REFLET(IR) - Um projeto de Educação e Intervenção Social num CAFAP
Main Author: | |
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Publication Date: | 2019 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10400.22/14828 |
Summary: | O presente relatório espelha o desenvolvimento do projeto “REFLET(IR)”. Este projeto, desenvolvido através da metodologia da Investigação-Ação Participativa, teve como finalidade “Promover a melhoria das práticas do CAFAP para um atendimento às famílias mais próximo, integrado e sistémico”. Para que isto fosse possível, desenharam-se três ações para tentar dar resposta às necessidades, quer das profissionais e do CAFAP, quer da família que se acompanhou de forma mais sistemática. O CAFAP é uma resposta social que permite que as famílias acompanhadas tenham uma oportunidade de, através de uma intervenção psicossocial, reconhecer e/ou reforçar as suas potencialidades em momentos de maior fragilidade familiar. Tendo em conta a realidade atual do CAFAP, apostou-se na reestruturação e reorganização da sua intervenção e tornou-se importante que todos os participantes no projeto conseguissem, através de uma lógica de reflexão-ação, refletir criticamente sobre si e sobre a sua realidade, para se ajustarem de forma adaptada às necessidades sentidas. Estes foram os dois grandes impulsionadores para que o projeto fosse desenhado e desenvolvido, tendo-se trabalhado não só as potencialidades e competências dos membros da família Silva, mas também para a eficiência da intervenção do CAFAP e das práticas das suas profissionais. Tendo em conta os resultados do projeto, embora não se tenham conseguido alcançar todos os objetivos definidos, o trabalho desenvolvido teve um impacte positivo nos participantes, uma vez que contribuiu para ajustar as práticas das profissionais, influenciar positivamente os participantes no projeto e ativar o seu processo de mudança. |
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REFLET(IR) - Um projeto de Educação e Intervenção Social num CAFAPFamíliaInvestigação-ação participativaIntervenção psicossocialMudançaFamilyParticipatory action researchPsychosocial interventionChangeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório espelha o desenvolvimento do projeto “REFLET(IR)”. Este projeto, desenvolvido através da metodologia da Investigação-Ação Participativa, teve como finalidade “Promover a melhoria das práticas do CAFAP para um atendimento às famílias mais próximo, integrado e sistémico”. Para que isto fosse possível, desenharam-se três ações para tentar dar resposta às necessidades, quer das profissionais e do CAFAP, quer da família que se acompanhou de forma mais sistemática. O CAFAP é uma resposta social que permite que as famílias acompanhadas tenham uma oportunidade de, através de uma intervenção psicossocial, reconhecer e/ou reforçar as suas potencialidades em momentos de maior fragilidade familiar. Tendo em conta a realidade atual do CAFAP, apostou-se na reestruturação e reorganização da sua intervenção e tornou-se importante que todos os participantes no projeto conseguissem, através de uma lógica de reflexão-ação, refletir criticamente sobre si e sobre a sua realidade, para se ajustarem de forma adaptada às necessidades sentidas. Estes foram os dois grandes impulsionadores para que o projeto fosse desenhado e desenvolvido, tendo-se trabalhado não só as potencialidades e competências dos membros da família Silva, mas também para a eficiência da intervenção do CAFAP e das práticas das suas profissionais. Tendo em conta os resultados do projeto, embora não se tenham conseguido alcançar todos os objetivos definidos, o trabalho desenvolvido teve um impacte positivo nos participantes, uma vez que contribuiu para ajustar as práticas das profissionais, influenciar positivamente os participantes no projeto e ativar o seu processo de mudança.This report reflects the development of the “REFLET(IR)” project. This project, developed through the Participatory Action Research methodology, aimed at “Promoting the improvement of the Family Support and Parental Counseling Center practices for closer, integrated and systemic care for families”. To make this possible, three actions were designed to try to respond to the needs of both professionals and CAFAP, as well as of the family that was accompanied more systematically. The Family Support and Parental Counseling Center (CAFAP) is a social response that intervenes with families through a psychosocial intervention, so families have an opportunity to recognize and/or reinforce their potential in moments of greater family fragility. Given the current reality of CAFAP, this project was committed to the restructuring and reorganization of its intervention and it became important for all project participants to, through a reflection-action logic, be able to critically reflect on themselves and their reality, in order to adjust to their needs. These were the two major drivers for the project to be designed and developed, working not only on the potentialities and skills of the Silva family members, but also on the efficiency of CAFAP's intervention and the practices of its professionals. Considering the project results, although the goals weren’t all achieved, the work developed had a positive impact on the participants, as it contributed to adjust the professionals' practices, it positively influenced the project participants and activated their change process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoNeto, Ana Maria Bertão da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Cindi Pedroso2019-11-19T12:31:24Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14828TID:202339823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:29Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:39.281928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório espelha o desenvolvimento do projeto “REFLET(IR)”. Este projeto, desenvolvido através da metodologia da Investigação-Ação Participativa, teve como finalidade “Promover a melhoria das práticas do CAFAP para um atendimento às famílias mais próximo, integrado e sistémico”. Para que isto fosse possível, desenharam-se três ações para tentar dar resposta às necessidades, quer das profissionais e do CAFAP, quer da família que se acompanhou de forma mais sistemática. O CAFAP é uma resposta social que permite que as famílias acompanhadas tenham uma oportunidade de, através de uma intervenção psicossocial, reconhecer e/ou reforçar as suas potencialidades em momentos de maior fragilidade familiar. Tendo em conta a realidade atual do CAFAP, apostou-se na reestruturação e reorganização da sua intervenção e tornou-se importante que todos os participantes no projeto conseguissem, através de uma lógica de reflexão-ação, refletir criticamente sobre si e sobre a sua realidade, para se ajustarem de forma adaptada às necessidades sentidas. Estes foram os dois grandes impulsionadores para que o projeto fosse desenhado e desenvolvido, tendo-se trabalhado não só as potencialidades e competências dos membros da família Silva, mas também para a eficiência da intervenção do CAFAP e das práticas das suas profissionais. Tendo em conta os resultados do projeto, embora não se tenham conseguido alcançar todos os objetivos definidos, o trabalho desenvolvido teve um impacte positivo nos participantes, uma vez que contribuiu para ajustar as práticas das profissionais, influenciar positivamente os participantes no projeto e ativar o seu processo de mudança. |
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