Contributo da supervisão na gestão do stresse dos alunos em ensino clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Teresa Maria Reis Teixeira de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1309
Resumo: Este estudo localiza-se no domínio da supervisão em ensino clínico e tem como principal objectivo compreender como os alunos de enfermagem percepcionam o contributo do supervisor na gestão do stresse por eles vivenciado em contexto de aprendizagem clínica. Optámos por uma metodologia de cariz qualitativo e quantitativo, de natureza descritivo-correlacional, sendo o questionário o instrumento de recolha de dados utilizado. Foram inquiridos 159 alunos que frequentavam o 3 º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados obtidos permitem-nos concluir da existência de stresse durante o ensino clínico que, a maioria dos alunos, percepciona num nível médio. Constatámos ainda que as alunas tendem a evidenciar níveis de stressemais elevados do que os seus colegas do género masculino, e que a família revelou ser um bom mediador de stresse. Verificámos também que, a maioria das situações percepcionadas como indutoras de stresse se localiza no domínio das relações interpessoais, e que nas respostas ao stresse predominam as manifestações do foro cognitivo. Relativamente ao contributo do supervisor, a maioria dos alunos percepcionou que o mesmo foi um apoio do tipo instrumental, seguido dos tipos perceptivo e emocional, sendo certo que este último surge ainda, por vezes, como complementar dos anteriores. Os alunos referem ainda a importância do processo supervisivo nas suas componentes de acompanhamento e avaliação, como estratégia de ajuda na regulação dos efeitos do stresse. Dado o carácter ecológico de que se reveste o ensino clínico e a supervisão, e uma vez constatada a importância que assume a relação interpessoal no processo supervisivo, pensamos ter demonstrado, com este estudo, que se torna evidente a necessária formação específica dos profissionais para o desempenho de funções supervisivas que, por sua vez deverão ser claramente definidas como competências dos enfermeiros no âmbito da Carreira de Enfermagem. ABSTRACT: This dissertation deals with supervision in clinical teaching and its main aim is to understand how nursing students understand the role of the supervisor in the management of their own stress within the context of clinical learning. We have chosen a qualitative and quantitative methodology, of a descriptive correlative type and we have used the questionnaire to collect data. One hundred and fifty nine third year nursing students responded to the questionnaire The results we achieved point to the fact that the presence of average stress is felt during the clinical teaching and that most students suffer from it. We have also noted that female students tend to show higher levels of stress than their male counterparts and that family has proved to be a good mediator of stress. Furthermore, we have observed that most stressful situations take place within interpersonal relationships and that the responses to stress have mainly got to do with cognitive processes. As regards the role of the supervisor, most students perceived it as a kind of instrumental support followed by a perceptive and emotional one. The latter sometimes appears as a complement of the former ones. In addition to this, the students refer the importance of the supervisory process, both at a tutorial and assessment level, as a helpful strategy in the regulation of stress effects. Since both the clinical teaching and the supervision have an ecological nature, and since the interpersonal relationship during the supervisory process was regarded as highly important, with this dissertation we believe we have proved that to be a professional supervisor, one should have specific qualifications. Thus, these qualifications should be accurately defined as the nurse’s skills within lhe Nursing Career.
id RCAP_8d6b834a03415a5a5c4bc0fe3df5ff8b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1309
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da supervisão na gestão do stresse dos alunos em ensino clínicoSupervisãoEnsino da enfermagemTensão psicológicaEste estudo localiza-se no domínio da supervisão em ensino clínico e tem como principal objectivo compreender como os alunos de enfermagem percepcionam o contributo do supervisor na gestão do stresse por eles vivenciado em contexto de aprendizagem clínica. Optámos por uma metodologia de cariz qualitativo e quantitativo, de natureza descritivo-correlacional, sendo o questionário o instrumento de recolha de dados utilizado. Foram inquiridos 159 alunos que frequentavam o 3 º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados obtidos permitem-nos concluir da existência de stresse durante o ensino clínico que, a maioria dos alunos, percepciona num nível médio. Constatámos ainda que as alunas tendem a evidenciar níveis de stressemais elevados do que os seus colegas do género masculino, e que a família revelou ser um bom mediador de stresse. Verificámos também que, a maioria das situações percepcionadas como indutoras de stresse se localiza no domínio das relações interpessoais, e que nas respostas ao stresse predominam as manifestações do foro cognitivo. Relativamente ao contributo do supervisor, a maioria dos alunos percepcionou que o mesmo foi um apoio do tipo instrumental, seguido dos tipos perceptivo e emocional, sendo certo que este último surge ainda, por vezes, como complementar dos anteriores. Os alunos referem ainda a importância do processo supervisivo nas suas componentes de acompanhamento e avaliação, como estratégia de ajuda na regulação dos efeitos do stresse. Dado o carácter ecológico de que se reveste o ensino clínico e a supervisão, e uma vez constatada a importância que assume a relação interpessoal no processo supervisivo, pensamos ter demonstrado, com este estudo, que se torna evidente a necessária formação específica dos profissionais para o desempenho de funções supervisivas que, por sua vez deverão ser claramente definidas como competências dos enfermeiros no âmbito da Carreira de Enfermagem. ABSTRACT: This dissertation deals with supervision in clinical teaching and its main aim is to understand how nursing students understand the role of the supervisor in the management of their own stress within the context of clinical learning. We have chosen a qualitative and quantitative methodology, of a descriptive correlative type and we have used the questionnaire to collect data. One hundred and fifty nine third year nursing students responded to the questionnaire The results we achieved point to the fact