REFLET(IR) - Um projeto de Educação e Intervenção Social num CAFAP

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Main Author: Santos, Cindi Pedroso
Publication Date: 2019
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.22/14828
Summary: O presente relatório espelha o desenvolvimento do projeto “REFLET(IR)”. Este projeto, desenvolvido através da metodologia da Investigação-Ação Participativa, teve como finalidade “Promover a melhoria das práticas do CAFAP para um atendimento às famílias mais próximo, integrado e sistémico”. Para que isto fosse possível, desenharam-se três ações para tentar dar resposta às necessidades, quer das profissionais e do CAFAP, quer da família que se acompanhou de forma mais sistemática. O CAFAP é uma resposta social que permite que as famílias acompanhadas tenham uma oportunidade de, através de uma intervenção psicossocial, reconhecer e/ou reforçar as suas potencialidades em momentos de maior fragilidade familiar. Tendo em conta a realidade atual do CAFAP, apostou-se na reestruturação e reorganização da sua intervenção e tornou-se importante que todos os participantes no projeto conseguissem, através de uma lógica de reflexão-ação, refletir criticamente sobre si e sobre a sua realidade, para se ajustarem de forma adaptada às necessidades sentidas. Estes foram os dois grandes impulsionadores para que o projeto fosse desenhado e desenvolvido, tendo-se trabalhado não só as potencialidades e competências dos membros da família Silva, mas também para a eficiência da intervenção do CAFAP e das práticas das suas profissionais. Tendo em conta os resultados do projeto, embora não se tenham conseguido alcançar todos os objetivos definidos, o trabalho desenvolvido teve um impacte positivo nos participantes, uma vez que contribuiu para ajustar as práticas das profissionais, influenciar positivamente os participantes no projeto e ativar o seu processo de mudança.
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