A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. Lima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavan, Ruth
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Licínio C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68249
Resumo: A presente entrevista com o professor Licínio C. Lima, pesquisador e professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), tem como objetivo explicitar as contribuições de Paulo Freire para o campo da Educação, com destaque para os estudos sobre educação ao longo da vida, autonomia das escolas, gestão democrática e formação de professores, entre outros.
id RCAP_8d7dee08dcc8ee376eecc83d2cf5a11d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68249
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. LimaThe centrality of Paulo Freire for public, democratic, participatory Education: an interview with Licínio C. LimaPaulo FreireEducação democráticaAutonomia escolarDemocratic educationSchool autonomyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoSocial SciencesA presente entrevista com o professor Licínio C. Lima, pesquisador e professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), tem como objetivo explicitar as contribuições de Paulo Freire para o campo da Educação, com destaque para os estudos sobre educação ao longo da vida, autonomia das escolas, gestão democrática e formação de professores, entre outros.This interview with Licínio C. Lima, a researcher and professor from the Institute of Education of Minho University (Portugal), aims to evidence the contributions of Paulo Freire to the field of Education, with an emphasis on the studies on lifelong education, school autonomy, democratic management and teacher education, among others.Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (FUNDECT)Universidade Federal do Paraná (UFPR)Universidade do MinhoPavan, RuthLima, Licínio C.2020-112020-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68249porPavan, R. & Lima, L. C. (2020). A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. Lima. Educar em Revista, n.º 36 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.674830104-40601984-041110.1590/0104-4060.67483https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602020000100502&tlng=ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:03.513947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. Lima
The centrality of Paulo Freire for public, democratic, participatory Education: an interview with Licínio C. Lima
title A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. Lima
spellingShingle A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. Lima
Pavan, Ruth
Paulo Freire
Educação democrática
Autonomia escolar
Democratic education
School autonomy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
title_short A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. Lima
title_full A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. Lima
title_fullStr A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. Lima
title_full_unstemmed A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. Lima
title_sort A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. Lima
author Pavan, Ruth
author_facet Pavan, Ruth
Lima, Licínio C.
author_role author
author2 Lima, Licínio C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavan, Ruth
Lima, Licínio C.
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Educação democrática
Autonomia escolar
Democratic education
School autonomy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
topic Paulo Freire
Educação democrática
Autonomia escolar
Democratic education
School autonomy
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Social Sciences
description A presente entrevista com o professor Licínio C. Lima, pesquisador e professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal), tem como objetivo explicitar as contribuições de Paulo Freire para o campo da Educação, com destaque para os estudos sobre educação ao longo da vida, autonomia das escolas, gestão democrática e formação de professores, entre outros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11
2020-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68249
url http://hdl.handle.net/1822/68249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pavan, R. & Lima, L. C. (2020). A centralidade de Paulo Freire para uma Educação pública, democrática e participativa entrevista com Licínio C. Lima. Educar em Revista, n.º 36 DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.67483
0104-4060
1984-0411
10.1590/0104-4060.67483
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602020000100502&tlng=pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (UFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (UFPR)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132888545886208