that the presence of average stress is felt during the clinical teaching and that most students suffer from it. We have also noted that female students tend to show higher levels of stress than their male counterparts and that family has proved to be a good mediator of stress. Furthermore, we have observed that most stressful situations take place within interpersonal relationships and that the responses to stress have mainly got to do with cognitive processes. As regards the role of the supervisor, most students perceived it as a kind of instrumental support followed by a perceptive and emotional one. The latter sometimes appears as a complement of the former ones. In addition to this, the students refer the importance of the supervisory process, both at a tutorial and assessment level, as a helpful strategy in the regulation of stress effects. Since both the clinical teaching and the supervision have an ecological nature, and since the interpersonal relationship during the supervisory process was regarded as highly important, with this dissertation we believe we have proved that to be a professional supervisor, one should have specific qualifications. Thus, these qualifications should be accurately defined as the nurse’s skills within lhe Nursing Career.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:08Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1309porAlmeida, Teresa Maria Reis Teixeira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:02Zoai:ria.ua.pt:10773/1309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:00.998444Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da supervisão na gestão do stresse dos alunos em ensino clínico
title Contributo da supervisão na gestão do stresse dos alunos em ensino clínico
spellingShingle Contributo da supervisão na gestão do stresse dos alunos em ensino clínico
Almeida, Teresa Maria Reis Teixeira de
Supervisão
Ensino da enfermagem
Tensão psicológica
title_short Contributo da supervisão na gestão do stresse dos alunos em ensino clínico
title_full Contributo da supervisão na gestão do stresse dos alunos em ensino clínico
title_fullStr Contributo da supervisão na gestão do stresse dos alunos em ensino clínico
title_full_unstemmed Contributo da supervisão na gestão do stresse dos alunos em ensino clínico
title_sort Contributo da supervisão na gestão do stresse dos alunos em ensino clínico
author Almeida, Teresa Maria Reis Teixeira de
author_facet Almeida, Teresa Maria Reis Teixeira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Teresa Maria Reis Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Ensino da enfermagem
Tensão psicológica
topic Supervisão
Ensino da enfermagem
Tensão psicológica
description Este estudo localiza-se no domínio da supervisão em ensino clínico e tem como principal objectivo compreender como os alunos de enfermagem percepcionam o contributo do supervisor na gestão do stresse por eles vivenciado em contexto de aprendizagem clínica. Optámos por uma metodologia de cariz qualitativo e quantitativo, de natureza descritivo-correlacional, sendo o questionário o instrumento de recolha de dados utilizado. Foram inquiridos 159 alunos que frequentavam o 3 º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados obtidos permitem-nos concluir da existência de stresse durante o ensino clínico que, a maioria dos alunos, percepciona num nível médio. Constatámos ainda que as alunas tendem a evidenciar níveis de stressemais elevados do que os seus colegas do género masculino, e que a família revelou ser um bom mediador de stresse. Verificámos também que, a maioria das situações percepcionadas como indutoras de stresse se localiza no domínio das relações interpessoais, e que nas respostas ao stresse predominam as manifestações do foro cognitivo. Relativamente ao contributo do supervisor, a maioria dos alunos percepcionou que o mesmo foi um apoio do tipo instrumental, seguido dos tipos perceptivo e emocional, sendo certo que este último surge ainda, por vezes, como complementar dos anteriores. Os alunos referem ainda a importância do processo supervisivo nas suas componentes de acompanhamento e avaliação, como estratégia de ajuda na regulação dos efeitos do stresse. Dado o carácter ecológico de que se reveste o ensino clínico e a supervisão, e uma vez constatada a importância que assume a relação interpessoal no processo supervisivo, pensamos ter demonstrado, com este estudo, que se torna evidente a necessária formação específica dos profissionais para o desempenho de funções supervisivas que, por sua vez deverão ser claramente definidas como competências dos enfermeiros no âmbito da Carreira de Enfermagem. ABSTRACT: This dissertation deals with supervision in clinical teaching and its main aim is to understand how nursing students understand the role of the supervisor in the management of their own stress within the context of clinical learning. We have chosen a qualitative and quantitative methodology, of a descriptive correlative type and we have used the questionnaire to collect data. One hundred and fifty nine third year nursing students responded to the questionnaire The results we achieved point to the fact that the presence of average stress is felt during the clinical teaching and that most students suffer from it. We have also noted that female students tend to show higher levels of stress than their male counterparts and that family has proved to be a good mediator of stress. Furthermore, we have observed that most stressful situations take place within interpersonal relationships and that the responses to stress have mainly got to do with cognitive processes. As regards the role of the supervisor, most students perceived it as a kind of instrumental support followed by a perceptive and emotional one. The latter sometimes appears as a complement of the former ones. In addition to this, the students refer the importance of the supervisory process, both at a tutorial and assessment level, as a helpful strategy in the regulation of stress effects. Since both the clinical teaching and the supervision have an ecological nature, and since the interpersonal relationship during the supervisory process was regarded as highly important, with this dissertation we believe we have proved that to be a professional supervisor, one should have specific qualifications. Thus, these qualifications should be accurately defined as the nurse’s skills within lhe Nursing Career.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-04-19T13:38:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1309
url http://hdl.handle.net/10773/1309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449923837952