As artes visuais no processo de aprendizagem infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Joana Raquel Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2995
Resumo: O relatório de investigação intitulado “As Artes Visuais no Processo de Aprendizagem Infantil” tem como principal finalidade perceber o modo como as Artes Visuais são trabalhadas, pelos educadores, com crianças em Educação Pré-Escolar. Sendo a criança um ser curioso, criativo e capaz de se relacionar de diferentes formas com o mundo que a rodeia, procuramos tentar perceber ao longo do relatório, tanto com fundamentação teórica mas também através da parte metodológica, as inúmeras potencialidades adquiridas pelas crianças, com o contacto com a arte desde cedo, analisando a forma como os educadores as incluem nas suas atividades. Como meio de explorar esta temática foram delineadas duas perguntas de partida, sendo estas “De que modo é que as artes visuais podem contribuir para o processo de aprendizagem infantil? “e “De que forma é que as artes visuais podem estimular a criatividade nas crianças?”, para as quais se definiram objetivos passando estes por: perceber de que modo é que as Artes Visuais podem contribuir para o processo de aprendizagem infantil; entender quais as estratégias e métodos que se poderão utilizar ao nível das artes visuais de modo a cativar o interesse das crianças; compreender a importância do papel do educador nas artes visuais e analisar de que forma é que as Artes Visuais são trabalhadas na Educação Pré-Escolar. Assim sendo, a investigação do estudo decorre através do carácter qualitativo, tendo por base as entrevistas como técnica de recolha de dados, tendo sido estas realizadas junto de educadores de infância de diversas instituições em diferentes pontos do país (Portugal). A aplicação e análise das entrevistas teve como principal objetivo compreender, principalmente, a visão dos educadores perante as Artes Visuais através da partilha das suas práticas no dia a dia no jardim de infância. Em suma, e perante a análise da investigação, os dados revelaram que de facto as Artes Visuais são valorizadas pelos educadores de infância, tendo estes o cuidado de as incluir junto das crianças no seu quotidiano, organizando o ambiente educativo para que possam explorar os diversos materiais presentes e indo também desta forma, de um modo mais lúdico, adquirindo certas competências que contribuem para o seu desenvolvimento. Palavras-chave: Artes Visuais; Educação Pré-Escolar; Competências; Aprendizagem
id RCAP_eeb5b14250e58a1fb8281b109320359f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2995
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As artes visuais no processo de aprendizagem infantilEducação de infânciaArtes VisuaisO relatório de investigação intitulado “As Artes Visuais no Processo de Aprendizagem Infantil” tem como principal finalidade perceber o modo como as Artes Visuais são trabalhadas, pelos educadores, com crianças em Educação Pré-Escolar. Sendo a criança um ser curioso, criativo e capaz de se relacionar de diferentes formas com o mundo que a rodeia, procuramos tentar perceber ao longo do relatório, tanto com fundamentação teórica mas também através da parte metodológica, as inúmeras potencialidades adquiridas pelas crianças, com o contacto com a arte desde cedo, analisando a forma como os educadores as incluem nas suas atividades. Como meio de explorar esta temática foram delineadas duas perguntas de partida, sendo estas “De que modo é que as artes visuais podem contribuir para o processo de aprendizagem infantil? “e “De que forma é que as artes visuais podem estimular a criatividade nas crianças?”, para as quais se definiram objetivos passando estes por: perceber de que modo é que as Artes Visuais podem contribuir para o processo de aprendizagem infantil; entender quais as estratégias e métodos que se poderão utilizar ao nível das artes visuais de modo a cativar o interesse das crianças; compreender a importância do papel do educador nas artes visuais e analisar de que forma é que as Artes Visuais são trabalhadas na Educação Pré-Escolar. Assim sendo, a investigação do estudo decorre através do carácter qualitativo, tendo por base as entrevistas como técnica de recolha de dados, tendo sido estas realizadas junto de educadores de infância de diversas instituições em diferentes pontos do país (Portugal). A aplicação e análise das entrevistas teve como principal objetivo compreender, principalmente, a