O processo de conceitualização em artes visuais: articulando a abordagem triangular com a teoria dos campos conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andressa Xavier Zinato de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU2GG5
Resumo: Este trabalho, de natureza teórica, procura realizar uma aproximação entre a Abordagem Triangular, da professora Ana Mae Barbosa e a Teoria de Campos Conceituais, do psicólogo francês Gerard Vergnaud. Para tanto, elegemos como foco de nossa análise o sujeito em ação, que é o principal elo entre os dois modelos teóricos. A partir daí, encaminhamos o nosso estudo do processo de conceitualização de estudantes em Artes visuais.Esse esforço de aproximação se materializou na construção de uma sequência de ensino em Artes Visuais, produto desta monografia, a ser aplicada para estudantes do ensino médio. Por meio de atividades que colocam o sujeito como ativo em seu processo de significação, ela fornece um contexto para a construção de conceitos em Artes Visuais ao mesmo tempo em que permite compreender como se dá esse processo de conceitualização na área. No sentido de aproximar o ensino de Artes Visuais de outras discussões contemporâneas, a sequência didática usa como pano de fundo o conceito de sustentabilidade. Esperamos que a aplicação da sequência possa nos indicar algumas formas de pensar e agir dos estudantes em nosso contexto.
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