ampliada, tomando-se como referência um curso equivalente de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade da região do centro de Portugal. Estes estudos sinalizaram uma abordagem de leitura percebida como insatisfatória por parte dos alunos, bem como propostas curriculares distanciadas das demandas atuais na área da linguagem. O quadro teórico está fundamentado no campo da Leitura e Formação do Leitor, de Estudos Culturais e do Currículo. Neste contexto, os pesquisadores se propõem a discutir o processo formativo dos docentes com vistas a um trabalho proficiente no campo da leitura, em articulação com a linguagem do jovem leitor contemporâneo. - The authors investigate teacher education in relation to reading and midiatic culture beginning with studies conducted at a state university located in Northern Paraná, Brazil, focusing on Language Arts and Education courses. Part of these investigations was expanded taking as reference an equivalent course of teachers training in Basic Education at an university in the region of central part of Portugal. These studies showed that a reading approach was perceived as unsatisfactory by the students and curriculum proposals a long way off from the current demands in language, as well. The theoretical framework is based on the field of Reading and Reader Training, Cultural Studies and Curriculum. In this context, the researchers propose to discuss the teacher education process aiming to provide skills to these professionals Reading in conjunction with the language of contemporary young reader.Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMafra, NúbioRezende, Lucinea2011-08-18T15:55:52Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/503porMafra, N. & Rezende, L. (2011). Formação para formar o leitor jovem do século XXI. Revista Interacções,17(7),96-113.1646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:23Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:04.233246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação para formar o leitor jovem do século XXI
title Formação para formar o leitor jovem do século XXI
spellingShingle Formação para formar o leitor jovem do século XXI
Mafra, Núbio
Formação de professores
Leitura
Cultura midiática
Pedagogia
Letras
title_short Formação para formar o leitor jovem do século XXI
title_full Formação para formar o leitor jovem do século XXI
title_fullStr Formação para formar o leitor jovem do século XXI
title_full_unstemmed Formação para formar o leitor jovem do século XXI
title_sort Formação para formar o leitor jovem do século XXI
author Mafra, Núbio
author_facet Mafra, Núbio
Rezende, Lucinea
author_role author
author2 Rezende, Lucinea
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra, Núbio
Rezende, Lucinea
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Leitura
Cultura midiática
Pedagogia
Letras
topic Formação de professores
Leitura
Cultura midiática
Pedagogia
Letras
description Os autores investigam a formação de professores em sua relação com a leitura e a cultura midiática, partindo de estudos feitos em uma universidade estadual do Norte do Paraná, Brasil, contemplando os cursos de Letras e Pedagogia. Uma parte destas investigações foi ampliada, tomando-se como referência um curso equivalente de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade da região do centro de Portugal. Estes estudos sinalizaram uma abordagem de leitura percebida como insatisfatória por parte dos alunos, bem como propostas curriculares distanciadas das demandas atuais na área da linguagem. O quadro teórico está fundamentado no campo da Leitura e Formação do Leitor, de Estudos Culturais e do Currículo. Neste contexto, os pesquisadores se propõem a discutir o processo formativo dos docentes com vistas a um trabalho proficiente no campo da leitura, em articulação com a linguagem do jovem leitor contemporâneo. - The authors investigate teacher education in relation to reading and midiatic culture beginning with studies conducted at a state university located in Northern Paraná, Brazil, focusing on Language Arts and Education courses. Part of these investigations was expanded taking as reference an equivalent course of teachers training in Basic Education at an university in the region of central part of Portugal. These studies showed that a reading approach was perceived as unsatisfactory by the students and curriculum proposals a long way off from the current demands in language, as well. The theoretical framework is based on the field of Reading and Reader Training, Cultural Studies and Curriculum. In this context, the researchers propose to discuss the teacher education process aiming to provide skills to these professionals Reading in conjunction with the language of contemporary young reader.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-18T15:55:52Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/503
url http://hdl.handle.net/10400.15/503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mafra, N. & Rezende, L. (2011). Formação para formar o leitor jovem do século XXI. Revista Interacções,17(7),96-113.
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137021658136576