Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzochi, Lúcia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/239
Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão crítica sobre potencialidades e limites de uma proposta de formação continuada de professores em educação ambiental (EA). Tal proposta foi concebida e executada por nós, em caráter de experiência-piloto, entre 1998 e 2000, em Campinas-SP, Brasil. Foram envolvidos 21 professores, dos níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio (que abrangem crianças e jovens entre 03 e 17 anos), durante três semestres letivos consecutivos. No processo proposto, os professores estudam os campos teórico-metodológicos de conflito socioambiental (Carvalho e Scotto, 1995) e de educação moral (na perspectiva de construção da personalidade moral, proposta por Puig, 1998a). Depois, criam atividades de EA para sala de aula, utilizando, conjugadamente, um caso real de conflito socioambiental e os recursos metodológicos da educação moral, que visam trabalhar elementos e processos relacionados à construção da personalidade moral. Foram considerados como indicadores das potencialidades do processo de formação continuada a constatação da ocorrência e/ou o registro de relatos sobre: mudanças nos entendimentos dos professores a respeito de temas relacionados à EA; mudanças nos seus hábitos pessoais e domésticos; realização de autocrítica relativa às suas práticas pedagógicas anteriores; elaboração espontânea de novas práticas pedagógicas por professores dos diferentes níveis do ensino e de diversas disciplinas. Os principais limites constatados se relacionam ao longo tempo necessário para que os professores possam ser envolvidos em todas as etapas do processo e à necessidade de fornecer subsídios adicionais para fundamentação das discussões sobre aspectos éticos relacionados aos conflitos socioambientais. - This article reflects on the possibilities and limitations of an in-service teachers’ development process, which deals with environmental education (EE), conceived and run as a research intervention, between 1998 and 2000, in Campinas, Sao Paulo, Brazil. It involved 21 teachers, from K-17, for a three semesters period. During the proposed development process, teachers studied two theoretical-methodological frameworks: the socioenvironmental conflict framework (Carvalho and Scotto, 1995) and the moral education framework (in the perspective of moral personality construction, proposed by Puig, 1998a). After that, they created classroom activities on a case study of socioenvironmental conflict. These activities resorted to methodological tools proposed for the development of several components and processes related to moral personality development. Evidence about the potential of the proposed teachers’ development process were demonstrated by: changes in their ideas about concepts and issues related to EE; changes in teachers’ personal habits; critical thinking about their own previous pedagogic practices and the development of new pedagogic practices by teachers working in several disciplines from different school levels. Some important constraints were found in relation to the length of time required for the teachers to go through all the steps of the process and the necessity for a better quality discussion about the ethical aspects of socioenvironmental conflicts.
id RCAP_8d363b1f5bcf1ba2b631a43a1311ffae
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interfaceEducação ambientalFormação continuada de professoresConflito socioambiental e educaçãoValores e educação ambientalO presente artigo apresenta uma reflexão crítica sobre potencialidades e limites de uma proposta de formação continuada de professores em educação ambiental (EA). Tal proposta foi concebida e executada por nós, em caráter de experiência-piloto, entre 1998 e 2000, em Campinas-SP, Brasil. Foram envolvidos 21 professores, dos níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio (que abrangem crianças e jovens entre 03 e 17 anos), durante três semestres letivos consecutivos. No processo proposto, os professores estudam os campos teórico-metodológicos de conflito socioambiental (Carvalho e Scotto, 1995) e de educação moral (na perspectiva de construção da personalidade moral, proposta por Puig, 1998a). Depois, criam atividades de EA para sala de aula, utilizando, conjugadamente, um caso real de conflito socioambiental e os recursos metodológicos da educação moral, que visam trabalhar elementos e processos relacionados à construção da personalidade moral. Foram considerados como indicadores das potencialidades do processo de formação continuada a constatação da ocorrência e/ou o registro de relatos sobre: mudanças nos entendimentos dos professores a respeito de temas relacionados à EA; mudanças nos seus hábitos pessoais e domésticos; realização de autocrítica relativa às suas práticas pedagógicas anteriores; elaboração espontânea de novas práticas pedagógicas por professores dos diferentes níveis do ensino e de diversas disciplinas. Os principais limites constatados se relacionam ao longo tempo necessário para que os professores possam ser envolvidos em todas as etapas do processo e à necessidade de fornecer subsídios adicionais para fundamentação das discussões sobre aspectos éticos relacionados aos conflitos socioambientais. - This article reflects on the possibilities and limitations of an in-service teachers’ development process, which deals with environmental education (EE), conceived and run as a research intervention, between 1998 and 2000, in Campinas, Sao Paulo, Brazil. It involved 21 teachers, from K-17, for a three semesters period. During the proposed development process, teachers studied two theoretical-methodological frameworks: the socioenvironmental conflict framework (Carvalho and Scotto, 1995) and the moral education framework (in the perspective of moral personality construction, proposed by Puig, 1998a). After that, they created classroom activities on a case study of socioenvironmental conflict. These activities resorted to methodological tools proposed for the development of several components and processes related to moral personality development. Evidence about the potential of the proposed teachers’ development process were demonstrated by: changes in their ideas about concepts and issues related to EE; changes in teachers’ personal habits; critical thinking about their own previous pedagogic practices and the development of new pedagogic practices by teachers working in several disciplines from different school levels. Some important constraints were found in relation to the length of time required for the teachers to go through all the steps of the process and the necessity for a better quality discussion about the ethical aspects of socioenvironmental conflicts.