visão dos educadores perante as Artes Visuais através da partilha das suas práticas no dia a dia no jardim de infância. Em suma, e perante a análise da investigação, os dados revelaram que de facto as Artes Visuais são valorizadas pelos educadores de infância, tendo estes o cuidado de as incluir junto das crianças no seu quotidiano, organizando o ambiente educativo para que possam explorar os diversos materiais presentes e indo também desta forma, de um modo mais lúdico, adquirindo certas competências que contribuem para o seu desenvolvimento. Palavras-chave: Artes Visuais; Educação Pré-Escolar; Competências; Aprendizagem2021-07-21T09:34:05Z2021-07-19T00:00:00Z2021-07-192021-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2995TID:202745864porPinto, Joana Raquel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:23Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:41.896342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As artes visuais no processo de aprendizagem infantil
title As artes visuais no processo de aprendizagem infantil
spellingShingle As artes visuais no processo de aprendizagem infantil
Pinto, Joana Raquel Ferreira
Educação de infância
Artes Visuais
title_short As artes visuais no processo de aprendizagem infantil
title_full As artes visuais no processo de aprendizagem infantil
title_fullStr As artes visuais no processo de aprendizagem infantil
title_full_unstemmed As artes visuais no processo de aprendizagem infantil
title_sort As artes visuais no processo de aprendizagem infantil
author Pinto, Joana Raquel Ferreira
author_facet Pinto, Joana Raquel Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Joana Raquel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Artes Visuais
topic Educação de infância
Artes Visuais
description O relatório de investigação intitulado “As Artes Visuais no Processo de Aprendizagem Infantil” tem como principal finalidade perceber o modo como as Artes Visuais são trabalhadas, pelos educadores, com crianças em Educação Pré-Escolar. Sendo a criança um ser curioso, criativo e capaz de se relacionar de diferentes formas com o mundo que a rodeia, procuramos tentar perceber ao longo do relatório, tanto com fundamentação teórica mas também através da parte metodológica, as inúmeras potencialidades adquiridas pelas crianças, com o contacto com a arte desde cedo, analisando a forma como os educadores as incluem nas suas atividades. Como meio de explorar esta temática foram delineadas duas perguntas de partida, sendo estas “De que modo é que as artes visuais podem contribuir para o processo de aprendizagem infantil? “e “De que forma é que as artes visuais podem estimular a criatividade nas crianças?”, para as quais se definiram objetivos passando estes por: perceber de que modo é que as Artes Visuais podem contribuir para o processo de aprendizagem infantil; entender quais as estratégias e métodos que se poderão utilizar ao nível das artes visuais de modo a cativar o interesse das crianças; compreender a importância do papel do educador nas artes visuais e analisar de que forma é que as Artes Visuais são trabalhadas na Educação Pré-Escolar. Assim sendo, a investigação do estudo decorre através do carácter qualitativo, tendo por base as entrevistas como técnica de recolha de dados, tendo sido estas realizadas junto de educadores de infância de diversas instituições em diferentes pontos do país (Portugal). A aplicação e análise das entrevistas teve como principal objetivo compreender, principalmente, a visão dos educadores perante as Artes Visuais através da partilha das suas práticas no dia a dia no jardim de infância. Em suma, e perante a análise da investigação, os dados revelaram que de facto as Artes Visuais são valorizadas pelos educadores de infância, tendo estes o cuidado de as incluir junto das crianças no seu quotidiano, organizando o ambiente educativo para que possam explorar os diversos materiais presentes e indo também desta forma, de um modo mais lúdico, adquirindo certas competências que contribuem para o seu desenvolvimento. Palavras-chave: Artes Visuais; Educação Pré-Escolar; Competências; Aprendizagem
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-21T09:34:05Z
2021-07-19T00:00:00Z
2021-07-19
2021-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2995
TID:202745864
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2995
identifier_str_mv TID:202745864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131633068015616