A responsabilidade social empresarial num contexto de crise económica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12129 |
Resumo: | O papel da responsabilidade social das empresas tem assumido uma primordial importância nos últimos tempos devido à instabilidade económica que se vive. A mais recente crise económica e financeira, que teve o ponto de partida nos finais de 2007 nos Estados Unidos da América por causa da escassez de liquidez e perda de reputação no sistema bancário, tem levado à sociedade a exigir um maior interesse das empresas em questões relacionadas com a responsabilidade social empresarial, daí verificar-se uma crescente preocupação por parte das empresas em compreender o seu conceito e dimensões e incorporá-los à sua realidade. Uma vez que o sector financeiro tem sido indiciado de ser o principal culpado da atual crise económico-financeira mundial, a presente investigação pretende analisar as diferenças no nível de divulgação de informação sobre responsabilidade social entre quatro bancos de Portugal e quatro bancos de Espanha e analisar as diferenças ao longo dos anos 2006, 2008 e 2010, bem como analisar as correlações existentes entre o nível de divulgação de informação sobre responsabilidade social e um conjunto de variáveis de desempenho económico-financeiro. Os resultados evidenciaram um aumento dos níveis de divulgação e uma diminuição dos níveis de rendibilidade e de confiança dos depositantes, entre 2006 e 2010, em ambos os países. No entanto não se constatou diferenças significativas na média dos índices de divulgação de informação sobre responsabilidade social entre os bancos dos dois países, Espanha e Portugal, e ao longo dos três anos em estudo. As hipóteses de investigação apenas foram parcialmente aceites, uma vez que apenas se verificaram correlações positivas e negativas entre o nível de divulgação de informação sobre responsabilidade social com as variáveis de desempenho económico-financeiro em apenas em alguns bancos e não na totalidade da amostra. |
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A responsabilidade social empresarial num contexto de crise económicaGestão de empresas - Teses de mestradoBalanço socialResponsabilidade social das empresasInformação ambientalO papel da responsabilidade social das empresas tem assumido uma primordial importância nos últimos tempos devido à instabilidade económica que se vive. A mais recente crise económica e financeira, que teve o ponto de partida nos finais de 2007 nos Estados Unidos da América por causa da escassez de liquidez e perda de reputação no sistema bancário, tem levado à sociedade a exigir um maior interesse das empresas em questões relacionadas com a responsabilidade social empresarial, daí verificar-se uma crescente preocupação por parte das empresas em compreender o seu conceito e dimensões e incorporá-los à sua realidade. Uma vez que o sector financeiro tem sido indiciado de ser o principal culpado da atual crise económico-financeira mundial, a presente investigação pretende analisar as diferenças no nível de divulgação de informação sobre responsabilidade social entre quatro bancos de Portugal e quatro bancos de Espanha e analisar as diferenças ao longo dos anos 2006, 2008 e 2010, bem como analisar as correlações existentes entre o nível de divulgação de informação sobre responsabilidade social e um conjunto de variáveis de desempenho económico-financeiro. Os resultados evidenciaram um aumento dos níveis de divulgação e uma diminuição dos níveis de rendibilidade e de confiança dos depositantes, entre 2006 e 2010, em ambos os países. No entanto não se constatou diferenças significativas na média dos índices de divulgação de informação sobre responsabilidade social entre os bancos dos dois países, Espanha e Portugal, e ao longo dos três anos em estudo. As hipóteses de investigação apenas foram parcialmente aceites, uma vez que apenas se verificaram correlações positivas e negativas entre o nível de divulgação de informação sobre responsabilidade social com as variáveis de desempenho económico-financeiro em apenas em alguns bancos e não na totalidade da amostra.The role of corporate social responsibility has assumed paramount importance recently due to the economic instability we are experiencing. The most recent economic and financial crisis that began at end 2007 in United States because of liquidity shortage and loss of reputation in the banking system has led companies to take a greater interest in issues related to Corporate Social Responsibility, this leads to increasing concern of businesses understand the concept and dimensions and incorporate them into your reality. Since the financial sector has been indicted of being the main culprit of the current global financial and economic crisis, this research aims to analyze the differences in the level of disclosure of information about social responsibility among four banks of Portugal and four banks of Spain, and review differences over the years 2006, 2008 and 2010, and analyze the correlation between the level of disclosure of information about social responsibility and a set of economic variables and financial performance. The results showed an increase in disclosure levels and decreased levels of profitability and depositor confidence, between 2006 and 2010 in both countries. However it was not observed significant differences in average rates of disclosure of information about social responsibility among the banks of the two countries, Spain and Portugal, and over the three study years. The research hypotheses were only partially accepted, once only found positive and negative correlations between the level of disclosure of information about social responsibility with economic variables and financial performance in just a few banks and not on the entire sample.Universidade de Aveiro2014-04-16T14:08:47Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12129TID:201558793porDuarte, Cláudia Sofia Cordeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:21:59Zoai:ria.ua.pt:10773/12129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:21.798482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O papel da responsabilidade social das empresas tem assumido uma primordial importância nos últimos tempos devido à instabilidade económica que se vive. A mais recente crise económica e financeira, que teve o ponto de partida nos finais de 2007 nos Estados Unidos da América por causa da escassez de liquidez e perda de reputação no sistema bancário, tem levado à sociedade a exigir um maior interesse das empresas em questões relacionadas com a responsabilidade social empresarial, daí verificar-se uma crescente preocupação por parte das empresas em compreender o seu conceito e dimensões e incorporá-los à sua realidade. Uma vez que o sector financeiro tem sido indiciado de ser o principal culpado da atual crise económico-financeira mundial, a presente investigação pretende analisar as diferenças no nível de divulgação de informação sobre responsabilidade social entre quatro bancos de Portugal e quatro bancos de Espanha e analisar as diferenças ao longo dos anos 2006, 2008 e 2010, bem como analisar as correlações existentes entre o nível de divulgação de informação sobre responsabilidade social e um conjunto de variáveis de desempenho económico-financeiro. Os resultados evidenciaram um aumento dos níveis de divulgação e uma diminuição dos níveis de rendibilidade e de confiança dos depositantes, entre 2006 e 2010, em ambos os países. No entanto não se constatou diferenças significativas na média dos índices de divulgação de informação sobre responsabilidade social entre os bancos dos dois países, Espanha e Portugal, e ao longo dos três anos em estudo. As hipóteses de investigação apenas foram parcialmente aceites, uma vez que apenas se verificaram correlações positivas e negativas entre o nível de divulgação de informação sobre responsabilidade social com as variáveis de desempenho económico-financeiro em apenas em alguns bancos e não na totalidade da amostra. |
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