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémManzochi, Lúcia2010-11-10T16:13:16Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/239porMANZOCHI, Lúcia Helena - Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.108-1251646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:28:56Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:53.999863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface
title Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface
spellingShingle Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface
Manzochi, Lúcia
Educação ambiental
Formação continuada de professores
Conflito socioambiental e educação
Valores e educação ambiental
title_short Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface
title_full Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface
title_fullStr Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface
title_full_unstemmed Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface
title_sort Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface
author Manzochi, Lúcia
author_facet Manzochi, Lúcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Manzochi, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Formação continuada de professores
Conflito socioambiental e educação
Valores e educação ambiental
topic Educação ambiental
Formação continuada de professores
Conflito socioambiental e educação
Valores e educação ambiental
description O presente artigo apresenta uma reflexão crítica sobre potencialidades e limites de uma proposta de formação continuada de professores em educação ambiental (EA). Tal proposta foi concebida e executada por nós, em caráter de experiência-piloto, entre 1998 e 2000, em Campinas-SP, Brasil. Foram envolvidos 21 professores, dos níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio (que abrangem crianças e jovens entre 03 e 17 anos), durante três semestres letivos consecutivos. No processo proposto, os professores estudam os campos teórico-metodológicos de conflito socioambiental (Carvalho e Scotto, 1995) e de educação moral (na perspectiva de construção da personalidade moral, proposta por Puig, 1998a). Depois, criam atividades de EA para sala de aula, utilizando, conjugadamente, um caso real de conflito socioambiental e os recursos metodológicos da educação moral, que visam trabalhar elementos e processos relacionados à construção da personalidade moral. Foram considerados como indicadores das potencialidades do processo de formação continuada a constatação da ocorrência e/ou o registro de relatos sobre: mudanças nos entendimentos dos professores a respeito de temas relacionados à EA; mudanças nos seus hábitos pessoais e domésticos; realização de autocrítica relativa às suas práticas pedagógicas anteriores; elaboração espontânea de novas práticas pedagógicas por professores dos diferentes níveis do ensino e de diversas disciplinas. Os principais limites constatados se relacionam ao longo tempo necessário para que os professores possam ser envolvidos em todas as etapas do processo e à necessidade de fornecer subsídios adicionais para fundamentação das discussões sobre aspectos éticos relacionados aos conflitos socioambientais. - This article reflects on the possibilities and limitations of an in-service teachers’ development process, which deals with environmental education (EE), conceived and run as a research intervention, between 1998 and 2000, in Campinas, Sao Paulo, Brazil. It involved 21 teachers, from K-17, for a three semesters period. During the proposed development process, teachers studied two theoretical-methodological frameworks: the socioenvironmental conflict framework (Carvalho and Scotto, 1995) and the moral education framework (in the perspective of moral personality construction, proposed by Puig, 1998a). After that, they created classroom activities on a case study of socioenvironmental conflict. These activities resorted to methodological tools proposed for the development of several components and processes related to moral personality development. Evidence about the potential of the proposed teachers’ development process were demonstrated by: changes in their ideas about concepts and issues related to EE; changes in teachers’ personal habits; critical thinking about their own previous pedagogic practices and the development of new pedagogic practices by teachers working in several disciplines from different school levels. Some important constraints were found in relation to the length of time required for the teachers to go through all the steps of the process and the necessity for a better quality discussion about the ethical aspects of socioenvironmental conflicts.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2010-11-10T16:13:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/239
url http://hdl.handle.net/10400.15/239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv MANZOCHI, Lúcia Helena - Refletindo sobre uma experiência de formação continuada de professores: o projecto interface. Revista Interacções. Nº4 (2006), p.108-125
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020198518784