Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Francisco Baptista
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amauri Betini Bartoszeck
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17496
Resumo: O cérebro humano é o organizador das experiências vividas, das percepções estéticas, linguagem, emoções e da tomada de decisões ao longo da vida (Cosenza, 2016; Tieppo, 2019). Os estímulos ambientais exteriores e os no interior do organismo acionam recetores específicos, codificados em frequência de impulsos elétricos e que são conduzidos ao cérebro, que os interpreta, memoriza e responde com uma ação (Levitan & Kaczmarek, 1997; Fox, 2014). Alguns autores alegam que o hemisfério esquerdo do cérebro está envolvido com a atividade verbal, com letras, números e sequências e por sua vez, o hemisfério direito com sons produzidos por instrumentos musicais, sons onomatopeicos, formas, cores com relevância para o “cérebro japonês” (Marino Jr. 1989). Pela propriedade da neuroplasticidade, particularmente no desenvolvimento do sistema nervoso, o uso continuado do órgão ele se desenvolve, adapta-se ao novo e transforma-se estruturalmente, mesmo em adultos idosos. É o fenómeno pelo qual a aprendizagem e a experiência modificam continuamente o cérebro. É um órgão com notável “plasticidade” (Merzenich, 2013; Costandi, 2016).
id RCAP_8d3aa7028e01d32eb2ccfbd5c0eb8083
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17496
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?O cérebro humano é o organizador das experiências vividas, das percepções estéticas, linguagem, emoções e da tomada de decisões ao longo da vida (Cosenza, 2016; Tieppo, 2019). Os estímulos ambientais exteriores e os no interior do organismo acionam recetores específicos, codificados em frequência de impulsos elétricos e que são conduzidos ao cérebro, que os interpreta, memoriza e responde com uma ação (Levitan & Kaczmarek, 1997; Fox, 2014). Alguns autores alegam que o hemisfério esquerdo do cérebro está envolvido com a atividade verbal, com letras, números e sequências e por sua vez, o hemisfério direito com sons produzidos por instrumentos musicais, sons onomatopeicos, formas, cores com relevância para o “cérebro japonês” (Marino Jr. 1989). Pela propriedade da neuroplasticidade, particularmente no desenvolvimento do sistema nervoso, o uso continuado do órgão ele se desenvolve, adapta-se ao novo e transforma-se estruturalmente, mesmo em adultos idosos. É o fenómeno pelo qual a aprendizagem e a experiência modificam continuamente o cérebro. É um órgão com notável “plasticidade” (Merzenich, 2013; Costandi, 2016).SapientiaGil, Francisco BaptistaAmauri Betini Bartoszeck2022-01-19T13:01:33Z2021-12-172022-01-19T10:15:40Z2021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17496porcv-prod-2667842info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:29:40Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17496Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:28.222399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?
title Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?
spellingShingle Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?
Gil, Francisco Baptista
title_short Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?
title_full Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?
title_fullStr Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?
title_full_unstemmed Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?
title_sort Neurociência Educacional: A aprendizagem e as Artes Visuais podem articular-se?
author Gil, Francisco Baptista
author_facet Gil, Francisco Baptista
Amauri Betini Bartoszeck
author_role author
author2 Amauri Betini Bartoszeck
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Francisco Baptista
Amauri Betini Bartoszeck
description O cérebro humano é o organizador das experiências vividas, das percepções estéticas, linguagem, emoções e da tomada de decisões ao longo da vida (Cosenza, 2016; Tieppo, 2019). Os estímulos ambientais exteriores e os no interior do organismo acionam recetores específicos, codificados em frequência de impulsos elétricos e que são conduzidos ao cérebro, que os interpreta, memoriza e responde com uma ação (Levitan & Kaczmarek, 1997; Fox, 2014). Alguns autores alegam que o hemisfério esquerdo do cérebro está envolvido com a atividade verbal, com letras, números e sequências e por sua vez, o hemisfério direito com sons produzidos por instrumentos musicais, sons onomatopeicos, formas, cores com relevância para o “cérebro japonês” (Marino Jr. 1989). Pela propriedade da neuroplasticidade, particularmente no desenvolvimento do sistema nervoso, o uso continuado do órgão ele se desenvolve, adapta-se ao novo e transforma-se estruturalmente, mesmo em adultos idosos. É o fenómeno pelo qual a aprendizagem e a experiência modificam continuamente o cérebro. É um órgão com notável “plasticidade” (Merzenich, 2013; Costandi, 2016).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2021-12-17T00:00:00Z
2022-01-19T13:01:33Z
2022-01-19T10:15:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/17496
url http://hdl.handle.net/10400.1/17496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv cv-prod-2667842
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133319846166528